Alunos de colégios militares são proibidos de participar de Olimpíada de História
Conecte-se conosco

Educação

Alunos de colégios militares são proibidos de participar de Olimpíada de História

Estudantes atribuem a proibição à tentativa de evitar que eles tenha contato com questões que façam alusão à Ditadura Militar. Campeonato é organizado pela Unicamp

Publicado

em

Atualizado há

Alunos Colégio Militar de Brasília
Alunos do Colégio Militar de Brasília (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)

Os 14 mil alunos do Sistema Colégio Militar foram proibidos de participar da 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.

O motivo é que o Departamento de Educação e Cultura do Exército atribuiu à decisão ao fato do evento “não atender ao interesse da proposta pedagógica do Sistema Colégio Militar”.

De acordo com reportagem do Estadão, representantes tiveram acesso ao conteúdo de algumas questões e consideraram inadequado para seus alunos.

A competição é coordenada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico.

A Olimpíada conta com várias etapas de prova, até a disputa final, que está programada para o segundo semestre, em Campinas.

Ainda de acordo com o Estadão, um dos pontos que desagradaram os militares estava o uso de palavrões em textos das questões.

Opinião dos alunos

A proibição provocou indignação de estudantes. Eles ressaltaram que a medida destoa da conduta adotada nos colégios do sistema, que sempre foi o de incentivo à participação nesse tipo de competição, diz a reportagem do Estadão.

Alunos ainda atribuem a proibição à tentativa do departamento de evitarem que eles tenham contato com questões que façam alusão ao período da Ditadura Militar.

LEIA TAMBÉM:

Professores e alunos protestam contra cortes de Bolsonaro na Educação

Bolsonaro chama manifestantes contra cortes na educação de ‘idiotas úteis’ 

A comunicação foi passada pelos professores e não foi informada qual será a punição para aqueles que desrespeitarem a proibição e participarem das etapas de seleção.

Com informações do Estadão

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo

Educação

Fatecs abrem inscrições para Vestibular do segundo semestre

Interessados em disputar uma das 14.406 vagas em cursos superiores gratuitos em todo o Estado têm até 7 de junho para se inscrever

Publicado

em

Por

Inscrições para o Vestibular das Fatecs devem ser feitas entre 16 de abril e 7 de junho, pela internet. Foto: Roberto Sungi

A inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do segundo semestre começa nesta terça-feira (16) e pode ser feita até 15h de 7 de junho, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. As unidades oferecem cursos de Ensino Superior Tecnológico gratuitos. A prova será aplicada em 30 de junho e o valor da taxa é de R$ 90. O…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área automotiva em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=2

Continuar lendo

Educação

Professores da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí terão capacitação gratuita em STEAM

STEAM é uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os alunos aprendem na prática a solucionar problemas reais.

Publicado

em

Por

As inscrições vão até o dia 30 de abril (Foto: Divulgação/Fundação Siemens)

Professores de ensino fundamental, ensino médio e técnico, da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí, podem se inscrever para o Programa STEAM. O programa é do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com a Fundação Siemens Brasil, e apoio e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O programa gratuito visa capacitar os profissionais…

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos na área de TI

A escola tem vagas para cursos de Python, Microsoft Power Platform, Implantação de serviços de inteligência artificial em nuvem e Implantação de serviços em nuvem.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Veja como participar (Foto: Divulgação/SENAI de Jundiaí)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais na área de TI (Tecnologia da Informação). A escola tem vagas nos seguintes cursos: Fundamentos do Python Carga horária: 30 horas Vagas: 18 Requisitos: Ter no mínimo 14 anos de idade e Ensino Fundamental completo; ter conhecimentos ou experiências anteriores…

Continuar lendo
Publicidade