'Tiozinho e Tiozão': conheça os bastidores do programa da rádio Dumont FM
Connect with us

Jundiaí

‘Tiozinho e Tiozão’: conheça os bastidores do amado programa da rádio Dumont FM

Nesta entrevista, você vai saber como foi o início de tudo, como o programa se reinventa sempre e sua relevância para o sucesso da rádio Dumont FM. Confira.

Published

on

Atualizado há

Tiozinho e Tiozão da rádio Dumont
Foto: Reprodução/Facebook

Você já se perguntou como nasceu a magia que anima as manhãs na Rádio Dumont FM? Nesta reportagem especial do Dia Nacional do Rádio, vamos revelar os segredos por trás do sucesso do programa Tiozinho e Tiozão. Em uma conversa exclusiva com o gerente geral da Dumont, Tiago Tomasello, descobrimos como a dupla conquistou o coração dos ouvintes e se tornou um ícone da rádio jundiaiense há mais de 10 anos.

Nesta entrevista, você vai saber como foi o início de tudo, como o programa se reinventa sempre e sua relevância para o sucesso da rádio Dumont FM. Confira.

Nasce ‘Tiozinho e Tiozão’

A ideia do programa não existia. Segundo Tiago, o que aconteceu foi uma junção de dois projetos. Em meados de 2008, a rádio Dumont tinha um programa de notícias apresentado só pelo “Tiozão”, com um formato um pouco mais sério, mas ainda com uma linguagem jovem. Enquanto isso, Tiago trabalhava na rádio Band FM e teve a ideia de criar programa com formato mais jovem.

“Nesse período, a ideia era transformar a Band, que tem um formato mais popular, numa rádio mais jovem. Então a gente tinha ideia de colocar um programa no ar que ia chamar ‘Papo de Elevador’”, explica Tiago.

De acordo com ele, seriam duas pessoas conversando de forma bem informal sobre os assuntos do dia, não no formato dos locutores contando notícias, mas sim dos apresentadores conversarem sobre elas. “Esse projeto acabou não indo para frente na Band. Eles resolveram não mexer mais e esse projeto ficou na minha cabeça. Quando eu voltei para a Dumont, depois desses dois anos, eu ainda estava com essa ideia na cabeça”.

O programa de notícias da Dumont já se chamava “Se Liga”, e certo dia, ouvindo a programação, Tiago teve a ideia de acrescentar um locutor. A estação de rádio começou a fazer o programa aos poucos, em duas pessoas, e decidiram inventar pseudônimos para os apresentadores, criando assim os personagens Tiozinho e Tiozão.

“Os locutores já se chamavam de ‘tio’ fora do ar, é comum dentro da Dumont e tem um que é um pouco mais jovem do que o outro, então colocamos Tiozinho e Tiozão”, explica Tiago.

Como ‘Tiozinho e Tiozão’ mudou a Rádio Dumont FM

Ele reflete que o programa Tiozinho e Tiozão foi ao ar como teste, mas trouxe mudança significativa para a rádio Dumont. “Não era um programa de humor, era um programa de notícias, mas com uma pegada mais light, né. Teve um dia que um ouvinte mandou mensagem com uma piada e a gente contou. Aí a gente percebeu que dava para mudar um pouco mais o formato do programa.”

A partir destes testes os produtores e locutores moldaram a programação e formato até o que o programa é hoje. De acordo com Tiago, o programa Tiozinho e Tiozão passa por adaptações a cada ano ou dois, considerando, segundo ele, que o quê funciona hoje em dia, há dez anos não funcionava.

O gerente da rádio explica que, ainda que o formato do programa mude, a ideia é que as características dos apresentadores não alterem, mantendo as opiniões e personalidades opostas. “Normalmente quando um gosta de vermelho, o outro automaticamente gosta de azul. Quando um prefere para cima, o outro prefere ir para baixo. A ideia seria a gente pegar dois pontos bem opostos de linha de pensamento mesmo para que o ouvinte se sinta representado em algum momento por um, em outro momento por outro”, explica.

“Isso é uma coisa também que mudou bastante durante o tempo, porque assuntos que antigamente eram muito polêmicos a gente foi percebendo que era interessante não mexer. Então hoje em dia, por exemplo, a gente aboliu quase que 100% os assuntos políticos dentro do programa, porque é ‘chato’, independente de opinião. A gente percebeu que esse tipo de assunto não traz leveza, não traz nenhum tipo de alegria, que é a ideia do programa”.

Tiago compartilha que, além das redes sociais, a Dumont utiliza o próprio poder do rádio como estratégia para divulgar o programa. Ele destaca a vantagem de que o programa Tiozinho e Tiozão é transmitido no horário comumente de trânsito, na manhã – das 7h às 9h – e à noite – das 19h às 20h. “A gente tem um público que está em trânsito e acompanha, então acaba virando como se fosse uma novela. As pessoas acompanham todos os dias numa mesma faixa de horário e acabam até emendando um programa de um dia no outro, por exemplo.”

Você faz parte da história

Além de todo o estudo, planejamento e adaptações, o programa de rádio conta efetivamente com a participação dos seus ouvintes. Segundo Tiago, Tiozinho e Tiozão é produzido com base no seu público. “A gente até brinca que temos os melhores ouvintes, na verdade, porque eles participam e são tão ativos quanto os apresentadores.”

Nos seus primeiros cinco anos, o programa não tinha participação da audiência. Depois, os ouvintes podiam mandar mensagens, que eram lidas pelos locutores ao vivo. A técnica de criar uma pergunta diferente todos os dias e incluir as respostas das pessoas na programação foi o ponto principal para essa colaboração. Hoje, com o avanço da tecnologia e as mudanças na programação, os fãs do programa podem enviar áudios e se sentir cada vez mais “parte do show”.

“Eles passaram a ser realmente o terceiro integrante do programa”, comenta Tiago.

Os áudios dos ouvintes passam por uma triagem antes de irem ao ar. “A gente já consegue ouvir as mensagens antes de pôr no ar, para dar uma ‘triada’ naqueles ouvintes que têm o perfil do programa, que entram na brincadeira e que às vezes conseguem ser dez vezes mais engraçados do que quem está apresentando.”

Rádio do Tiozinho e Tiozão

O programa contribui para a identidade da rádio Dumont, que acabou se tornando a “rádio do Tiozinho e Tiozão” para a população ouvinte. O gerente geral da estação reflete que o programa é um produto criado dentro da rádio e que cresceu junto com a Dumont. “A rádio cresceu bastante, não só em Jundiaí, mas em São Paulo, Campinas, Sorocaba e em outras cidades. Então o programa acabou tendo essa parcela de crescimento junto”.

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí terá clima ameno e com chances de chuva; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias e saiba mais.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí foi "surpreendida" com uma queda de temperaturas após dias secos e quentes. Neste final de semana de eleições municipais, a previsão do tempo é de um clima mais ameno e menos quente, com muitas nuvens e termômetros que não chegam a 30°C. De acordo com o Climatempo, ainda há possibilidade de chover em Jundiaí, mas deve ser…

Continue Reading

Jundiaí

Venda de ingressos para o Fextou Jundiaí já começou

Uma novidade do Fextou, é que todo o local será coberto, garantindo conforto independentemente do clima. Veja como adquirir os ingressos.

Published

on

Pôster Fextou
Foto: Divulgação

A venda de ingressos para o Fextou, o novo festival de música que chegará a Jundiaí, já está liberada. No dia 15, o festival contará com a presença do cantor Pablo, da Banda de Forró Saborear e do Grupo Calcinha Preta, proporcionando uma experiência musical incrível para o feriadão. No dia 16, a dupla sertaneja Henrique e Juliano, uma das…

Continue Reading
Advertisement