Teleinterconsulta de Jundiaí é exemplo para trabalho de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês
Conecte-se conosco

Jundiaí

Teleinterconsulta de Jundiaí é exemplo para trabalho de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês

Com menos de um ano, o sistema se destaca pelos resultados conquistados e avanço no atendimento à população, reduzindo o tempo de espera para atendimento com especialistas.

Publicado

em

Atualizado há

Em reunião remota, gestor da UGPS Tiago Texera detalhou o programa de atendimento para a equipe PROADI-SUS no Hospital Sírio-Libanês (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O modelo de atendimento teleinterconsulta, implantado em Jundiaí em julho de 2021 e que será premiado no Prêmio InovaCidade do Smart City Business Congress, nesta terça-feira (24) em evento em são Paulo, é exemplo para o desenvolvimento de um projeto que busca ofertar pontos de atenção secundária ambulatorial digitais para regiões do nordeste, por meio de teleinterconsultas, envolvendo médicos vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucionais do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, o Hospital Sírio-Libanês.

Com menos de um ano, o sistema se destaca pelos resultados conquistados e avanço no atendimento à população, reduzindo o tempo de espera para atendimento com especialistas e ofertando o cuidado na própria Unidade Básica de Saúde (UBS).

A troca de informações foi feita em reunião remota, com a participação de representantes do PROADI-SUS no Hospital Sírio-Libanês, a enfermeira Lyvia Mota e a UX Designer Ana Moura com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera e apoiador institucional da Atenção Básica, Filipe André Risso Firmino.

“Conseguimos desenvolver um modelo de atendimento assistencial em Atenção Básica promovendo a resolutividade, sem que o paciente precise se deslocar do seu bairro. Com seis meses de aplicação conseguimos reduzir em até 50% a fila de espera por consulta de algumas especialidades. O formato é vantajoso para o paciente, que tem o seu atendimento realizado perto de casa, para o médico da UBS que acompanha o paciente ao longo do tratamento e para a município, reduzindo as filas e promovendo o cuidado longitudinal ao paciente”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Adequações para teleinterconsultas

Para a eficiência do sistema foi necessário adequar protocolos internos, como ampliar o escopo de exames liberados para solicitação na Atenção Primária, além de incluir o telediagnóstico para o eletrocardiograma, realizado também na própria UBS e laudado por cardiologista em menos de 15 minutos, de maneira remota.

O contato com iniciativas já desenvolvidas pelo mercado é um momento importante na construção das jornadas às quais os usuários serão submetidos, sobretudo no contexto de soluções digitais para apoio à assistência, permitindo, através de pesquisa secundárias, isto é, de coleta de evidências e dados disponíveis, compreender os melhores formatos de se desenvolver uma tecnologia que atenda, de fato, às necessidades de pessoas.

Atendimento realizado nas UBSs conta com paciente, médico da Atenção Básica e especialista remoto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Projeto TeleNordeste

O projeto TeleNordeste, do PROADI-SUS, encontra-se em fase inicial e prevê viabilizar uma tecnologia organizativa da atenção ambulatorial especializada proposta pelo Prof. Eugênio Vilaça Mendes e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), denominada Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial, em formato digital. A iniciativa busca integrar Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), vinculando médicos de família e comunidade e generalistas a especialistas focais, superando os vazios assistenciais presentes no país e fortalecendo a coordenação do cuidado por meio da gestão da condição de saúde e do modelo de atenção às condições crônicas.

São selecionadas instituições localizadas em regiões com maior vazio assistencial e que desenvolvam a Planificação da Atenção à Saúde e/ou a Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde – Planifica SUS. “O TeleNordeste trará um viés digital importante a soluções para o acesso ao cuidado nas Redes de Atenção à Saúde em que atuar, permitindo conectividade de todas as pessoas envolvidas.

Jundiaí

MADA: Grupo de Jundiaí ajuda mulheres ‘que amam demais’

O Mulheres que Amam Demais ajuda mulheres em relacionamentos abusivos e querem aprender mais sobre o amor.

Publicado

em

Mulheres de mãos dadas
O grupo Mulheres que Amam Demais têm participação gratuita, reuniões anônimas e reforça que juntas somos mais fortes (Foto: Freepik)

Você tem problemas com o amor? Está em um relacionamento que te deixa sufocada e, por mais que tente, não consegue se livrar da pessoa por "amá-la demais"? Talvez você deva conhecer o MADA. A sigla significa "Mulheres que Amam Demais Anônimas", e pertence a um grupo de ajuda mútua que acolhe mulheres e existe em todo o Brasil. O…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa abre inscrições para curso gratuito de Marketing e Vendas em Jundiaí

O curso será ministrado na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, antigo Ceu das Artes.

Publicado

em

Pessoa estudando
O curso de Assistente de Marketing e Vendas faz parte do Programa Senac Gratuidade (Foto: Freepik)

Uma parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com o Fundo Social de Solidariedade e Senac, através do Programa Senac Gratuidade, abriu as inscrições para o curso gratuito de Assistente de Marketing e Vendas. A ação está dentro da proposta de dinamizar e intensificar as ações na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo Ceu das Artes). Com carga horária…

Continuar lendo

Jundiaí

Linhas de ônibus em Jundiaí têm alterações durante as férias escolares

As linhas de reforço que atendem faculdades e colégios da cidade serão suspensas durante período de férias.

Publicado

em

Ônibus de transporte público de Jundiaí
Veja como funcionarão as linhas de reforço durante o período de férias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As férias escolares chegaram e, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí fará alterações nas linhas de ônibus do transporte público. De acordo com a gestão, parte das linhas de reforço no atendimento às escolas e faculdades de Jundiaí será suspensa. "Essas alterações buscam adequar a oferta de viagens ao número de usuários do sistema", explicou…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro abraça as Nações Comunistas ricas pra tentar sobreviver.

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

O Presidente Jair Bolsonaro começou seu mandato de mãos dadas com alguns chefes de Estados autoritários e conservadores. Acreditou em uma suposta amizade com o Presidente norte americano Donald Trump, idolatrou o corrupto Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu, visitou ditadores no Oriente Médio e tentou alinhamento com países governado por líderes antidemocráticos como, Romênia, Turquia e Polônia. As aventuras…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí é eleita a melhor empresa pública para estagiar

Nesta semana aconteceu o encontro entre representantes do CIEE, os mais de 300 estagiários e seus supervisores.

Publicado

em

A Prefeitura de Jundiaí foi eleita pelo Centro de Integração Escola – Empresa (CIEE), como a melhor empresa pública para estagiar em 2021 (1º lugar na categoria Melhor Programa de Estágio da Área Pública no 13º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio). O prêmio, recebido neste ano, além de motivo de orgulho para a gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado,…

Continuar lendo