De acordo com uma pesquisa do Ibope, o mercado de influenciadores digitais está em crescimento no Brasil desde 2016, e que 52% dos internautas brasileiros seguem pelo menos um influenciador digital. Os principais motivos são: conteúdo com informação relevante, ideias ou pensamentos semelhantes aos do usuário, interação com os seguidores, compartilhar ideias sem impor opiniões, ser engraçado, variedade de assuntos, ser uma pessoa séria, temas cotidianos, além de sorteios e entregas de brindes.
Para quem deseja se tornar um influenciador digital, o docente Paulo Vitor da área de comunicação, marketing e eventos do Senac Jundiaí alerta que essa é uma profissão como todas as outras, exige comprometimento, estudos e dedicação. “É preciso tomar cuidado ao olhar os grandes influenciadores que estão no mercado e achar que é uma profissão glamourosa; produzir conteúdo requer domínio do assunto, personalidade, criatividade e frequência”, ensina.
O influenciador Gabriel Souza que tem canal no YouTube com 24 mil seguidores, conta como foi sua trajetória para conseguir transformar o hobbie em profissão: “comecei produzindo conteúdo sobre beleza, moda, comportamento e lifestyle (estilo de vida) voltado para o público masculino. Uma marca me viu e fez o convite para participar da campanha e me deu boa visibilidade. Nesse tempo me inseri em outras redes sociais e passei a produzir materiais específicos para cada uma delas. Recentemente um vídeo sobre uma receita de máscara facial que postei no TikTok viralizou, alcançando a marca de 400 mil visualizações”.
Para Gabriel, ser um comunicador e, consequentemente, um influenciador sempre foi genuíno, porém, para melhorar a gestão do seu negócio ele fez o curso Analista de Marketing em Mídias Sociais no Senac Jundiaí. “Senti a necessidade de aprimorar meus conhecimentos, conhecer melhor as métricas de cada plataforma e com isso me tornei mais profissional em algo que já era natural. A formação foi essencial para que eu desse a devida importância aos gráficos e tivesse melhores resultados como influenciador”.
O docente Paulo Vitor reforça a importância de conhecer as redes sociais e a sua identificação com cada uma delas. “Recentemente, o ClubHouse surgiu no mercado e quando algo é novidade se torna uma oportunidade para quem logo consegue se destacar no segmento. Outro ponto importante é a identificação; por exemplo, quem ama imagens, talvez não se empolgue tanto com o formato auditivo em um primeiro momento e tenha que experimentá-lo para descobrir se gosta ou não”, explica Paulo.
Como eu faço?
Embora não exista uma “receita de bolo” para se destacar como influenciador, ele aponta que existem alguns itens que podem ser definidos como importantes:
1) Personalidade e criatividade: pode existir milhares de influenciadores falando sobre um determinado assunto, então é a forma com que você se comunica que irá prender a atenção das pessoas. Assim como ter personalidade, é necessário inovar na forma das postagens, no conteúdo e na apresentação;
2) Identificação com o tema: além de gostar de determinado assunto é importante estudar e estar sempre atualizado sobre o segmento que aborda, transmitir conteúdo relevante, ensinar aquilo que sabe e engajar seu público-alvo.
3) Identifique o público-alvo: com quem você quer conversar? Jovens, adultos, homens, mulheres. É preciso saber quem serão seus interlocutores. Vale destacar que os microinfluenciadores são muito apreciados pelas marcas, pois mesmo não tendo números altos de seguidores o poder de convergência deles com aquele nicho é alto;
4) Frequência: é preciso abastecer com conteúdo periodicamente, veja o quanto consegue produzir semanalmente e avise seu público. Enquanto faz conteúdos mais elaborados, no caso do Instagram, invista nos stories.
5) Defina os canais: em quais plataformas você deseja postar seu conteúdo? É importante ver quais redes têm mais a ver com sua personalidade, público-alvo e conteúdo abordado. E não adianta produzir o mesmo conteúdo e distribuir e todas as redes sociais da mesma maneira. Cada plataforma tem suas peculiaridades e seu público-alvo;
6) Seja um profissional multitarefas: para quem está começando é preciso saber um pouco de tudo. Fotografar, filmar, editar, roteirizar, planejar os conteúdos e organizar as datas das postagens.
Paulo Vitor finaliza dizendo que é importante persistir. “Há influenciadores que ‘bombaram’ inexplicavelmente, mas a maioria está no mercado há anos e o sucesso não veio do dia para noite, por isso é tão importante se atualizar”, ensina.
Ficou interessado em ingressar ou se especializar nesse segmento? O Senac Jundiaí está com inscrições abertas para: Youtuber – apresentação e produção, Formação Básica em Fotografia e Fotografia Comercial com Celular, Planejamento Estratégico de Conteúdo para Mídias Sociais e Analista de Marketing em Mídias Sociais. Saiba mais no portal da unidade Senac de Jundiaí.