Várzea Paulista promove conferência para debater soluções para o desenvolvimento urbano
Connect with us

Várzea Paulista

Várzea Paulista promove conferência para debater soluções para o desenvolvimento urbano

Evento reuniu gestores públicos, munícipes e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo aberto e construtivo

Published

on

Atualizado há

O gestor de Urbanismo e Habitação de Várzea Paulista, Frederick Merten
O gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nos dias 7 e 8 de junho, aconteceu a 6ª Conferência Municipal de Várzea Paulista, um evento de grande importância para o futuro da cidade. Promovida pela Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação, teve como tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Diálogo aberto para construir um futuro melhor

O evento reuniu gestores públicos, munícipes e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo aberto e construtivo. O objetivo principal era discutir e propor soluções para os principais desafios urbanos de Várzea Paulista, com foco em cinco eixos temáticos: mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública, habitação e regularização fundiária, e sustentabilidade ambiental e emergências climáticas.

Mobilizando a comunidade

O gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten, enfatizou a importância da participação popular na construção de um futuro melhor para Várzea Paulista. “A participação da sociedade é fundamental para que, em conjunto com o Poder Público, sejam apresentadas soluções e propostas que auxiliem na construção de uma cidade mais inclusiva, democrática e sustentável, levando em consideração a vivência do morador”, ressaltou Merten.

Saneamento básico

O eixo de saneamento básico, coordenado pelo diretor regional da Sabesp, Alexandre Angela, contou com a participação ativa dos presentes na discussão de propostas para a melhoria dos serviços prestados na cidade. “Propostas importantes para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado na cidade”, afirmou Angela.

Sustentabilidade ambiental em foco

O gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, mediou a discussão sobre o eixo de sustentabilidade ambiental, destacando a importância da educação ambiental bem como da preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável da região. “É importante que possamos apresentar propostas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental que abranjam toda a nossa região, pois só assim conseguiremos alcançar o equilíbrio e harmonia”, declarou Afonso.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Temas eleitos durante a Conferência de Várzea Paulista

Ao final das discussões, foram eleitos os seguintes temas prioritários para cada eixo, que serão levados a Conferência Estadual das cidades:

  • Mobilidade urbana: incorporação da fiscalização do transporte municipal às Regiões Metropolitanas.
  • Saneamento básico: Programa de Crédito Verde para incentivar a iniciativa privada na adoção de políticas de sustentabilidade ambiental.
  • Segurança pública: criação e implantação de Programa de Cultura de Paz nas escolas municipais.
  • Habitação e regularização fundiária: criação de Programa de acessibilidade universal em áreas públicas.
  • Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas: Programa de Educação e Políticas Públicas para o descarte correto de entulho e uso dos ecopontos.

Delegados eleitos para representar Várzea Paulista na Conferência Estadual

Os delegados que representarão Várzea Paulista na 7ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho no Memorial da América Latina, em São Paulo, foram eleitos durante a conferência municipal. São eles:

  • Alexandre Angela
  • Arcilei Célio Gabriel
  • Camila Gabriel Dutra de Vasconcelos
  • Cristiano Vargas
  • Edmilson Jesus Giovani
  • Emerson Manuel da Silva
  • Frederick Merten
  • Getúlio Canuto Vieira
  • Jesus Aparecido Amadeu
  • José Maria dos Anjos
  • Luzia Mendes dos Santos
  • Marco Momenté
  • Priscila Spiandorin

Várzea Paulista

Começa período para solicitação da isenção de IPTU para aposentados e pensionistas

Os pedidos aprovados terão validade de dois anos (2025 e 2026), sendo necessário um novo cadastro somente após o período.

Published

on

Carnê de IPTU de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Os aposentados e pensionistas de Várzea Paulista podem realizar o cadastro para análise do benefício de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) até o dia 31 de julho. Os pedidos aprovados terão validade de dois anos (2025 e 2026), sendo necessário um novo cadastro somente após o período. Os interessados devem apresentar a cópia dos documentos obrigatórios informados…

Continue Reading

Várzea Paulista

Telecentros de Várzea Paulista abrem inscrições para cursos gratuitos do segundo semestre

As aulas serão realizadas de segunda a sábado, com 84 vagas disponíveis divididas entre os cursos

Published

on

Telecentros: jovens estudando no computador
São 84 vagas disponíveis divididas entre os cursos. Foto: Canva

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Educação, abre as inscrições para os cursos gratuitos dos Telecentros da Praça CEU e do Espaço Cidadania. As aulas serão realizadas de segunda a sábado, com 84 vagas disponíveis divididas entre os cursos. Cursos disponíveis e carga horária Lógica de Programação com Linguagem Python: 30 horas VBA (Visual Basic…

Continue Reading

Várzea Paulista

Cobra falsa-coral é encontrada atrás de máquina de lavar em Várzea Paulista

Após ser resgatada, a serpente foi solta em uma área de preservação. Saiba mais.

Published

on

Cobra falsa-coral encontrada em Várzea Paulista
Foto: Defesa Civil de Várzea Paulista

No último sábado (13), a Defesa Civil de Várzea Paulista resgatou uma cobra falsa-coral encontrada atrás de uma máquina de lavar de uma casa, no Jardim Bahia. Cobra falsa-coral resgatada De acordo com a corporação, a ação teve apoio dos bombeiros voluntários do município. Assim, após o resgate, o animal foi retirado da residência. Biólogos confirmaram a espécie da cobra…

Continue Reading

Várzea Paulista

Vira-lata caramelo é resgatado após cair em poço de 12 metros em Várzea Paulista

Cão foi salvo por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Bem-Estar Animal da cidade. Interessados podem adotar o pet.

Published

on

Vira-lata caramelo é resgatado após cair em poço de 12 metros em Várzea Paulista
O cachorro foi avistado por pessoas que faziam trilha na mata da região (Foto: Defesa Civil de Várzea Paulista)

Um cachorro vira-lata caramelo foi resgatado após cair em um poço de 12 metros de profundidade em Várzea Paulista. O caso aconteceu nesta segunda-feira (15), na região da Serra do Mursa e mobilizou equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Bem-Estar Animal da cidade. O vira-lata caramelo foi avistado por pessoas que faziam trilha na mata da região. Elas…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista: Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual de 2025 já tem data marcada

Reunião é aberta ao público e será realizada nos dias 17 e 21 de agosto, no Auditório da Praça CEU. Veja como participar.

Published

on

Várzea Paulista aérea

A Prefeitura de Várzea Paulista convida a comunidade para participar da Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. A LOA é a lei que define as receitas e fixa as despesas do município para o próximo ano, determinando como o governo irá arrecadar e aplicar os recursos públicos, além de definir as prioridades, ações, metas, projetos e atividades a…

Continue Reading