Confira o projeto do Novo Hospital de Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

Confira o projeto do Novo Hospital de Várzea Paulista

Prefeitura de Várzea Paulista apresenta projeto arquitetônico e executivo do novo hospital. Obras de adequação do entorno começam neste mês.

Publicado

em

Atualizado há

projecao-do-hospital-parte-interna-05-07-22
As próximas etapas envolvem a aprovação da obra pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Várzea Paulista.

A Prefeitura de Várzea Paulista apresentou na última semana os projetos arquitetônico e executivo do novo hospital. O local terá mais de 7 mil m2  e será dividido em quatro pavimentos.

Primeiro pavimento: Unidade de Pronto Atendimento

O primeiro pavimento estará no nível da avenida Pastor Resende (antiga avenida projetada). A Unidade contará com recepção; baias de atendimento; salas de triagem; sala de assistente social; consultórios; salas de curativos; de gesso; de Raio X; sala de reidratação/aplicação de medicamentos; sala de inalação e sala de observação; quartos de isolamento e sala de urgência.

O hospital terá mais de 7 mil m2  e será dividido em quatro pavimentos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Várzea Paulista.

Segundo pavimento: Entrada principal

Já o segundo pavimento, entrada principal do hospital, terá a entrada na avenida Fernão Dias Paes Leme. O pavimento é dividido em três partes sendo: Centro de Imagens, Centro Clínico e Centro Cirúrgico e Maternidade. 

O pavimento contará com recepção e espera; baias de atendimento; consultórios indiferenciados; consultórios ginecológicos; sala de exame de mamografia; salas de ultrassom; salas de raio X, de tomografia, de comando e laudos; sala de colonoscopia; sala de endoscopia; centro obstétrico; quartos de pré e pós parto; sala de parto normal; salas de parto cirúrgico; sala de cuidados do recém-nascidos; sala de Cirurgia grande; salas de Cirurgia média; sala de Cirurgia pequena; sala de RPA (indução e recuperação pós anestésica).

Terceiro pavimento: 58 leitos de internação, UTIs adulta, infantil e neonatal

O terceiro pavimento será voltado para os leitos de UTI (unidade de tratamento ou terapia intensiva). Ao todo serão 58 leitos de internação com ala para dependentes químicos, assim como para dependentes alcoólicos com enfermaria; sala com 10 leitos UTI adulto; sala com 10 leitos UTI infantil; 5 conjuntos de incubadoras e poltrona acompanhante na UTI neonatal.

Quarto pavimento: Administração e auditório

E no quarto e último pavimento, ficará a administração do hospital e terá as salas: do Diretor Clínico; de Chefia de Enfermagem; CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); de RH; de administração e contabilidade, assim como Depósito/Arquivo. 

Obras de adequação do entorno começam neste mês. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Várzea Paulista.

Andamento das obras

A construção de um hospital é uma obra complexa. Especialistas afirmam que um hospital tem peculiaridades muito diferentes de um simples prédio, sendo necessário muito planejamento, estudo e trabalho.

Aspectos como funcionamento de procedimentos clínicos e administrativos, segurança física e biológica dos ambientes, organização dos diferentes setores e precisão de flexibilidade físico-funcional para mudanças ou atualizações, são pontos que requerem planejamento e ainda mais responsabilidade.

“Um hospital tem que ser construído pensando na recuperação da saúde dos pacientes em ambientes confortáveis e agradáveis, pois assim, não há influência psicologicamente negativa de quem conviver no espaço hospitalar”, disse o gestor de Saúde de Várzea Paulista, Fernando Collange.

“Os projetos de prédios destinados ao atendimento da Saúde dependem de conhecimentos muitos específicos, daí sua complexidade”, completou Frederick Merten, gestor de Obras e Urbanismo do município.

Preparação do novo hospital começou em 1 de janeiro de 2021

Professor Rodolfo, prefeito de Várzea Paulista. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Várzea Paulista.

Em 1 de janeiro de 2021, o prefeito Professor Rodolfo, na época recém eleito, determinou a criação de uma comissão para acompanhar e executar todos os trâmites legais, bem como o planejamento da construção do novo hospital.

 “Além da complexidade natural de uma obra desse porte, ainda há os trâmites legais que devem ser seguidos e tudo deve ser feito com muita responsabilidade e profissionalismo”, disse o prefeito de Várzea Paulista.

“Determinei a formação da comissão com profissionais capacitados e experientes. Nada pode ser feito de forma atropelada, tudo deve seguir o rigor da lei e das particularidades de uma obra como essa”, completou.

Desde esse dia, o projeto de construção já correu diversas etapas como:

  • Montagem da comissão;
  • Definição do local de construção;
  • Estudo de viabilidade;
  • Determinação do Programa de Construção do Hospital;
  • Estudo de impacto na vizinhança e no trânsito;
  • Apresentação dos projetos arquitetônico e executivo;

As próximas etapas envolvem a aprovação da obra pelo Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Além disso, o início da adequação do entorno e do local estão previstos para esse mês de julho.

Várzea Paulista

Motorista cai com carro em garagem em Várzea Paulista e fica preso às ferragens

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), no Jardim Promeca.

Publicado

em

Motorista cai com carro ao tentar estacionar em Várzea Paulista
Motorista cai com carro ao tentar estacionar em Várzea Paulista. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na manhã desta quarta-feira (10) um motorista ficou preso às ferragens depois de cair com o carro ao tentar guardar o veículo na garagem, em Várzea Paulista. Segundo a Defesa Civil, a vítima teria acelerado para tentar guardar o carro na garagem de um imóvel, no Jardim Promeca, e o veículo caiu de uma altura de aproximadamente três a cinco metros.…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Bolsa Empreendedor tem inscrições abertas em Várzea Paulista

Para participar, é necessário ser alfabetizado, ter mais de 18 anos, ser desempregado ou MEI, e morar no Estado de São Paulo.

Publicado

em

homem-esudando-curso-online-compressed
Capacitações serão disponibilizados de forma online. Foto: master1305/Freepik.

Com o objetivo de apoiar empreendedores informais em situação de vulnerabilidade no Estado de São Paulo, o Bolsa Empreendedor está estruturada em três pilares de ofertas aos cidadãos: curso de qualificação empreendedora, formalização (MEI) e bolsa-auxílio de R$ 1.000, dividida em duas parcelas de R$500. A iniciativa é aberta a todos os desempregados ou informais, no entanto a prioridade são…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Oficina de animação e criação de personagens abre inscrições

Curso online e gratuito ensina técnicas para produzir um filme animado.

Publicado

em

Inscrições abertas para oficina de animação (Foto: irynakhabliuk/Canva)

De 16 a 19 de agosto, o Ponto MIS apresenta a Oficina de Animação e Criação de Personagens. O curso explica e apresenta as etapas para a realização de uma animação e seus personagens, com exercícios práticos, simples e conteúdo ilustrado com vídeos. Além disso, tem apresentação de exemplos, decupagem, softwares e artes relacionadas a realização de um filme animado…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Conheça os sintomas da varíola dos macacos e onde buscar atendimento em Várzea Paulista

Município teve o primeiro caso confirmado da doença na semana passada. A prefeitura informou que o paciente e seus familiares já estão sendo acompanhados pela Vigilância em Saúde.

Publicado

em

varíola-dos-macacos-compressed
A febre é um dos principais sintomas da monkeypox. Foto: halfpoint/ Canva.

Na última quarta-feira (27), Várzea Paulista confirmou o primeiro caso de Varíola dos Macacos na cidade. De acordo com a prefeitura, o paciente contraiu a doença fora da cidade e recebeu acompanhamento médico. Além disso, ele e seus familiares estão sendo acompanhados pela Vigilância em Saúde. Pacientes que apresentem sintomas como febre, gânglios inchados, calafrios, exaustão e feridas no corpo podem…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos

As pessoas interessadas em começar a estudar no EJA devem ter pelo menos 15 anos de idade.

Publicado

em

EJA Várzea Paulista. (Foto: Divulgação)
O EJA é uma chance para pessoas que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

A Prefeitura de Várzea Paulista abriu as matrículas para o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim, pessoas interessadas em completar os estudos terão a oportunidade de se matricular para as aulas do segundo semestre de 2022. No município, a prefeitura divide a EJA em duas modalidades do Ensino Fundamental: I (1º ao 5º ano) e II (6º ao 9º…

Continuar lendo
Publicidade