Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Sebrae-SP abriu inscrições para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) com foco no segmento agro, visando promover a competitividade das micro e pequenas empresas. O projeto ALI Rural tem como objetivo atender produtores rurais que possuem DAP ou CNPJ rural ativo e estão em busca de desenvolvimento de novos produtos, soluções, serviços ou modelo de negócios para melhorar os processos produtivos e acessar novos mercados, com a implementação de inovações nos negócios e aumento de faturamento.

São 15 vagas disponíveis para a região de Jundiaí, incluindo os municípios de Bragança Paulista, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 30 de abril. O projeto tem duração de até 8 meses, com início das atividades já neste mês de abril.

O projeto ALI Rural está focado no aumento de faturamento e inovação para auxiliar as propriedades rurais que encontram dificuldades em ampliar suas participações no mercado. A metodologia consiste em um diagnóstico inicial realizado por agentes especialistas em agronegócios para trabalhar cinco vertentes fundamentais: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas. Durante o período de oito meses, serão realizados encontros individuais na propriedade rural e coletivos por agentes locais de inovação, supervisionados por especialistas do Sebrae, para que sejam mensurados os resultados dentro das metas estipuladas para o crescimento do negócio.

“A força e dimensão do agro são incontestáveis. O ALI Rural vem para atender os pequenos negócios do campo que tanto anseiam por inovação. A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções que vão auxiliar os produtores rurais no dia a dia da gestão. Nosso objetivo é fazer com que as propriedades rurais possam melhorar as vendas, reduzir custos, acessar novos mercados e otimizar a produção”, destaca a analista de negócios do Sebrae-SP, Beatriz Grotto.