Veja a programação para o feriado de 1º de maio em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Veja a programação para o feriado de 1º de maio em Jundiaí

Música, teatro, dança, contação de história e oficinas integram as atividades, que seguem também ao longo da próxima semana.

Publicado

em

Atualizado há

Biblioteca agora abre aos sábados, com programação voltada ao público infantojuvenil
Biblioteca agora abre aos sábados, com programação voltada ao público infantojuvenil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para este fim de semana com feriado do dia do Trabalho neste domingo (01), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma série de atrações gratuitas pelo programa Cidade das Crianças para o público infantojuvenil, além de programação também para o público adulto.

Música, teatro, dança, contação de história e oficinas integram as atividades, que seguem também ao longo da próxima semana. Confira a programação completa, escolha as que mais lhe agradam, convide familiares e amigos e tenham todos um bom espetáculo!

Teatro Polytheama

No teatro, a programação começa já nesta sexta-feira (29), às 19h30, com as apresentações dos espetáculos “Fevo – O corpo que eu habito você não mora mais”, com À Margem Coletivo de Dança, e “Percurso”, com o IOA Cia. de Dança, em comemoração pelo Dia Internacional da Dança, e com abertura por conta do grupo de Dança Geração mais 60.

A entrada é gratuita e cada pessoa terá direito a dois ingressos, que poderão ser retirados tanto na bilheteria do teatro (Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) quanto pela internet, pela plataforma Sympla.

No sábado (30), às 20h, com ingressos de até R$ 10, o Quarteto Carlos Gomes apresenta-se pela programação dos Concertos Astra Finamax com repertório de música erudita de inspiração brasileira e latino-americana. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou por meio da plataforma Sympla.

Já no domingo (01), Thiago Ventura apresenta o seu stand up “Modo Efetivo”, em duas sessões: 16h30 e 19h. A classificação é de 16 anos. Os ingressos também podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou por meio da plataforma Sympla.

O teatro fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Neste sábado (30), às 11h, com entrada franca, a arte-educadora Factima El Samra realiza uma roda de contos sobre as tradições, costumes, música e cultura do povo cigano para crianças e adolescentes, além de pais e cuidadores.

Também na BNF o público poderá visitar na Galeria Jundiaí a exposição da artista jundiaiense Valquiria Malagoli “Olhos sobre Óleo”, que segundo a artista é uma viagem a história da técnica a óleo, considerada a mais tradicional na pintura. A mostra poderá ser visitada até dia 28 de maio.

Neste sábado (30), também será o último dia para visitar a exposição “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes. Apresentada no espaço de exposições Sônia Cintra e conta a história da Paixão de Cristo.

A Biblioteca funciona dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396. O horário de atendimento foi ampliado para melhor atender as necessidades da população, tanto de Jundiaí, quanto da região: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Complexo Fepasa

Neste final de semana, as salas do Complexo Fepasa, sede da UGC, seguem sendo utilizadas para ensaios dos diversos grupos da cidade e para as audições com os artistas inscritos para compor os corpos artísticos municipais.

Neste sábado (30) e domingo (01), das 13h30 às 19h, o Complexo recebe a instalação do “Festival Delas-Mulheres na Arte”, evento tradicional na cidade de Jundiaí, que tem como proposta de explorar, por meio de encontros e formações, as múltiplas identidades, promover intercâmbios entre mulheres artistas, produtoras e educadoras, fomentar as discussões acerca dos movimentos feminista e colaborar com a luta pela igualdade de direitos e de representação na sociedade. O festival segue no Complexo também no sábado (07).

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy

A recém-inaugurada Fábrica das Infâncias Japy recebe neste sábado (30), a partir das 10h30, a apresentação “Cantinhos do Cururu”, brincadeira sonora e divertida que retrata cenas do cotidiano dos pequenos, costuradas com a graça da palhaçaria. No elenco estão Aguinaldo Rosa (voz e violão), Letícia Rosa (voz e ukulele), Renan Venart (violoncelo e palhaço) e João Veras de Carvalho (ator).

Já no domingo (1º), o público infantil acompanhará a partir das 10h30 a apresentação da contadora de histórias Irene Tanabe com o espetáculo “Histórias Contadas com Origamis”. Os origamis dão vida às narrativas e faz com que o ouvinte veja os personagens das histórias se materializando em sua frente.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita e será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

No histórico prédio do Solar do Barão, o público poderá visitar neste final de semana, das 10h às 17h, a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória Rocha. A mostra com entrada gratuita pode ser visitada até o dia 26 de junho.

Também é possível visitar parte do acervo permanente do Museu e os jardins com as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Este é o último final de semana para o público visitar a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez no espaço. O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor. A visitação gratuita vai até este domingo (01).

A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Pracinha da Cultura

Aos finais de semana segue na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) a programação de oficinas culturais promovida pela UGC. Aos sábados, para inscritos, tem oficina de Capoeira para crianças a partir de sete anos, das 9h30 às 10h30, e de Maracatu, das 14h às 16h.

Além dessas, são promovidas também ao longo da semana as oficinas de Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba. Os interessados nas vagas disponíveis devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira.

A Pracinha da Cultura fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Mais programação

Na próxima sexta-feira (06), em parceria da UGC com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), será realizada a segunda edição da Sexta no Centro, desde a sua retomada. A programação na praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, vai das 16h às 22h.

A abertura, logo às 16h, ficará por conta do “Som das Ruas: Tocando com eles, por eles e para eles!”, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) junto com a Rede socioassistencial para a população em situação de rua.

A programação segue com o show “Melancolia Acorda – Igor Pupo, a partir das 18h; “Sobre o Silêncio”, com Rogério Botter Maio Trio, a partir das 19h30; e, para o encerramento, o show “: Projeto B – Vinte anos de estrada”, a partir das 21h.

Jundiaí

MADA: Grupo de Jundiaí ajuda mulheres ‘que amam demais’

O Mulheres que Amam Demais ajuda mulheres em relacionamentos abusivos e querem aprender mais sobre o amor.

Publicado

em

Mulheres de mãos dadas
O grupo Mulheres que Amam Demais têm participação gratuita, reuniões anônimas e reforça que juntas somos mais fortes (Foto: Freepik)

Você tem problemas com o amor? Está em um relacionamento que te deixa sufocada e, por mais que tente, não consegue se livrar da pessoa por "amá-la demais"? Talvez você deva conhecer o MADA. A sigla significa "Mulheres que Amam Demais Anônimas", e pertence a um grupo de ajuda mútua que acolhe mulheres e existe em todo o Brasil. O…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa abre inscrições para curso gratuito de Marketing e Vendas em Jundiaí

O curso será ministrado na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, antigo Ceu das Artes.

Publicado

em

Pessoa estudando
O curso de Assistente de Marketing e Vendas faz parte do Programa Senac Gratuidade (Foto: Freepik)

Uma parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com o Fundo Social de Solidariedade e Senac, através do Programa Senac Gratuidade, abriu as inscrições para o curso gratuito de Assistente de Marketing e Vendas. A ação está dentro da proposta de dinamizar e intensificar as ações na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo Ceu das Artes). Com carga horária…

Continuar lendo

Jundiaí

Linhas de ônibus em Jundiaí têm alterações durante as férias escolares

As linhas de reforço que atendem faculdades e colégios da cidade serão suspensas durante período de férias.

Publicado

em

Ônibus de transporte público de Jundiaí
Veja como funcionarão as linhas de reforço durante o período de férias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As férias escolares chegaram e, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí fará alterações nas linhas de ônibus do transporte público. De acordo com a gestão, parte das linhas de reforço no atendimento às escolas e faculdades de Jundiaí será suspensa. "Essas alterações buscam adequar a oferta de viagens ao número de usuários do sistema", explicou…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro abraça as Nações Comunistas ricas pra tentar sobreviver.

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

O Presidente Jair Bolsonaro começou seu mandato de mãos dadas com alguns chefes de Estados autoritários e conservadores. Acreditou em uma suposta amizade com o Presidente norte americano Donald Trump, idolatrou o corrupto Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu, visitou ditadores no Oriente Médio e tentou alinhamento com países governado por líderes antidemocráticos como, Romênia, Turquia e Polônia. As aventuras…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí é eleita a melhor empresa pública para estagiar

Nesta semana aconteceu o encontro entre representantes do CIEE, os mais de 300 estagiários e seus supervisores.

Publicado

em

A Prefeitura de Jundiaí foi eleita pelo Centro de Integração Escola – Empresa (CIEE), como a melhor empresa pública para estagiar em 2021 (1º lugar na categoria Melhor Programa de Estágio da Área Pública no 13º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio). O prêmio, recebido neste ano, além de motivo de orgulho para a gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado,…

Continuar lendo