Dengue: detecção da doença é focada em análise clínica e exame de plaquetas em Várzea Paulista
Connect with us

Várzea Paulista

Dengue: detecção da doença é focada em análise clínica e exame de plaquetas em Várzea Paulista

Atendimento aos pacientes é focado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Várzea Paulista segue atenta no acompanhamento dos casos de dengue no município. Para isso, utiliza métodos amplamente realizados para a detecção da doença, como análise clínica e exame de plaquetas.

Em fevereiro deste ano, o Governo Estadual suspendeu a realização de outros métodos de diagnóstico, como o exame de sorologia, devido ao cenário de risco moderado para dengue. Os testes rápidos, recomendados em março deste ano pelo Ministério da Saúde, são outro método para a confirmação da doença. Porém, o governo estadual e federal ainda não disponibilizaram os testes.

Com testes rápidos em estoque, Várzea Paulista encaminhou o material para utilização na UPA. “O foco no município é fazer a detecção da doença e oferecer o tratamento clínico adequado ao paciente. Para isso, utilizamos os meios disponíveis e eficazes, como a análise clínica pelo histórico do paciente e o exame de plaquetas, que tem o resultado em poucas horas”, explica a gestora executiva de Saúde, Jane Freitas.

De acordo com a gestora, nas UBSs, onde o paciente pode buscar um primeiro atendimento, realiza-se o teste do laço e a análise clínica. Nestes casos, a equipe, avaliando a gravidade do paciente, agenda uma consulta ou encaminha diretamente para a UPA.

Cenário da dengue em Várzea Paulista 

Atualmente, Várzea Paulista contabiliza 2.304 casos positivos de dengue, dos quais 2.282 são autóctones e 22 importados, e 1 óbito confirmado. Com a queda das temperaturas, a tendência é que os casos de dengue comecem a diminuir.

“Neste período, muitas doenças apresentam sintomas parecidos, como a síndrome gripal, covid-19 e a dengue, por isso, a avaliação médica é sempre essencial”, finaliza Freitas.

Várzea Paulista

Musicarte de Várzea Paulista oferece aulas de musicalização infantil

Escola de Música e Arte de Várzea Paulista abre em julho inscrições para o curso, direcionado para crianças de 4 a 8 anos

Published

on

Crianças tocando instrumentos musicais em aula de música
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Musicarte, Escola de Música e Arte de Várzea Paulista, abre em julho as inscrições para o curso de musicalização infantil, direcionado para crianças de 4 a 8 anos. Sob orientação dos professores Otiniel Alves e Débora Lorenti, as aulas têm como principal objetivo desenvolver o senso rítmico e auditivo das crianças através de atividades lúdicas. "Trabalhamos a percepção musical…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista promove conferência para debater soluções para o desenvolvimento urbano

Evento reuniu gestores públicos, munícipes e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo aberto e construtivo

Published

on

O gestor de Urbanismo e Habitação de Várzea Paulista, Frederick Merten
O gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nos dias 7 e 8 de junho, aconteceu a 6ª Conferência Municipal de Várzea Paulista, um evento de grande importância para o futuro da cidade. Promovida pela Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação, teve como tema central "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". Diálogo…

Continue Reading

Várzea Paulista

Fundo Social de Várzea Paulista inicia Campanha do Agasalho

Foco da campanha é arrecadação de cobertores. Veja como doar para a campanha.

Published

on

Cobertores e agasalhos
O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Pedro Poloni, nº 36 – Centro de Várzea Paulista (Foto: everydayplus/Canva)

O Fundo Social de Várzea Paulista iniciou a Campanha do Agasalho 2024, com foco especial nas doações de cobertores e agasalhos em bom estado. "A campanha reforça as ações da Prefeitura em proporcionar melhores condições às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos períodos mais frios", reforçou a gestão. Os interessados devem entregas as doações ao Fundo Social de Solidariedade,…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista conquista Centro de Bem-Estar Animal

Espaço atenderá animais de tutores em situação de vulnerabilidade e bichinhos em condições precárias ou vítimas de maus-tratos, com serviços como castração e vacinação.

Published

on

Prédio do novo Centro de Bem-Estar Animal de Várzea Paulista.
Novo serviço recebeu um carro 0 km em sua inauguração (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Na última terça-feira (4), a Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou o Cebea (Centro de Bem-Estar Animal). De acordo com a gestão, o espaço moderno e completo dedicado à saúde e ao bem-estar dos animais da cidade, tem foco especial em atender aqueles em situação de vulnerabilidade. Instalado ao lado do Viveiro de Mudas, no Parque Chico Mendes, o Cebea oferecerá…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista abre 3ª chamada para matrículas em creches

Para a efetivação da matrícula, o responsável legal precisa ir à escola indicada entre 3 de junho e 5 de julho.

Published

on

Prédio colorido de creche municipal de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A Educação de Várzea Paulista abriu a terceira chamada para matrículas nas creches municipais. Para efetivar a matrícula, os pais ou responsável legal deve comparecer à escola indicada de 3 de junho a 5 de julho, com a documentação necessária. Os endereços e telefones das unidades escolares estão disponíveis em: http://tiny.cc/ob6ayz. Os pais e responsáveis podem conferir a contemplação da…

Continue Reading
Advertisement