Represa de Jundiaí opera com 73% de sua capacidade total
Connect with us

Jundiaí

Represa de Jundiaí opera com 73% de sua capacidade total; DAE reforça consumo consciente

Outro projeto da DAE é a ampliação da represa de Acumulação, que atualmente tem capacidade para armazenar até 9,3 bilhões de litros de água.

Published

on

Atualizado há

Represa de Jundiaí, responsável pelo abastecimento do município
Foto: DAE Jundiaí

A DAE informou que a represa de Jundiaí, responsável pelo abastecimento do município, está com 73% de sua capacidade total, o que corresponde a 6,7 bilhões de litros de água. A fim de garantir que o nível da represa se mantenha dentro das condições operacionais necessárias, além do uso do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento da cidade, a DAE também utiliza a reversão do rio Atibaia.

A água captada é armazenada inicialmente na represa de Acumulação, localizada próxima ao Parque da Cidade e ao Mundo das Crianças. Em seguida, ela é direcionada para a represa de Captação, situada na rodovia Vereador Geraldo Dias. De lá, através da Estação Elevatória do Jundiaí Mirim (Recalque), a água é transportada até a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), onde passa pelo processo de tratamento para ser distribuída à população.

Outro projeto da DAE é a ampliação da represa de Acumulação, que atualmente tem capacidade para armazenar até 9,3 bilhões de litros de água
Foto: DAE Jundiaí

Ao longo de todo o ano, a DAE reforça a necessidade de um uso consciente da água. Pequenas ações diárias podem fazer a diferença, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, acumular roupas para lavar de uma vez, e deixar a louça de molho antes de lavá-la. Outro ponto fundamental é a atenção aos vazamentos. Para monitorar possíveis problemas, a DAE sugere que os moradores realizem testes noturnos periodicamente, acompanhando a leitura no hidrômetro.

Segurança e novos projetos de abastecimento da DAE

A DAE Jundiaí realiza diversas análises em corpos hídricos da cidade com o objetivo de garantir a segurança hídrica e expandir as fontes de abastecimento. Entre as iniciativas em andamento está o novo sistema de abastecimento do Vetor Oeste. Atualmente, a empresa está conduzindo o estudo de modelagem econômico-financeira, além do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Esse novo sistema de abastecimento incluirá três novas represas – Rio das Pedras, Ribeirão Ermida e Ribeirão Cachoeira – e uma Estação de Tratamento de Água com capacidade para produzir 370 litros por segundo. A expectativa é de que o sistema esteja em operação até o ano de 2027.

Expansão de armazenamento da represa de Jundiaí

Outro projeto importante da DAE é a ampliação da represa de Jundiaí, que atualmente tem capacidade para armazenar até 9,3 bilhões de litros de água. O planejamento estratégico para a execução desse projeto já está em andamento, e a previsão é que a capacidade seja aumentada em 25%, o que permitirá maior segurança no abastecimento da cidade.

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí apresenta atrações infantis gratuitas com os Bolofofos

Entre os dias 19 de setembro e 13 de outubro, as atividades serão voltadas para crianças de 3 a 12 anos e acontecerão das 14h às 20h, no Maxi Shopping.

Published

on

Bolofofos no Maxi Shopping
Foto: Reprodução/ Internet

Entre os dias 19 de setembro e 13 de outubro, o Maxi Shopping Jundiaí será palco de um evento especial voltado para o público infantil. O evento gratuito Bolofofos promete muitas atrações e diversão para as crianças. Durante esse período, a Praça das Bandeiras será transformada em um ambiente interativo, decorado com os queridos personagens que fazem sucesso entre os…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza evento para profissionais de oncologia em Jundiaí

São 50 vagas para aulas de yoga e meditação, o que reduz o estresse e melhora a concentração dos profissionais

Published

on

Colaboradores da área de saúde praticam yoga no Hospital São Vicente em conjunto.
Evento exclusivo promove ações de autocuidado para Profissionais de Oncologia de Jundiaí (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV) , em parceria com o Instituto ZENcancer, realiza nesta sexta-feira (20), um evento especial voltado aos profissionais da saúde da área de oncologia de Jundiaí. A iniciativa faz parte do programa de bem-estar nos hospitais que visa oferecer um espaço de relaxamento e autocuidado para aqueles que estão na linha de frente do cuidado com…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: ônibus do transporte coletivo derruba poste no Jardim Santa Gertrudes

Em nota, a prefeitura de Jundiaí informou que há suspeitas de que outro veículo tenha derramado óleo diesel na via, o que teria feito o ônibus derrapar.

Published

on

Ônibus derrubando poste em Jundiaí
Foto: Reprodução/ G1

Na manhã desta segunda-feira (16), um acidente envolvendo um ônibus do transporte coletivo foi registrado no bairro Santa Gertrudes, em Jundiaí. O veículo derrapou em uma curva e colidiu com um poste, o que resultou em danos materiais. Felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida. O momento foi capturado por uma câmera de segurança instalada nas proximidades. As imagens mostram o momento…

Continue Reading

Jundiaí

SAMU Jundiaí: aumento de 24% em trotes ameaça eficiência do serviço

Trotes ao serviço crescem e colocam em risco a vida de quem realmente precisa de atendimento médico urgente

Published

on

Samu Jundiaí estacionado em via da cidade. Céu azul e vegetação ao fundo com traços urbanos.
Serviço de Urgência sofre com chamadas falsas (Foto: Divulgação/ HSV)

Trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Jundiaí) não são apenas brincadeiras inofensivas, eles colocam vidas em risco. No último mês, o número de chamadas falsas aumentou, prejudicando diretamente o atendimento de quem realmente precisa de socorro médico.  Para uma equipe que depende de cada segundo para salvar vidas, a gravidade desses trotes é alarmante. O tempo, a…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente de Jundiaí atinge nível máximo em certificação de qualidade

Insituição se torna referência nacional em saúde após conquista do selo Diamante

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, junto com a UTI Móvel e jardins.

Na última semana, o Centro de Trauma do Hospital São Vicente (HSV) conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).  Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de…

Continue Reading
Advertisement