Quem é a garota que estampa a capa da agenda 2020 do Grendacc?
Connect with us

Jundiaí

Quem é a garota que estampa a capa da agenda 2020 do Grendacc?

Maria Gabriela, de 9 anos, venceu um linfoma de Hodgkin em 2018 e hoje sonha em ser médica do Grupo em Defesa da Criança com Câncer

Published

on

Maria Gabriela segura agenda 2020 do Grendacc
Maria Gabriela enfrentou um linfoma de Hodgkin aos 7 anos de idade. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

O rosto bonito e risonho que ilustra a capa da agenda 2020 do Grupo em Defesa da Criança com Câncer, o Grendacc, é de Maria Gabriela Bezerra e Silva, de 9 anos. Na fotografia tirada em 2018, Gabi, como é chamada pelos amigos, estava sem as madeixas, resultado do tratamento contra um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que acomete o sistema linfático. 

Na foto registrada há dois anos, Gabi está vestida de médica, com jaleco e estetoscópio. Hoje, já recuperada da doença, ela sabe que o uniforme pode não ter sido escolhido por acaso. “Tenho três opções do que quero fazer quando crescer: professora de balé, professora ou médica do Grendacc”, confessa a menina que dança desde os 3 anos.

Inteligente, falante e companheira, Maria Gabriela é apaixonada por fazer amigos e por chocolate – afinal, quem não é? Na sala de aula, conversa com todos, ninguém fica de fora.

E com tantas qualidades, a mãe, Sue Ellen Bezerra e Silva faz questão de ressaltar uma: “ela é extremamente forte”.

No dia do diagnóstico, enquanto a mãe recebia a notícia com lágrimas, a filha ia até a pia ao lado da mesa do médico, puxava um papel toalha do suporte, o dobrava com cuidado e enxugava o choro daquela que, por um minuto, perdeu as esperanças. “Depois disso, ela virou para o médico e perguntou: ‘eu tenho câncer?’ com uma naturalidade e força que nunca vi”, relembra Sue Ellen.

A notícia

Câncer. A doença, embora quando descoberta precocemente tenha chances consideráveis de cura, assusta. A palavra cai feito um peso no estômago. Na família de Maria Gabriela, não foi diferente.

“Eu estava prendendo o cabelo dela, quando um caroço na nuca pulou para fora”, detalha Sue Ellen. “Na época não tínhamos convênio, então fui até o Pronto Atendimento, que nos encaminhou para a Unidade Básica de Saúde. No fim, decidi marcar uma consulta particular para agilizar o atendimento e com um pediatra que já tinha referência”, explica.

Consultas, baterias de exame particulares e até aquele momento nada indicava que o tumor fosse maligno.

“Foi então que o médico da Maria Gabriela nos pediu para vir ao Grendacc, para tentar a fazer a biópsia por aqui, gratuitamente. Quando eu cheguei, entreguei uma carta e alguns minutos depois fui recebida por um outro médico. Ele chegou perto de mim e até hoje lembro das palavras que me disse: ‘não se preocupe, agora ela é nossa paciente”, se emociona a mãe.

Da percepção da existência do caroço na nuca até o diagnóstico, três meses se passaram. Quando a notícia veio, não houve outro pensamento se não o de “acabou. Foi o que eu pensei”, confessa Sue Ellen.

Sue Ellen, com cabelo bem curtinho, e Maria Gabriela com a cabeça raspada

Sue Ellen e Maria Gabriela rasparam o cabelo juntas durante o tratamento. (Foto: Arquivo pessoal)

Mas era só o começo

Em 30 dias, 30 sessões de quimioterapia. Todos os dias a família, que mora no bairro da Roseira, levava Gabi ao Grendacc.

Para enfrentar o período de tratamento, encarar os dias com leveza foi a receita que deu certo. Quando os longos cabelos de Gabi começaram a cair e ela se desesperou, Sue Ellen raspou o cabelo junto com a filha. E, assim, com a família unida, os dias passaram mais rápidos.

“Foi Deus. Eu nunca perguntei o por quê? Eu tentava entender para quê”, afirma Sue Ellen. Para Maria Gabriela, se ela já era forte, hoje, a força é duas vezes maior.

“Quando eu me despedi dos meus amigos na escola, eu achei que não ia conseguir, achei que não iria mais voltar. Mas eu voltei”, fala a pequena, emocionada.

E se fica uma lição? Nem sempre. Mas para Sue Ellen, estar ao lado de outras mães e pais que encararam a doença com seus filhos, sempre há o que aprender.

“Que a gente consiga aproveitar mais os momentos, ressignificar as dores e que sejamos mais humanos”, finaliza.

Agenda 2020

Para que histórias como a de Maria Gabriela continuem sendo escritas, o Grendacc promove campanhas de arrecadação e venda de produtos em seu Bazar Permanente – como a agenda 2020.

Para aqueles que desejam garantir um exemplar, há ainda 500 unidades disponíveis, cada uma no valor de R$ 35. Para adquirir, basta visitar o Bazar Permanente (Olívio Boa, 99, Parque da Represa – Jundiaí, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30) ou entrar em contato com o telemarketing pelo número (11) 4815-8440, opção 4; dessa forma, o produto é entregue no endereço informado pelo solicitante.

Sue Ellen e os filhos Miguel, de 7 anos, e Maria Gabriela, de 9, visitam o Grendacc depois do tratamento.

Sue Ellen e os filhos Miguel, de 7 anos, e Maria Gabriela, de 9, visitam o Grendacc depois do tratamento. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content