‘Taça das Favelas 2025’ começa em Jundiaí com jogos, inclusão e arrecadação solidária
Maior torneio de futebol entre favelas do mundo reúne atletas e comunidades de Jundiaí com apoio da Prefeitura e ações sociais como ingresso solidário.
A manhã do último sábado (31) foi marcada por emoção e celebração no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Francisco Dal Santo, na Vila Rami. O espaço foi palco da abertura oficial da Taça das Favelas 2025, que em sua terceira edição em Jundiaí reúne seleções formadas por jovens das comunidades da cidade.
Realizada pela Central Única das Favelas (CUFA) com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, a competição é considerada o maior torneio de futebol entre seleções de favelas do mundo. Além da cessão do espaço para os jogos, o município também garante o transporte das equipes, facilitando o acesso dos atletas à competição.
“A favela vira protagonista”, diz presidente da CUFA
Durante a solenidade de abertura, o presidente da CUFA, Eduardo Festa, destacou o impacto do torneio nas periferias.
“A Taça das Favelas é um evento que dá visibilidade à favela e coloca o morador como protagonista. Normalmente, quem é da favela é invisibilizado. Aqui, durante dois meses, os holofotes estão voltados para dentro das comunidades. Todo mundo se mobiliza — seja para conseguir uniforme, lanche ou transporte. É um movimento coletivo muito importante”, afirmou.
Segundo Festa, o campeonato vai além do futebol.
“Temos relatos de jovens que, por conta da Taça, passaram a ter um comportamento melhor em casa e na escola. Isso porque as lideranças comunitárias acompanham boletins escolares e orientam os participantes ao longo do ano. Muitos atletas também acabam sendo convidados para testes em equipes profissionais, ampliando suas oportunidades.”
Prefeitura reforça apoio ao esporte e à inclusão social
Presente no evento, o prefeito Gustavo Martinelli enfatizou o papel transformador do esporte e relembrou seu envolvimento com o CECE no início da carreira.
“A Taça das Favelas é o maior torneio do mundo nesta categoria. Tenho certeza de que Jundiaí terá excelentes representantes na etapa estadual. Para mim, que fui administrador deste complexo esportivo aos 18 anos, é uma alegria enorme voltar como prefeito. O esporte transforma vidas e estamos investindo na revitalização dos nossos espaços esportivos”, declarou.
Ao lado de Eduardo Festa, o prefeito deu o chute inicial que marcou simbolicamente o começo da competição.
Bola rolou para Nambi x Tamoio
O primeiro confronto da Taça das Favelas 2025 colocou frente a frente as seleções masculinas de Nambi e Tamoio, logo após a abertura. A programação segue durante o fim de semana, com jogos das categorias masculina e feminina, movimentando jovens de diversas comunidades de Jundiaí.
Ingresso solidário reforça ação social
Representando o Fundo Social de Solidariedade (Funss), a primeira-dama Ellen Camila Martinelli participou da cerimônia e destacou a campanha de arrecadação de alimentos por meio do ingresso solidário. Os donativos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, ampliando o alcance social do torneio.
Também prestigiaram a abertura os vereadores Edicarlos Vieira (presidente da Câmara), João Victor, Dika Xique Xique, Faouz Taha, Daniel Lemos e Rodrigo Albino, demonstrando o apoio do Legislativo à iniciativa.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
A saúde de Jundiaí recebeu um importante reforço. O Hospital São Vicente de Paulo, referência regional em atendimentos de média e alta complexidade, receberá uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões, destinada ao orçamento de 2025. A deputada federal Maria Rosas viabilizou o recurso, com articulação do vereador Dr. Kachan, conhecido como “Coisa Linda”. Assim, a emenda será utilizada para…
Apesar das temperaturas mais amenas, o risco de aparecimento de escorpiões ainda preocupa. Por isso, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, reforça a importância de ações preventivas simples para manter esses aracnídeos afastados das residências. Segundo o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o acúmulo de lixo…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade