Presidente do CIESP destaca a importância de fortalecer o Mercosul e do acordo com União Europeia
Conecte-se conosco

Economia

Presidente do CIESP destaca a importância de fortalecer o Mercosul e do acordo com União Europeia

Rafael Cervone fala sobre a importância da estabilidade nas relações internacionais

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Divulgação/CIESP

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), salienta que a vitória de Javier Milei nas eleições argentinas não deve enfraquecer as relações comerciais com o Brasil, pois os países são grandes parceiros econômicos e têm laços muito profundos. Para ele, é fundamental fortalecer o Mercosul e implementar com urgência o acordo firmado entre o bloco e a União Europeia. “Diferenças ideológicas entre governantes jamais devem ser obstáculos ao diálogo e à interação em favor do desenvolvimento”, enfatiza.

No aspecto de fortalecimento do bloco sul-americano, é importante recompor as cadeias regionais e globais de fornecimento, afetadas por questões internacionais, em especial pelas guerras. Outro fator relevante está na promoção de importações dentro do Mercosul entre os países-membros. Isso atrairá, pela consistência, o interesse não apenas europeu, mas de todo o mundo.

Para Cervone, o acordo com a União Europeia terá grande importância para a economia e a indústria regionais. Será eliminada a maior parte das tarifas dos bens manufaturados no comércio bilateral. Haverá, ainda, numerosas oportunidades de incremento dos investimentos e exportações, criação de empregos, fomento da produção e aporte tecnológico. “O tratado também contribuirá para a convergência de normas comerciais, significando o alinhamento de nosso país e do Mercosul aos padrões mais avançados nesse campo”, observa.

Segundo Cervone, um diferencial competitivo relevante para o Brasil e o Mercosul refere-se à sustentabilidade. “Nosso potencial no campo da bioeconomia, geração de energia limpa e de fontes renováveis é muito significativo, atendendo a uma exigência crescente dos consumidores e governos europeus, que priorizam cada vez mais os preceitos da produção respeitosa ao meio ambiente, à agenda do clima e ao trabalho digno.

“Portanto, trata-se de um acordo bastante vantajoso para o Brasil e nossos vizinhos”, afirma o presidente do CIESP, concluindo: “É preciso respeitar sempre a democracia e o voto soberano da população. A alternância no poder político é natural e saudável e não pode interferir na agenda crucial do desenvolvimento e do bem-estar dos povos”.

Economia

Brasil volta ao grupo das 10 maiores economias do mundo

Desde 2020, esta é a primeira vez que o país retorna ao grupo; entre 2010 e 2014, a economia brasileira chegou a ocupar a 7ª posição no cenário global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Brasil retornou ao grupo das 10 maiores economias globais, de acordo com a análise da agência de classificação de risco Austin Rating, divulgada após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. A economia brasileira registrou um crescimento de 2,9% no ano passado, impulsionada principalmente pelo desempenho recorde do setor agropecuário, conforme divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de…

Continuar lendo

Economia

Alckmin defende redução de impostos para estimular indústria

As reduções incidirão sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Publicado

em

Por

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin expressou nesta quarta-feira (28) seu apoio ao programa governamental que propõe a redução de impostos com o intuito de incentivar a aquisição de máquinas pela indústria nacional. Segundo Alckmin, essa iniciativa pode "aperfeiçoar a produtividade" e impulsionar o crescimento econômico do país. Alckmin, que também atua como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, fez essas…

Continuar lendo

Empregos

Jumpark Jundiaí tem vagas de emprego em diversas áreas

Confira as oportunidades e veja como se candidatar

Publicado

em

Por

Pessoas pulando em tatame de borracha
Foto: Divulgação

Jumpark, famoso parque de trampolins de Jundiaí, está com vagas de emprego abertas para diferentes posições. Se você está em busca de uma oportunidade empolgante e dinâmica, confira as vagas disponíveis: Monitor Caixa Manutenção Garçom Limpeza Envie seu currículo para o e-mail [email protected] com o título da vaga desejada no assunto.

Continuar lendo

Concursos

Jundiaí prorroga inscrição para concurso público para área de saúde

O concurso visa contratação de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Médico Psiquiatra Adulto.

Publicado

em

Por

Saiba mais sobre o concurso público (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí prorrogou a data de inscrição do concurso público para a contratação de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Médico Psiquiatra Adulto. Além disso, a gestão retificou a área geográfica da Ponte São João, com a inclusão de mais bairros/ruas. As inscrições vão até o dia 7 de março de 2024 e realizadas exclusivamente…

Continuar lendo

Empregos

Fundo Social de Jundiaí abre vagas de estágio para estudantes de Administração

As vagas de estágio são destinadas para estudantes de nível superior e têm carga horária semanal de 30 horas, bolsa-auxílio e auxílio transporte. Confira.

Publicado

em

Por

Veja como participar do processo seletivo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí abriu vagas de estágio para nível superior na área de Administração em aberto. O processo seletivo prioriza alunos cursando a partir do 3° semestre e, no máximo, penúltimo semestre do ensino superior. O estágio conta com carga horária semanal de 30 horas, bolsa-auxílio e auxílio transporte. O estagiário será responsável pelo atendimento ao…

Continuar lendo
Publicidade