
Deixou para comprar os Ovos de Páscoa no último minuto? Ainda há cuidado para tomar! O Procon traz orientações importantes para os consumidores que estão em busca de ovos de chocolate. Para não cair em golpes e não colocar em risco a saúde de ninguém, há necessidade de se atentar a uma série de detalhes. Confira:
Antes de adquirir o produto, compare os preços, avalie seu orçamento e custos adicionais, como casos de frete de compras online ou deslocamento ao ponto de venda.
Atente-se também às informações dos rótulos: verifique se ele contém identificação do fabricante, data de fabricação e validade, peso, composição, informação de risco à saúde e segurança.
Nos casos de ovos com brinquedos, garanta a presença dos selos de inspeção federal e do Inmetro na embalagem, além da faixa etária do brinquedo. Além disso, tome sempre os cuidados adequados com peças muito pequenas que as crianças pequenas podem engolir.
Caso tenha realizado a compra virtualmente e o produto divirja do escolhido ou chegue até você com “vício” (quebrado ou com defeito), o consumidor tem direito, previsto por lei (Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor), a solicitar a troca ou cancelamento do produto dentro do prazo legal de sete dias após a entrega.
Também é muito relevante que o ponto de venda esteja limpo, sem odores fortes; o local onde os ovos ficam precisa estar longe de produtos de limpeza e apresentar a temperatura adequada (cerca de 18° C), pois ambientes mais quentes podem provocar o derretimento do chocolate.
Não se devem comprar ovos de Páscoa de ambulantes, uma vez que não ficam em condições adequadas de armazenamento.
Anotou as dicas aí? Corre que ainda dá tempo! Boas compras!