Doria anuncia que escolas estaduais de SP terão 4 períodos de férias por ano
Conecte-se conosco

Educação Pública

Doria anuncia que escolas estaduais de SP terão 4 períodos de férias por ano

Em vez de um mês de férias no meio do ano, professores e alunos terão, a partir de 2020, apenas 15 dias de descanso no período.

Publicado

em

Atualizado há

Alunos e professores terão pausas ao término de todos os bimestres (Foto: Reprodução/Internet)

O Governador João Doria e os Secretários de Estado da Educação e do Turismo, Rossieli Soares e Vinicius Lummertz, anunciaram, nesta sexta-feira (26) o calendário escolar para 2020. O evento também contou com a presença do vice-presidente regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), Celso Fernando Iversen.

A ideia é que, a partir do próximo ano, as escolas do Estado tenham pausas no meio de cada semestre que poderão ser unificadas aos cronogramas dos 645 municípios paulistas. A mudança foi possível por meio de parceria entre a Undime e a Secretaria da Educação.

A novidade será a introdução de recessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Assim, alunos e professores terão pausas ao término de todos os bimestres – ao final do segundo e do quarto bimestres, as férias estão mantidas.

“Estamos apresentando o novo calendário com oito meses de antecedência, logo, com tempo suficiente para os entendimentos necessários até o início do ano letivo de 2020”, afirmou o Governador.

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. O objetivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias.

Diferentemente de anos anteriores, a Secretaria e a Undime optaram pelo início do ano letivo em uma segunda-feira. O objetivo é facilitar a organização de famílias e equipes escolares para o retorno às aulas.

A iniciativa do Governo Estadual visa também garantir um incremento no turismo do Estado. Em dois novos períodos do ano, abril e outubro, haverá demanda para viagens em família e, no mês de julho, o período de férias será mantido mesmo com a redução de 30 pra 15 dias.

“Essa é uma reforma educacional, mas ela traz benefícios adicionais para a movimentação turística dentro do Estado de São Paulo. Ela barateia os preços do turismo, pois tira a pressão de julho. Baixa o preço, gera empregos e impostos. Essa movimentação abrange 15 milhões de pessoas, aproximadamente”, destacou Lummertz.

Com as interrupções estratégicas no calendário, alunos e professores ganham novo fôlego para manter o ritmo dos estudos sem comprometer o cumprimento dos 200 dias letivos previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

“Esse períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”, destacou Rossieli.

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Por

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a…

Continuar lendo

Educação Pública

Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda

Lula detalhou o programa de incentivo financeiro nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Jovens andando na rua. Projeto Pé de Meia para jovens estudantes de baixa renda do Ensino Médio
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos que cursarem o ensino médio. O decreto com os valores e requisitos para recebimentos foi assinado pelo presidente durante a cerimônia que detalhou. No ato da matrícula no…

Continuar lendo

Educação Pública

Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro

Publicado

em

Por

SISU
Estudantes que fizeram o Enem concorrem a 264.254 vagas (Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil)

Sonhos, expectativas e escolhas. Tudo isso deve vir à tona, entre 22 e 25 de janeiro, para quem deseja ingressar em uma universidade pública no ano que vem. É nesse período que os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas, para o primeiro ou até para o segundo…

Continuar lendo

Educação Pública

Espetáculo para as famílias conclui práticas circenses na Emeb Pedro Raymundo

Publicado

em

Por

O parque da escola transformou-se em picadeiro e ficou lotado com o público especial (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Respeitável público, o ‘Circo do Pedrão’ chegou”. Com uma apresentação animada para os familiares e amigos, as crianças da Emeb Vereador José Pedro Raymundo, na vila Rio Branco, encerraram o projeto com atividades circenses desenvolvido ao longo do ano nas aulas de Educação Física. Realizado com os cerca de 200 alunos dos grupos de 3, 4 e 5 anos da…

Continuar lendo
Publicidade