Por conta do aumento do óleo diesel, caminhoneiros podem entrar em greve novamente
Connect with us

Economia

Por conta do aumento do óleo diesel, caminhoneiros podem entrar em greve novamente

Pela legislação, a ANTT reajusta a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 10%

Published

on

Atualizado há

Comunicado pela Petrobras na manhã desta terça-feira (28), o novo reajuste do preço do óleo diesel de 8,9% deve levar à atualização do piso mínimo do frete rodoviário. Pela legislação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajusta a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 10%, acionado o mecanismo de gatilho. O preço do óleo diesel acumula alta de 17,1% segundo cálculos feitos pelo Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O reajuste mais recente da tabela do frete foi feito em 14 de julho pelo método de atualização semestral. Contudo, isso não impede que os valores do preço do diesel sejam contabilizados para reajuste pela variação do combustível. Segundo a lei que institui o piso mínimo do frete, a atualização semestral não anula o acionamento do gatilho de 10%.

Presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, considera que um reajuste no piso mínimo deve ser feito pela ANTT de imediato, diante da nova alta do preço do diesel. “A ANTT precisa fazer reajuste na tabela. A atualização a cada seis meses não interfere na revisão pelo gatilho. Deu 10% de variação, mesmo que tenha feito reajuste da planilha semestral, é obrigatório fazer pelo gatilho. Já superamos os 10%”, disse Landim, conhecido como Chorão, ao Broadcast Agro.

A Abrava, assim como outras entidades que representam os caminhoneiros autônomos, pedem que a ANTT contrate entidade técnica para elaborar o estudo de atualização do piso mínimo. O contrato da entidade com o Esalq-Log (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), responsável pela metodologia da tabela, expirou no início deste ano. “Cobramos que se contrate entidade técnica para cálculo ser feito com metodologia correta” apontou Chorão.

Uma possível paralisação dos transportadores rodoviários, motivada pelos elevados preços do diesel, não é descartada, segundo Chorão. “Estamos avisando que estamos no limite. O combustível está subindo sucessivamente. Precisamos tomar uma atitude mais enérgica”, defendeu Chorão. “Não concordamos, porém, que isso seja feito somente pelos caminhoneiros. É preciso incluir todo setor de transporte como taxistas e motoristas de aplicativos, que também são afetados pelo preço do combustível”, acrescentou o presidente da Abrava.

Ele criticou a atuação do presidente da República, Jair Bolsonaro, no enfrentamento da questão dos combustíveis. “O presidente precisa parar de transferir a responsabilidade e fazer política. Não é possível o chefe da Nação fazer discurso dizendo que não é mágico e que o problema está nos governadores” disse Chorão.

Economia

Churrasco mais caro: por que o preço da carne subiu tanto?

Em termos mensais, o preço da carne sofreu uma alta de 8,02%, a maior elevação para o item desde dezembro de 2019, quando o aumento chegou a 18,06%.

Published

on

Carne - Preço da carne
Foto: Canva

Em novembro, o preço da carne registrou o terceiro aumento consecutivo, com uma alta acumulada de 15,43% nos últimos 12 meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10). Esse aumento segue uma tendência de crescimento que começou em setembro de 2024, após um longo período…

Continue Reading

Empregos

Sebrae abre 12 vagas temporárias para Agentes de Pesquisa em Jundiaí

Faixa salarial de R$ 5 mil e inscrições abertas até 23 de dezembro no portal Jundiaí Empreendedora.

Published

on

Folha Sebrae-SP; curso em parceria com ACE Jundiaí
Vagas são para o cargo de Agente de Pesquisa (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae está com 12 vagas temporárias para atuar no Centro de Jundiaí (SP) em atividades de inovação e tecnologia em benefícios de empresas participantes do programa ‘Ali Produtividade’. Os interessados devem ter Ensino Superior completo em Administração ou áreas relacionadas, experiência em Gestão e/ou Empreendedorismo, Inovação e em pequenos negócios de, no mínimo, seis meses. A faixa salarial é…

Continue Reading

Empregos

Amazon Brasil anuncia 100 vagas na área de tecnologia; confira

Vagas incluem oportunidades para desenvolvedores e estagiários, com benefícios atrativos como plano de saúde e descontos exclusivos.

Published

on

Fachada Amazon
Oportunidades são para atuar em São Paulo (Foto: Tony Webster/Flickr)

A Amazon Brasil está com 100 vagas abertas para o seu time de Tecnologia Internacional, que atua nas soluções e sistemas para a operação no site e no aplicativo da marca nas frentes de varejo e serviço de marketplace.  Cinquenta das vagas são para Desenvolvedores de Software dos mais diferentes níveis de senioridade. Já a outra metade são para estudantes…

Continue Reading
Skip to content