Com foco em inovação, lógica e criatividade, teve início nesta semana a Escolinha de Robótica nas escolas municipais de Várzea Paulista. O projeto, fruto de uma parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria) e a Prefeitura da cidade, por meio da Unidade Gestora Municipal de Educação, promete transformar a forma como os alunos interagem com a tecnologia em sala de aula.
As aulas serão ministradas pela orientadora de Educação Digital do Sesi, Luana Durante Oliveira, e fazem parte de uma formação de 40 horas — sendo 30 presenciais e 10 complementares — integradas ao currículo da disciplina de Computação.
Iniciativa contempla alunos do 4º ano de cinco escolas
Nesta fase inicial, o projeto contempla estudantes do 4º ano de cinco Centros Municipais de Educação Básica (Cemebs):
Anísio Teixeira (Jardim América II)
Prefeito João Aprillanti (Vila Santa Terezinha)
Professor Carlos de Almeida (Jardim Promeca)
Professor João Baptista Nalini (Jardim Buriti)
Professor Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi)
As aulas acontecem uma vez por semana, diretamente nas salas de aula das escolas. A primeira instituição a receber a novidade foi o Cemeb Prefeito João Aprillanti, com início nesta segunda-feira (14).
Robótica na prática: pensamento lógico e criatividade
Durante as aulas, os alunos aprenderão conceitos básicos de programação utilizando a plataforma micro:bit, que permite criar jogos e projetos interativos. Ao final do curso, os estudantes desenvolvem um projeto prático utilizando a plaquinha e materiais recicláveis.
“No final do curso, a gente cria uma amostra desses trabalhos que eles desenvolveram, e faz uma formatura com a presença dos pais. O Sesi disponibiliza um certificado para os alunos”, explica a professora Luana Durante Oliveira.
A educadora também destaca os benefícios pedagógicos da iniciativa. “Várias áreas do conhecimento são desenvolvidas, e não apenas a fabricação de robôs. Elas vão desde o pensamento lógico e o trabalho em equipe”, afirma. “Cria-se essa coisa da ‘mão na massa’, trabalho em equipe e pensamento lógico”.
Apoio da escola e entusiasmo das famílias
A vice-diretora do Cemeb Prefeito João Aprillanti, Nilza Pereira de Lima Galli, destacou o apoio dos pais à iniciativa, após conhecerem os detalhes do projeto. “Eles nos falaram que entendem não haver nada melhor para enriquecer ainda mais a questão da aprendizagem, do currículo, a criatividade do aluno”, relata.
Ela acredita que o projeto será bem recebido pelas crianças. “Acho que será bem envolvente. Os alunos gostam dessas situações de desafio e inovadoras. Sempre é algo bem proveitoso”, completa.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Visão estratégica para o futuro da educação
A coordenadora técnica municipal do currículo de Computação, Viviane Cardim, também celebrou a chegada da Escolinha de Robótica à rede pública de ensino. “Para mim, é fantástica a ideia de proporcionarmos essa experiência para a Rede. É um momento introdutório, por ser uma parceria nova, mas esperamos que ela possa produzir bons frutos”, afirma.
Viviane explica que o currículo de Computação está sendo revisado para atender à nova legislação federal, que exige a inserção da computação nas escolas. “Nessa adequação de metodologias, ações dos professores, etc., vai ser bem importante termos essa experiência da parceria”, finaliza.
Na última terça-feira (15), representantes da gestão de Várzea Paulista participaram de uma reunião estratégica com a Secretária de Esporte do Estado de São Paulo, Coronel Helene, em um movimento que fortalece a parceria entre o Município e o Estado e garante novos avanços para o esporte local. O encontro contou com a presença do gestor da Unidade de Esporte,…
Com o objetivo de prevenir incêndios florestais em áreas de cobertura vegetal, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Segurança Pública e da Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma reunião estratégica com fiscais municipais e o gestor executivo de Serviços Públicos, Saulo de Melo Prado. A ação visa evitar a recorrência dos incêndios…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade