Alunos da rede municipal de Jundiaí fazem plantio de árvores
Connect with us

Escola Inovadora

Alunos da rede municipal de Jundiaí fazem plantio de árvores

Estudantes da Emeb Flávio D’Angieri fizeram o plantio de 34 mudas de árvores nativas da região

Published

on

Alunos da rede municipal
As amigas Maria Vitória da Silva e Adrielli Franco se empolgaram com a visita e plantio (Foto: Divulgação/Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí deu início no Dia Mundial do Meio Ambiente, com a ampliação do projeto ‘Guardiões das Águas’, que trata de apresentar o tema para 1,2 mil alunos de 15 escolas municipais.

Na última quarta-feira (05), 30 alunos da Emeb Flávio D’Angieri, fizeram plantio de 34 mudas de árvores nativas da região. A atividade faz parte do currículo educacional do Programa Escola Inovadora.

As amigas Yasmin Martins e Gabrielly Cristina do Carmo se empenharam em plantar corretamente a muda escolhida. “É muito importante conhecer como é que a água chega até a nossa casa. Esse passeio mostra o rio Jundiaí Mirim, que recebe as águas das nascentes e leva para a represa. As árvores são importantes para a produção e proteção das águas”, comenta Yasmin, enquanto acertava a muda no local, com colocação de adubos e terra.

Maria Vitória da Silva e Adrielli Franco também se empenharam em plantar a muda em área no Parque da Cidade. “Eu já tinha plantado árvores antes, mas essa é diferente, pois estamos sabendo a importância delas para o meio ambiente e para a água”, explica Maria Vitória.

LEIA TAMBÉM:

DAE leva educação ambiental para alunos da rede municipal na Semana do Meio Ambiente

Mata Ciliar realiza atividades com alunos do ensino fundamental

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Walkíria Plaza Nunes, o projeto ‘Guardiões das Águas’ é realizado em parceria com a DAE e até o ciclo anterior, atendia apenas três escolas da região do Caxambu.

“Agora ampliamos o trabalho para mais 15 escolas, com a apresentação de todo o traçado que a água de Jundiaí, com visita ao rio Jundiaí Mirim – que abastece a cidade – e a represa de acumulação – antes de chegar à torneira da casa das crianças. O assunto foi incluído no cronograma pedagógico das crianças entre 9 e 10 anos para que elas tenham conhecimento sobre as nascentes – inclusive as próximas das escolas, por meio de mapas -, o trajeto da água, a represa de acumulação e o caminho até o tratamento da água”, explica a coordenadora, lembrando que 1.280 alunos fazem parte do projeto.

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito, onde crianças poderão aprender o conceito básico da programação.
Sesi Jundiaí abre vagas para crianças que não fazem parte da Rede SESI-SP (Foto: Karim Kahn/SESI/SP)

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Published

on

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo