Connect with us

Jundiaí

Detentos do semiaberto iniciam trabalhos de limpeza na cidade

Primeiro grupo iniciou os trabalhos esta semana pelo Distrito Industrial

Published

on

Atualizado há

Como resultado do convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), reeducandos do regime semiaberto iniciaram esta semana os trabalhos de conservação e limpeza da cidade.

O primeiro bairro onde os detentos atuam é o Distrito Industrial, uma das regiões de maior demanda no Município, segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

De acordo com a UGISP, o grupo já limpou cerca de 2 mil metros quadrados de áreas verdes desde o início do trabalho. Ao todo, a região conta com cerca de 30 mil metros quadrados de áreas que serão limpas pelos reeducandos.

Quando o trabalho no Distrito Industrial for concluído, o grupo passará a atuar no bairro Rio Acima. Um agente penitenciário faz a fiscalização dos trabalhos.

Conforme o convênio, 70 presos da Penitenciária de Franco da Rocha, que estão no regime semiaberto (presos de baixa periculosidade), vão trabalhar na iniciativa. Trata-se de um complemento às ações de zeladoria realizadas nas ruas pelas equipes da Prefeitura. “

É importante também considerar o caráter social da iniciativa, já que o Estado tem essa mão de obra disponível com a oportunidade de aprender uma qualificação e não retornar ao sistema prisional”, destaca o prefeito.

A duração do convênio é de até quatro meses, renovável por igual período até o limite de 60 meses. Os participantes são selecionados pela FUNAP entre os reeducandos da Penitenciária de Franco da Rocha I. Eles devem ser moradores da Região de Jundiaí e estar em regime semiaberto.

A jornada de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com uma hora de intervalo para almoço. A UGISP paga diretamente à FUNAP o valor de R$ 998 por mês por cada reeducando participante do convênio, além de vale-alimentação e vale-transporte.

O repasse do valor para o reeducando é de responsabilidade da FUNAP, assim como os aspectos relativos à segurança e fiscalização do serviço.

Jundiaí

Quer trabalhar nos bastidores do cinema? Curso gratuito em Jundiaí revela os segredos da produção

De 24 a 26 de junho, das 19h às 22h, na Sala Josette Feres, com simulações práticas e certificado ao final da formação. Saiba mais!

Published

on

Profissionais, estudantes e iniciantes do setor audiovisual terão uma oportunidade especial em Jundiaí. A Sala Josette Feres recebe, nos dias 24, 25 e 26 de junho, a formação gratuita 'A Arte de Produzir – Dominando a direção de produção, locação e elenco no Cinema', com mediação da produtora Alessandra Haro. Com encontros presenciais das 19h às 22h, a capacitação soma…

Continue Reading

Jundiaí

Fiação em ordem: 1.930 postes já revisados e nova etapa chega à Vila Hortolândia e Anhangabaú

Medida reforça fiscalização, elimina fios abandonados e prioriza organização visual em diversos bairros da cidade.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí deu início nesta quarta-feira (11) à terceira fase do reordenamento de cabos de telefonia, projeto que busca melhorar a segurança, a estética urbana e a organização da fiação aérea em diversos bairros da cidade. A ação é conduzida pelo Departamento de Iluminação Pública, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), em parceria com…

Continue Reading
Pular para o conteúdo