Jundiaí incentiva alimentação saudável nas escolas municipais
Conecte-se conosco

Educação Pública

Jundiaí incentiva alimentação saudável nas escolas municipais

Objetivo é desenvolver hábitos saudáveis nas crianças, com oferta de alimentos orgânicos na merenda, atividades físicas, palestras e acompanhamento nutricional

Publicado

em

Alimentação saudável
Emebs de Jundiaí oferecem merenda orgânica (Foto: Divulgação/Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí desenvolveu ações de combate ao sedentarismo e incentivar os hábitos saudáveis, por meio dos programas ‘Enfrentamento à Obesidade Infantil’ e ‘Crescer Saudável’, realizados nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs).

Os programas atendem crianças de todas as faixas etárias do ensino municipal, com oferta de alimentos orgânicos na merenda, atividades físicas, palestras e acompanhamento nutricional a partir da rede de atendimento básico.

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância da oferta de alimentos da horta municipal, Vale Verde, para a alimentação dos estudantes, desde as creches até o ensino fundamental.

“Em 2017 demos início ao ‘Enfrentamento à Obesidade’ e em 2018, o tema passou a ingressar a grade da Escola Inovadora. Neste ano agregamos o programa Crescer Saudável, um braço do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem os mesmos objetivos e atenderá a integralidade dos estudantes com a experimentação de alimentos saudáveis e práticas e atividades físicas, contra o sedentarismo”, explica.

Jundiaí conta com 37 mil estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). O programa ‘Enfrentando à Obesidade’ está sendo implementado em 27 unidades, com mais de 5,4 mil alunos dos 3º e 4º anos, com parceria da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Já o ‘Crescer Saudável’ é desenvolvido em conjunto com as ações do PSE, que atende a 40 unidades, com 10,7 mil alunos, para alunos de todas as faixas etárias.

Outra novidade, neste ano, é a inclusão dos estudantes da Escola Superior de Educação Física (ESEF) que farão trabalhos direcionados para a promoção de atividades físicas.

“Os alunos são replicadores de informações e, em casa, disseminam o conhecimento. O tema não é restrito apenas às unidades dos programas. A orientação sobre alimentação saudável e a ofertas de produtos orgânicos acontecem em toda a rede”, comenta a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques.

LEIA TAMBÉM:

Professora de Jundiaí ganha prêmio com projeto que ensina gentileza a alunos

Crianças aprendem na escola os cuidados para eliminar o mosquito da dengue

Isabela de Paula Samuvetti, de 9 anos, é uma das alunas mais empenhadas nas atividades destinadas à alimentação e cultivo de plantas na horta escolar.

“Comecei a comer ovo, tomate e saladas. Minha mãe já fazia isso, mas eu não gostava. Quando aprendi sobre a importância das hortas, comecei a comer e percebi o quanto é bom para a saúde”, comemora a garota.

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Por

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a…

Continuar lendo

Educação Pública

Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda

Lula detalhou o programa de incentivo financeiro nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Jovens andando na rua. Projeto Pé de Meia para jovens estudantes de baixa renda do Ensino Médio
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos que cursarem o ensino médio. O decreto com os valores e requisitos para recebimentos foi assinado pelo presidente durante a cerimônia que detalhou. No ato da matrícula no…

Continuar lendo

Educação Pública

Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro

Publicado

em

Por

SISU
Estudantes que fizeram o Enem concorrem a 264.254 vagas (Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil)

Sonhos, expectativas e escolhas. Tudo isso deve vir à tona, entre 22 e 25 de janeiro, para quem deseja ingressar em uma universidade pública no ano que vem. É nesse período que os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas, para o primeiro ou até para o segundo…

Continuar lendo

Educação Pública

Espetáculo para as famílias conclui práticas circenses na Emeb Pedro Raymundo

Publicado

em

Por

O parque da escola transformou-se em picadeiro e ficou lotado com o público especial (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Respeitável público, o ‘Circo do Pedrão’ chegou”. Com uma apresentação animada para os familiares e amigos, as crianças da Emeb Vereador José Pedro Raymundo, na vila Rio Branco, encerraram o projeto com atividades circenses desenvolvido ao longo do ano nas aulas de Educação Física. Realizado com os cerca de 200 alunos dos grupos de 3, 4 e 5 anos da…

Continuar lendo
Publicidade