Com o objetivo de integrar o poder público, a iniciativa privada, a comunidade e as organizações, a Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, encerra 2024 com parcerias importantes.
As parcerias abrangem áreas da saúde, educação, meio ambiente, empregabilidade, infâncias, internacionalização, entre outras. Ao todo, esses projetos já impactaram positivamente a vida de milhares de pessoas.
“A Rede Jundiaí de Cooperação foi essencial para muitos projetos desenvolvidos ao longo de nossa gestão. A revitalização do Hospital São Vicente, durante a pandemia da Covid-19, as parcerias com a Educação, entre tantas outras ações que garantiram serviço de qualidade, desenvolvimento e cuidado para as pessoas. Fechamos o ciclo da gestão agradecendo a todos aqueles que participaram das iniciativas em parceria com a cidade”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Até o final de dezembro deste ano, mais quatro entregas do projeto ‘Acolha Um Quarto, Conforte Vidas’ serão finalizadas, segundo o Hospital São Vicente (HSV). Com elas, serão 66 quartos totalmente revitalizados.
A finalização das obras do projeto será no Pronto-Socorro (PS) do hospital e a reforma será iniciada juntamente com a revitalização do PS para aproveitar a logística necessária porque se trata de um espaço com alto fluxo de pacientes. Desde o início já foram captados mais de R$ 8 milhões principalmente com a iniciativa privada.
O HSV realiza mensalmente 49.857 mil atendimentos, 1.517 internações, 650 cirurgias, 1.365 sessões de quimioterapia, 1.577 sessões de radioterapia e 154.460 exames de apoio ao diagnóstico.
A parceria foi feita entre Hospital Universitário, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Centro Universitário Anchieta, Unidade de Saúde e Amarati.
Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência também é beneficiado pela Rede Jundiaí de Cooperação
A segunda fase do projeto de doação de cadeiras de rodas contempla a entrega de mais 200 equipamentos novos (ao todo 500 pessoas assistidas), promovendo mais autonomia às pessoas beneficiadas, contou com a iniciativa da Rede a partir de parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos ajudando a reduzir a fila de pacientes do NAPD (Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência).
Ainda na área da saúde, outro projeto com articulação de parceiros pela Rede Jundiaí de Cooperação é o ‘Mobizika’, garantindo carros elétricos de brinquedo adaptados, para crianças de 1 a 6 anos com deficiências motoras graves, o que promove mais qualidade de vida e melhora na mobilidade deles.
Rede Jundiaí de Cooperação na educação
Um dos exemplos de parceria duradoura e de impacto positivo na comunidade é o Projeto ‘Renovação’, com propostas e atividades voltadas ao meio ambiente. Escolas municipais foram beneficiadas graças a uma parceria com a FEMSA Brasil, resultando na construção de seis jardins de chuva, plantios de árvores dentro e no entorno das instituições, além de ações permanentes de economia de água e reciclagem de resíduos sólidos – sempre com a participação dos alunos. Desde o início, mais de 9,5 mil pessoas já foram beneficiadas pela Renovação.
Rede Jundiaí de Cooperação na cultura
Apostar em projetos, a partir de Leis de Incentivo, em que principalmente o empresário faz a destinação do Imposto de Renda (IR), também fez parte da atuação da Rede, fomentando o esporte e a Cultura na cidade, como por exemplo patrocínio para a tradicional Festa da Uva, que, em 2024, reuniu 242 mil visitantes de 495 cidades, 26 estados e 24 países.
Rede Jundiaí de Cooperação
A Rede de Cooperação tem atuação estratégica até em momentos de calamidade pública, como aconteceu na pandemia da Covid-19 e, recentemente, em decorrência das enchentes que devastaram cidades do Rio Grande do Sul. A Rede mobilizou parceiros e conseguiu doações de alimentos, roupas, produtos de limpeza e até transporte (rodoviário e aéreo) de carga, garantindo a entrega de cerca de 500 toneladas de doações para as vítimas gaúchas.
“A participação da sociedade civil na solução dos desafios é fundamental. A Rede Jundiaí de Cooperação proporcionou a aproximação do público com o privado e o desenvolvimento de parcerias que foram essenciais para o desenvolvimento do município. O grande exemplo foi o projeto Acolha um Quarto, Conforte Vidas, para a reforma do Hospital São Vicente, que melhorou a infraestrutura do prédio para acolher com conforto pacientes, acompanhantes e os colaboradores, sempre pensando no melhor para a população”, reforça o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
No âmbito da Internacionalização, ao longo do primeiro ano da Unidade Temática das Infâncias na Rede Mercocidades, Jundiaí coordenou reuniões sobre temas como governança e dados, inclusão e deficiências, e prevenção da violência, sempre com enfoque nas crianças.
O grupo contou com a adesão de mais de 30 cidades de 7 países da América do Sul, além da articulação de parcerias com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a organização Restless Development.
Ainda sobre a Mercocidades, servidores de Jundiaí participaram de capacitações em projetos internacionais e Agenda 2030, resiliência climática e gênero. O trabalho fortalece ações para a infância já que Jundiaí é a sede da Rede Brasileira das Cidades das Crianças.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2
A área da empregabilidade também merece destaque, com parcerias com a Rede S, como Senac, Sebrae e Senai, com projetos desde qualificação profissional até aproximação de empresas com pessoas em busca de emprego, além de eventos importantes, como a Feira das Profissões e Tecnologia.
“O poder público sozinho não conseguiria desenvolver tantos projetos e garantir entregas, pois há limite de recursos. A busca por parcerias, reunindo todos os setores, garante sustentabilidade e governança em benefício do município”, avalia a diretora de Parcerias Estratégicas e responsável pela Rede Jundiaí de Cooperação, Daniele Ruiz.
Clique aqui para saber mais sobre as ações e balanços!
Janeiro Branco na APAE Jundiaí tem como foco a saúde mental dos familiares e cuidadores (Foto: Divulgação)
Neste Janeiro Branco, a APAE Jundiaí destaca a importância de refletir sobre o bem-estar emocional das pessoas que cuidam e apoiam o desenvolvimento de indivíduos com deficiência intelectual e múltipla. Reconhecendo os desafios diários enfrentados por esses cuidadores, a instituição promove ações de acolhimento e orientação para fortalecer a saúde mental das famílias atípicas. “Quando a pessoa que cuida negligencia…
Na Fábrica das Infâncias Japy, os visitantes podem aproveitar de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) anunciou os horários de funcionamento dos espaços culturais de Jundiaí, em São Paulo, para os próximos meses. A alteração atende às demandas do público e busca ampliar o acesso às atividades oferecidas nos espaços. Veja as informações completas: Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot Localizada no Complexo Argos (Avenida Dr. Cavalcanti, 396), a biblioteca…
Espaço Jundiaí Empreendedora (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
O Espaço Jundiaí Empreendedora se consolida como um importante centro de apoio para trabalhadores, empreendedores e empresas da região. Localizado no Maxi Shopping Jundiaí, o espaço oferece uma variedade de serviços gratuitos que vão além da simples oferta de vagas de emprego. Entre as principais funcionalidades, destacam-se cursos de empreendedorismo, salas para treinamentos e processos seletivos, além do primeiro coworking…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade