Escola de Jundiaí cola frases no chão e na parede para incentivar alunos em dia de prova
Connect with us

Educação

Escola de Jundiaí cola frases no chão e na parede para incentivar alunos em dia de prova

Intuito é inspirar os alunos e mostrar que eles são capazes de conquistar tudo aquilo que eles desejam!

Published

on

Atualizado há

Escola de Jundiaí cola frases no chão e na parede para incentivar alunos
Mensagens de incentivo estão por todos os corredores do prédio escolar (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

Os educadores da Escola La Fontaine, de Jundiaí, tiveram uma ideia inspiradora para incentivar os alunos durante a semana de provas: eles colaram adesivos com frases pelo chão da escola, com frases que visam inspirar os alunos e mostrar que são capazes.

“Nós quisemos mostrar que eles têm capacidade. Esses alunos não imaginam ainda, mas eles vão longe. Nós queremos plantar uma semente para que eles se valorizem, para que eles saibam que podem realizar tudo aquilo que eles mais querem”, conta a coordenadora do Fundamental I, Maria de Lurdes Quinelato.

A iniciativa alcançou todos os alunos da escola: dos menores até o Ensino Médio. De acordo com a coordenadora, muitos alunos relataram que se sentiram mais confiantees durante a prova após as mensagens. “Eles se sentiram mais incentivados a estudar, a dar o melhor deles. Mas as mensagens não são só para a prova, são para a vida”, continua Maria de Lurdes.

Pelo chão, os alunos puderam ler frases como ‘faça seu melhor’, ‘você é incrível’ e ‘você pode muito mais’, dentre muitas outras, espalhadas por todo  o prédio escolar.

E o incentivo também foi muito válido para a pequena Sophia Vansan, de 8 anos. Além dos adesivos no chão, os alunos da sua sala foram surpreendidos com bilhetinhos colados na prova pela professsora de matemática. “Senti alegria quando vi”, relata a pequena, afirmando que se sentiu mais confiante para a prova.

Pequena Sophia colou adesivo de post-it que a professora colocou em sua prova no caderno. “Senti alegria quando vi”, disse ela (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

Além disso, a escola também promoveu um trabalho mútuo entre alunos do fundamental e médio. Os pequenos recortaram rostos de pessoas que encontraram em revistas e os maiores escreveram frases de incentivo em balões, como se tivessem sido ditas por essas pessoas. Todos os rostos e frases foram colados pelas paredes da escola, para incentivar ainda mais os que passam por ali.

Pelos murais, também figuram frases sobre o que é ser gentil, solidário e humilde. Os alunos também pintaram desenhos como se fossem eles mesmos e escreveram, logo abaixo, tudo aquilo que eles têm de melhor, como forma de reconhecerem as próprias qualidades. “Sou verdadeiro”, diz desenho do aluno Pietro. Já a aluna Gabriela se considera “autêntica”, como escreveu em seu desenho.

Pietro e Gabriela escrevem sobre aquilo que mais gostam em si mesmos: “Eu sou verdadeiro” e “Sou autêntica” foram as qualidades escolhidas (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

 

Um mural também conta com frases sobre o que é ser humilde, gentil e solidário: “Ser humilde é ser modesto”, diz mensagem (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

O projeto

As frases de incentivo fazem parte de um projeto pedagógico que está sendo realizado pela escola desde o início do ano. Os alunos de todas as séries estão trabalhando, dentro de todas as disciplinas, o livro ‘Empreendedorismo e Projeto de Vida’, que visa abordar diversas competências para além do conteúdo curricular em sala de aula.

O livro é separado em três módulos: ‘Descobrindo a si mesmo’, ‘Aprendendo sobre os trabalhos e as profissões’ e ‘Descobrindo a vida financeira’. Cada assunto é dividido em textos, fábulas, jogos e imagens, tudo de forma lúdica. Todo o livro é didivido entre os professores, de forma que todas as disciplinas trabalhem os assuntos em sala de aula.

Para colocar em prática o módulo de educação financeira, a escola fez uma poupança para as crianças do quarto ano. Com a quantia que os alunos guardam, eles vão para a KidZânia, a Cidade das Profissões, que fica em São Paulo.

“Nesse lugar eles vão ‘trabalhar e receber’, podendo gastar nas atividades dentro do passeios. É uma forma de educar essas crianças financeiramente, fazer eles se questionarem: ‘Será que preciso gastar toda a mesada que recebo? Como eu posso guardar um pouco?’. É também uma forma de mostrar a diferença entre consumo e consumismo”, continua Maria de Lurdes.

Para ela, o papel da escola vai além de educar e deve também servir como um espaço em que se forma cidadãos conscientes. “Durante o livro nós trabalhamos o amor, a honestidade, a cooperação, a simplicada, a paz… Enfim, uma série de conceitos que vamos desenvolvendo em todos os alunos. Precisamos fazer com que as crianças se acostumem com essas palavras e coloquem esses conceitos cada vez mais em prática. Esse é o nosso objetivo”, finaliza a coordenadora.

Educação

Senac Jundiaí oferece mais de 700 vagas gratuitas em cursos técnicos e livres

Entre os cursos que terão bolsas de estudos estão os Técnicos em Administração, Logística, Design Gráfico e Massoterapia, além de cursos livres de DJ, Estratégias de Venda para Moda entre outros.

Published

on

Senac Jundiaí
O Senac Jundiaí fica na Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista (Foto: Senac Jundiaí)

O Senac Jundiaí oferece mais de 700 vagas de bolsas de estudo 100% gratuitas para cursos técnicos e livres na unidade. As vagas são destinadas a pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos por pessoa. São cursos técnicos e livres com materiais didáticos inclusos, concedidos por meio do Programa Senac de Gratuidade. Entre os cursos técnicos que…

Continue Reading

Educação

Governo de SP abre mais de 2.800 vagas para cursos gratuitos online para jovens

Há vagas para cursos de Excel, Marketing Digital e Vendas, Ajudante de Logística, Assistente Financeiro, Gestão de Pequenos Negócios e Pacote Office 2019. Saiba mais.

Published

on

Computador com site do Governo de SP aberto em página de cursos gratuitos
O programa Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego é direcionado a jovens de 16 a 24 anos (Foto: Gastão Guedes)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e outras instituições de ensino, está com inscrições abertas para mais de 2.800 vagas em cursos gratuitos online. Os cursos fazem parte do programa Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego, que é direcionado a jovens de 16 a 24 anos,…

Continue Reading

Educação

EMEB e APAE de Jundiaí promovem atividade para celebrar a diversidade

A visita dos alunos da EMEB à APAE de Jundiaí tinha como objetivo proporcionar troca de vivências e a desmistificação de questões relacionadas aos estudantes com deficiência.

Published

on

Alunos de EMEB e da APAE de Jundiaí
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

Na última quinta-feira (27 de junho), a EMEB Dr. José Romeiro Pereira e a Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí se uniram para promover uma atividade interativa envolvendo seus alunos. O objetivo principal da iniciativa era proporcionar um espaço para a troca de vivências e a desmistificação de questões relacionadas aos estudantes com deficiência, criando uma experiência enriquecedora…

Continue Reading

Educação

Jovens de Jundiaí transformam crise da reciclagem de papelão em soluções sustentáveis

O Encontro Interdisciplinar de Talentos Administrativos reuniu alunos do Senac Jundiaí e da Escola Estadual Benedita Arruda para uma semana de aprendizado e integração.

Published

on

Jovens de Jundiaí transformam crise da reciclagem de papelão em soluções sustentáveis
Foto: Arquivo Pessoal/José Braga

Os alunos do Senac Jundiaí e da Escola Estadual Benedita Arruda participaram do Encontro Interdisciplinar de Talentos Administrativos, um evento que marcou uma semana de intenso aprendizado e integração em torno de um tema crucial: a crise da reciclagem de papelão no Brasil. A primeira edição do EITA reuniu estudantes de ambas as instituições em uma jornada colaborativa com o…

Continue Reading

Educação

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Vestibular 2025

A Faculdade de Medicina de Jundiaí anunciou 120 vagas para o curso de Medicina para o período diurno e integral.

Published

on

Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Divulgação/Faculdade de Medicina de Jundiaí

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025 do curso de Medicina. São oferecidas 120 vagas para o período diurno e integral, em uma única turma. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, no Portal da Fundação Vunesp, entre as 10h do dia 19 de junho e as 23h59 do dia 27 de…

Continue Reading