Pais acompanham de perto e aprovam aulas ao ar livre em Jundiaí
Conecte-se conosco

Educação Pública

Pais acompanham de perto e aprovam aulas ao ar livre em Jundiaí

Os responsáveis participaram de atividades da EMEB Aparecido Garcia, no Mundo das Crianças.

Publicado

em

Atualizado há

Nelson da Silva e Vivian Flores acompanharam atividades escolares no Mundo das Crianças - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (22), alguns pais acompanharam uma das aulas ao ar livre da EMEB Aparecido Garcia, do Jardim Martins, no Mundo das Crianças, em Jundiaí. Pelo brilho no olhar dos responsáveis, pareceram aprovar a iniciativa.

Os pais que participaram foram a dona de casa Vivian Flores e o auxiliar de confeitaria Nelson da Silva. Juntos, conheceram de perto a experiência do “desemparedamento” das escolas da região, aplicada pela Prefeitura de Jundiaí. A alternativa permite que as crianças desenvolvam o aprendizado em espaços abertos e juntos da natureza.

“Na Aparecido Garcia, eles já tinham atividades nas áreas externas, na horta e no bosque. Nesse retorno às aulas, verificamos que esses ambientes passaram a ser mais aproveitados, seguindo direitinho os protocolos. Sair da sala de aula está fazendo um grande bem para eles. Meu filho se mostra muito mais empolgado para ir à escola. Agora, com essa visita a esse espaço, ficará ainda mais feliz. Eu estou encantada com esse novo espaço”, comentou Vivian.

“Esse contato com a natureza tem feito muito bem para ele. O Otávio está aprendendo na prática e, com certeza, não vai esquecer”, comentou Nelson, sobre o filho de 9 anos.

De acordo com a professora de Educação Física, Fernanda Mostério, a estratégia de “desemparedamento” trouxe muitos benefícios para os pequenos. “Tenho trabalhado bastante com circuitos, jogos e outros atividades para estimular a questão motora. A resposta tem sido positiva e os alunos estão felizes. Isso é gratificante”, destacou.

Após observar o espaço em visita ao Mundo das Crianças, Fernanda já pensou em novos projetos. “Esse espaço é fantástico. Estou conhecendo as estações e tendo algumas ideias para voltar e trabalhar aqui. Me aguardem”, brincou.

A professora Fernanda já teve mais ideias de atividades para desenvolver no Mundo das Crianças

A professora Fernanda já teve mais ideias de atividades para desenvolver no Mundo das Crianças – Foto: Prefeitura de Jundiaí

Acompanhamento constante

A visita dos alunos da EMEB contou com a presença da gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. De acordo com ela, a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí avalia constantemente a reação das crianças sobre a proposta de “desemparedamento”. As atividades no Mundo das Crianças devem receber acompanhamento a cada 15 dias.

“No Mundo das Crianças, o objetivo é ver como eles interagem com os elementos do espaço, com a natureza, com as atividades culturais ofertadas em um espaço que foi pensado para o desenvolvimento global das crianças. É fundamental acompanhar a evolução física e intelectual dos nossos meninos e meninas, dentro da proposta de Jundiaí”, comentou Vasti.

Além disso, a gestora comenta a importância de os professores, como Fernanda, entenderem corretamente seus papéis durante as visitas. “Ele precisa olhar para os elementos que existem no Mundo e criar as possibilidades de trabalho tanto na escola como em outras áreas desemparedadas”, explicou.

Centros esportivos e praças também estão sendo utilizadas como local para as atividades, oferecendo diferentes estímulos para os alunos, seguindo, claro, todos os protocolos de segurança.

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Por

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a…

Continuar lendo

Educação Pública

Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda

Lula detalhou o programa de incentivo financeiro nesta sexta-feira

Publicado

em

Por

Jovens andando na rua. Projeto Pé de Meia para jovens estudantes de baixa renda do Ensino Médio
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos que cursarem o ensino médio. O decreto com os valores e requisitos para recebimentos foi assinado pelo presidente durante a cerimônia que detalhou. No ato da matrícula no…

Continuar lendo

Educação Pública

Inscrições para o Sisu começam dia 22 e vão até 25 de janeiro

Publicado

em

Por

SISU
Estudantes que fizeram o Enem concorrem a 264.254 vagas (Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil)

Sonhos, expectativas e escolhas. Tudo isso deve vir à tona, entre 22 e 25 de janeiro, para quem deseja ingressar em uma universidade pública no ano que vem. É nesse período que os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas, para o primeiro ou até para o segundo…

Continuar lendo

Educação Pública

Espetáculo para as famílias conclui práticas circenses na Emeb Pedro Raymundo

Publicado

em

Por

O parque da escola transformou-se em picadeiro e ficou lotado com o público especial (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Respeitável público, o ‘Circo do Pedrão’ chegou”. Com uma apresentação animada para os familiares e amigos, as crianças da Emeb Vereador José Pedro Raymundo, na vila Rio Branco, encerraram o projeto com atividades circenses desenvolvido ao longo do ano nas aulas de Educação Física. Realizado com os cerca de 200 alunos dos grupos de 3, 4 e 5 anos da…

Continuar lendo
Publicidade