Connect with us

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí atua em força-tarefa após vazamento químico no Jardim das Tulipas

Incidente com carreta derramou corante no córrego do bairro; animais foram afetados e a área está sendo monitorada por órgãos ambientais.

Published

on

Atualizado há

Pato e lago azuis
Foto: Reprodução/ Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí

Na tarde de terça-feira (13), um acidente com vazamento de corante químico mobilizou equipes da Prefeitura de Jundiaí no Jardim das Tulipas. O incidente ocorreu quando o motorista de uma carreta desceu do veículo, que acabou se movendo sozinho e colidindo com um poste na rua Álvaro de Oliveira Marcondes.

Com o impacto, recipientes contendo corante orgânico à base de ácido acético foram danificados, provocando o derramamento do produto na via pública. A grande quantidade de líquido escoou até uma boca de lobo a cerca de 50 metros do local do acidente, alcançando o córrego do Jardim das Tulipas, que corta o parque do bairro e desemboca no Rio Jundiaí.

Animais coloridos e operação de resgate

Após o contato com o produto químico, alguns animais apresentaram alteração visual, especialmente mudança na coloração de pelos e penas. Desde o primeiro momento, uma força-tarefa foi acionada para conter os danos e preservar a fauna local.

A operação de resgate contou com o trabalho conjunto da Defesa Civil, Divisão Florestal da Guarda Municipal, ONG Mata Ciliar, DEBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) e GRADE (Grupo de Apoio e Defesa dos Animais). Os animais afetados estão sob os cuidados da Mata Ciliar.

Monitoramento e análise ambiental

Embora a via já tenha sido liberada para o tráfego, as atenções agora se voltam à análise da contaminação nas águas do córrego e do Rio Jundiaí. A CETESB está encarregada de realizar coletas e exames ambientais ao longo de todo o curso hídrico, com o objetivo de avaliar os níveis de poluição e os impactos ambientais causados.

Todo o processo está sendo acompanhado de perto pela Defesa Civil de Jundiaí e pela força-tarefa montada pela Prefeitura, que coordena ações envolvendo diversos órgãos municipais desde o início da ocorrência.

Responsabilização em andamento

As avaliações ambientais em curso serão fundamentais para mensurar os impactos e para embasar eventuais sanções e a responsabilização da empresa proprietária da carga.

A CPFL também esteve no local e já realizou o reparo do poste danificado durante o acidente.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Jundiaí

Prefeito Gustavo Martinelli agradece emenda de R$ 2 milhões destinados ao Hospital São Vicente

Published

on

A saúde de Jundiaí recebeu um importante reforço. O Hospital São Vicente de Paulo, referência regional em atendimentos de média e alta complexidade, receberá uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões, destinada ao orçamento de 2025. A deputada federal Maria Rosas viabilizou o recurso, com articulação do vereador Dr. Kachan, conhecido como “Coisa Linda”. Assim, a emenda será utilizada para…

Continue Reading

Jundiaí

Escorpiões podem aparecer mesmo no frio; veja como se proteger

Prefeitura de Jundiaí alerta para medidas eficazes de prevenção contra escorpiões e orienta o que fazer em caso de picada.

Published

on

Apesar das temperaturas mais amenas, o risco de aparecimento de escorpiões ainda preocupa. Por isso, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, reforça a importância de ações preventivas simples para manter esses aracnídeos afastados das residências. Segundo o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o acúmulo de lixo…

Continue Reading
Pular para o conteúdo