Connect with us

Educação Pública

Família paga para usar internet do vizinho para crianças estudarem

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que ofereceria internet grátis a alunos e professores.

Published

on

Atualizado há

Aula online
Foto: Reprodução/MCTIC

Sem condições de pagar por um plano de internet, a família da dona de casa Paula Macedo (34), de Manaus, paga um valor simbólico de R$ 20 para o vizinho, que disponibiliza a rede de wi-fi para os filhos de Paula conseguirem estudar.

“Assim que começou a pandemia, expliquei minha situação para a professora. Disse que não tinha TV para meus filhos acompanharem a aula, nem internet”, conta Paula.

Os filhos da dona de casa, Luan (10) e Lucas (16), contam com a ajuda para acessar os conteúdos das aulas pelo WhatsApp. Mas, como nem sempre a velocidade da internet é o suficiente, a professora de Luan também decidiu entregar as atividades impressas, em casa. “A gente quer encontrar mecanismos para chegar até o aluno, mas é difícil. Como exigimos dele em uma situação dessa?”, comenta Ana Rita de Lacerda.

Veto de projeto de acesso gratuito

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente um projeto de lei que garantiria internet grátis para alunos e professores da rede pública do ensino básico no Brasil. O programa, que poderia beneficiar alunos em situação de vulnerabilidade social, como Luan e Lucas, foi negado pelo Presidente da República com a justificativa de que a proposta não apresentava “a estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro, e aumenta a alta rigidez do orçamento, o que dificulta o cumprimento da meta fiscal e da Regra de Ouro”.

A previsão era de um recurso no valor de R$ 3,5 bilhões da União, que levaria internet e equipamentos para a rede pública de ensino e também para estudantes matriculados em escolas nas comunidades quilombolas e indígenas.

A presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, aponta que sempre discutiu sobre a importância do acesso dos alunos à internet. Segundo ela, o direito de internet gratuita ultrapassa as barreiras da pandemia. “É importante democratizar o acesso à internet, estimular o aluno no ambiente digital”.

Deputados tentam agora derrubar o veto de Bolsonaro para levar acesso gratuito para alunos e professores da rede pública.

“É lamentável que o governo federal não tenha uma estratégia definida. Alguns estados como São Paulo e Paraná estão garantindo internet gratuita. Mas isso não é suficiente, porque temos um problema nacional”, comenta Maria Helena.

Principais desafios

De acordo com uma pesquisa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), com apoio do Itaú Social e da Unicef, após ouvir mais de 3,6 mil cidades, a falta de internet e infraestrutura escolas foram apontadas como principais desafios da rede municipal durante a pandemia.

O vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira da Costa, diz que a educação no Brasil carece de um programa nacional, não de ações pontuais. “Os alunos de comunidades vulneráveis e das zonas rurais são os mais prejudicados com a falta de acesso”, disse ao UOL.

O coordenador pedagógico Alcides Neto, de Seabra, Bahia, explica que a região de comunidades indígenas e quilombolas sempre teve condições precárias, mas a pandemia fez com que a desigualdade crescesse ainda mais. Com o objetivo de ajudar a reduzir esse impacto negativo, Neto vai até as casas de cerca de 80 alunos com materiais impressos.

Educação Pública

Instituto Federal Jundiaí abre vagas remanescentes para cursos técnicos gratuitos

Cursos técnicos gratuitos em Administração (EJA) e Comércio. Saiba mais!

Published

on

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Jundiaí, anunciou a disponibilidade de vagas remanescentes para dois cursos técnicos gratuitos, oferecendo uma nova chance para quem busca qualificação e crescimento profissional. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Cursos técnicos gratuitos disponíveis As oportunidades são para os cursos de…

Continue Reading

Educação Pública

Instituto Federal Jundiaí convoca selecionados da 2ª chamada para matrículas do EJA 2025

As inscrições começam nesta segunda-feira, 27 de janeiro, e seguem até dia 30. Saiba mais!

Published

on

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Avançado de Jundiaí, em São Paulo, anunciou a 2ª chamada para a matrícula do EJA 2025, destinado ao curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio. Clique aqui e confira os selecionados! Os selecionados deverão apresentar cópia autenticada do RG ou outro documento com foto, CPF, certidão de nascimento ou casamento,…

Continue Reading
Pular para o conteúdo