cartão bolsa família
Roberta Aline / Ministério do Desenvolvimento Social

O Bolsa Família, programa de transferência de renda direta e indireta, tem como propósito auxiliar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Para que os beneficiários acompanhem os pagamentos e obtenham informações cruciais sobre o programa, é fundamental compreender como fazer o Sibec consulta utilizando o CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

Este artigo apresentará métodos simples e práticos para que os beneficiários acessem essas informações por meio de diversas plataformas.

Onde consultar o Bolsa Família em 2023?

Diversos meios estão disponíveis para os beneficiários do Bolsa Família realizarem a consulta do benefício de transferência de renda em 2023. Entre eles estão o Portal Cidadão Caixa, Cadastro Único, o aplicativo Bolsa Família e o recente site Calendário do Bolsa Família.

A seguir, detalharemos como é possível realizar a consulta nas plataformas utilizando o CPF ou NIS.

Consultar Bolsa Família no Portal Cidadão Caixa

A consulta do Bolsa Família pelo CPF no Portal Cidadão Caixa pode ser feita seguindo estes passos simples:

  1. Acesse o site oficial: Portal Cidadão Caixa.
  2. Insira seu CPF na área de login.
  3. Utilize a mesma senha dos aplicativos Caixa Trabalhador e Bolsa Família.
  4. Escolha a opção de consulta ao Bolsa Família.

Este processo permite verificar o benefício de forma rápida e segura. O login pode ser realizado com os dados do Caixa Tem ou com CPF e senha cadastrada no próprio Portal.

Consultar Bolsa Família pelo CPF pela central 121

Realizar a consulta pelo telefone na central 121 do Ministério da Cidadania é simples:

  1. Ligue para o Ministério da Cidadania através do número 121.
  2. Forneça as informações cadastrais solicitadas pelos atendentes para consultar o Bolsa Família pelo CPF.

Cadastro Único consulta Bolsa Família

A consulta das informações do Bolsa Família pela Dataprev ocorre por meio do site ou aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Para uma consulta completa, faça login na plataforma com CPF e senha cadastrada na conta gov.br.

Também é possível realizar uma consulta simples informando dados básicos como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e local de cadastro.

Qual aplicativo para consultar o Bolsa Família?

A nova versão do programa de transferência conta com um aplicativo disponível para sistemas Android e iOS, substituindo o antigo aplicativo Auxílio Brasil. Para encontrá-lo, acesse a loja de aplicativos e busque por “Bolsa Família”.

O novo app permite verificar o calendário de pagamento, o valor e o extrato de pagamento, além de oferecer outros serviços e informações sobre o programa.

Como saber se fui aprovado para receber o Bolsa Família?

Segundo a Caixa Econômica Federal, uma correspondência será enviada à residência do beneficiário notificando a seleção da família.

Caso não receba essa notificação, é recomendável entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou a Prefeitura.

Canais de Atendimento para o Bolsa Família

Em caso de assistência, é possível contatar a central de atendimento do Bolsa Família pelo telefone 111, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Informações sobre benefícios sociais também podem ser obtidas no número 0800 726 0207 do Caixa Cidadão, nos mesmos horários de atendimento da central do Calendário Bolsa Família 2024.