Connect with us

Jundiaí

Segunda turma do curso de Horta Urbana completa capacitação em Jundiaí

O programa visa oferecer áreas públicas sem uso para o cultivo de hortaliças, ervas aromáticas, plantas medicinais, aromáticas e frutíferas

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A capacitação da formação de Hortas Urbanas em Jundiaí foi encerrarada no último sábado (06), na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), com mais de 20 selecionados para cultivar espaços públicos. Os ‘alunos-agricultores urbanos’ seguem para as próximas etapas do programa que contempla a formalização do uso da área e o preparo do terreno para o cultivo.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbanos e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, o programa agrega qualidade de vida, oportunidade econômica e uso de vazios urbanos da cidade. “Conseguimos unir inúmeros pontos positivos com esse programa, que oportuniza a geração de renda, potencializando a economia criativa com a produção e comércio de verduras e legumes de qualidade com o acréscimo de melhorar a qualidade urbanística e ambiental do bairro”, comenta.

Ao todo, 22 pessoas completaram a capacitação, que contou com atividades práticas e teóricas sobre o cultivo de hortaliças e leguminosas, o trato com a terra, adubação, irrigação e o manejo de pragas. De acordo om o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGGAT), Eduardo Alvarez, a parceria entre as unidades da Prefeitura de Jundiaí e órgãos externos garante o sucesso da empreitada. “A capacitação garante conhecimento para que esses selecionados cultivem os espaços e possam produzir com qualidade. A equipe técnica acompanhará o desenvolvimento das ações nos bairros da cidade”, explicou.

De acordo com a diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sylvia Angelini, o próximo passo para o grupo será a definição das áreas de cultivo junto com os alunos formados. “A definição das áreas que poderão ser utilizadas leva em consideração aspectos como topografia e insolação dos terrenos. A partir de agora, o trâmite contará com o processo de cessão de uso do solo, construção do cercamento e demais fases para a implantação da horta”, detalhou. Ainda de acordo com a diretora, “o trabalho em parceria com colegas de outras unidades tem gerado um ótimo resultado. Importante destacar neste curso as aulas do José Cova (Unidam), sobre técnicas de plantio, e do Lourival Fagundes (Ugaat), sobre agrofloresta”, completou.

Jundiaí

Cinco escolas estaduais de Jundiaí podem adotar modelo cívico-militar; entenda o processo

O modelo Cívico-Militar contribui com a qualidade do ensino na educação básica, além de propiciar aos alunos um lugar mais seguro.

Published

on

A Diretoria de Ensino de Jundiaí anunciou que cinco unidades da rede estadual manifestaram interesse em aderir ao programa escola cívico-militar no município. As escolas interessadas são: EE Conde do Parnaíba, EE Paulo Mendes Silva, EE Dr. Rafael Mauro, EE Professora Deolinda Copelli de Souza e EE Professor João Batista Curado. As unidades de ensino da Secretaria da Educação do…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí comemora o Dia Mundial da Água com plantio de árvores no Mundo das Crianças

Em parceria com a Ambev, a ação será realizada neste sábado (22).

Published

on

Neste sábado (22), a DAE Jundiaí promoverá uma ação especial para comemorar o Dia Mundial da Água e reforçar a importância da preservação ambiental. A iniciativa consiste no plantio de 200 mudas de árvores nativas na área do Mundo das Crianças, em parceria com a Ambev. A ação tem como objetivo destacar o compromisso das empresas com a sustentabilidade e…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo