
A partir deste final de semana, forças integradas de segurança estarão reunidas para uma ação de fiscalização na Serra do Japi, em Jundiaí. A operação tem o propósito de coibir danos ambientais à área de proteção da Serra e também acontecerá nos próximos finais de semana.
Participarão da ação a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito, a Divisão Florestal da Guarda Municipal, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e a Fundação Serra do Japi.
No verão, a região da Serra do Japi, no bairro da Santa Clara, chega a receber até 300 pessoas em um único sábado. “Não queremos com esta ação proibir ou controlar a circulação das pessoas, mas criar práticas do uso sustentável da Serra do Japi, de acordo com a legislação ambiental”, lembra o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.”Existe um regramento quanto à ocupação e uso da área. Mas as pessoas desconhecem a legislação, assim como se trata de uma área de proteção ambiental”.
A ação deve fiscalizar e punir visitantes que forem flagrados descartando lixo na Serra do Japi, principalmente na Cachoeira de Morangaba. Além disso, deve impedir barulho exacerbado, invasão de propriedade particular e desmatamento da vegetação. A operação também contará com fiscalização por bafômetro e estacionamento em lugares proibidos. A população pode fazer denúncias pelo telefone 153, da Guarda Municipal.
[tdj-leia-tambem]