O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem experimentado uma redução significativa na taxa de acidentes de trabalho nos últimos anos. De acordo com Iberê Ferraz Santos, engenheiro e supervisor do setor de Engenharia de Segurança do Trabalho da entidade, a taxa de acidentes na instituição era de 9,88% quando o setor começou a registrar esses incidentes em 2002. Em 2022, a taxa registrada foi de 3,22%, o menor nível em 21 anos.
“A taxa avalia o número total de acidentes típicos de trabalho ocorridos no período considerado, em relação ao número de colaboradores na instituição. Os registros contemplam os anos de 2002 a 2022. Em 2022 foram registrados 72 acidentes típicos para o número médio de 2.169 colaboradores. A metodologia de investigação, análise de acidentes, coleta de dados e cálculos são os mesmos aplicados nesses anos todos e a análise de desempenho é comparada com os valores do próprio hospital. Assim entendemos que a análise crítica do indicador, através dos resultados positivos ou negativos representam satisfatoriamente seu objetivo. Desta forma, a taxa de 2022 acusa a melhor performance de segurança dos últimos 21 anos”, explica Iberê.
De acordo com o engenheiro, o investimento em medidas de segurança e saúde dos trabalhadores é a forma mais efetiva de reduzir os acidentes. Além disso, é importante cultivar uma cultura prevencionista para situações perigosas. Dentre as medidas corretivas, o engenheiro destaca o treinamento educativo para os acidentados, as ordens de serviço para a manutenção, entre outras ações. O departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho também se responsabiliza por assegurar que as inspeções de segurança sejam realizadas conforme o cronograma.
O engenheiro destaca o “Gerenciamento de Riscos” na instituição, que se baseia em diversos programas de segurança e saúde para atender às normas reguladoras e legais. O objetivo principal é contribuir para a redução dos acidentes de trabalho registrados na unidade, integrando planos, programas e outros documentos previstos na legislação de segurança e saúde no trabalho.
O departamento possui vários programas e treinamentos, incluindo avaliação de riscos ambientais, gerenciamento de resíduos, programa de proteção radiológica e respiratória, programa de segurança em obras, plano de emergência contra incêndios, integração de novos colaboradores, procedimentos de segurança para trabalhos em altura, capacitação de segurança e saúde para diferentes setores, treinamento de segurança com inflamáveis e combustíveis.
O profissional enfatiza a importância da prevenção de acidentes em um ambiente hospitalar e a importância da conscientização e segurança dos trabalhadores e pacientes. “A rotina no hospital é dinâmica e envolve além do contato com superfícies, produtos, secreções e demais componentes que podem apresentar contaminação, possui também situações de risco envolvendo trabalhadores de outras áreas, como por exemplo, manutenção, cozinha, higiene e administrativos. Por esse motivo, a importância de algumas medidas básicas tais como a conscientização do trabalhador, através da participação em treinamentos, atenção e comprometimento ao uso dos equipamentos de proteção individual recomendados, o respeito aos protocolos de lavagem de mãos e de limpeza local, além de manter as precauções de contato e de isolamento recomendadas, certamente irão refletir na redução das taxas de acidentes e doenças ocupacionais e, consequentemente, propiciar um ambiente mais seguro a nossos colaboradores extensivo aos pacientes”.
“Sou muito grato por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados no setor ao longo desses anos todos. Motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir esses resultados. Obrigado pelo esforço de todos!”, compartilha com gratidão, Iberê.
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Iluminação Pública, está realizando a modernização da iluminação urbana da cidade, substituindo as antigas lâmpadas de vapor por modelos de LED. A iniciativa está sendo implementada em diversas avenidas e ruas simultaneamente, trazendo benefícios como maior eficiência energética, redução de custos e aumento da segurança para a população. Benefícios das luminárias…
A Prefeitura de Jundiaí recebeu, na última segunda-feira (17), a equipe do TIC Trens para uma reunião institucional de extrema importância sobre o projeto do Trem Intercidades (TIC). O principal objetivo do encontro foi apresentar a equipe responsável pela implantação do projeto e alinhar a formação de grupos de trabalho dedicados às diversas frentes envolvidas, como obras, projetos e processos…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade