Alunos, pais e professores terão aulas de educação financeira em Jundiaí
Connect with us

Escola Inovadora

Alunos, pais e professores terão aulas de educação financeira em Jundiaí

Parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Bradesco vai contemplar 4,1 mil estudantes de 48 escolas municipais

Published

on

Atualizado há

educação financeira Escola Inovadora Jundiaí
Projeto foi lançado ontem (9) e faz parte do Escola Inovadora

Com o objetivo de despertar o pensamento financeiro consciente,  o Projeto Semear de Educação Financeira chega a Jundiaí, contemplando, a partir deste mês, cerca de 4.100 estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de 48 escolas municipais, além de professores e pais dos alunos envolvidos.

Dentro do  Escola Inovadora, o projeto visa fortalecer os aspectos social e emocional para tomadas de decisões acertadas, formando cidadãos responsáveis a partir de um planejamento sustentável.

A iniciativa é possível por meio de uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Bradesco, sem custos para o Município.

Durante o lançamento oficial do projeto, na tarde desta quinta-feira (09) na Emeb Ivo de Bona, no Residencial Almerinda Chaves, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou os diferenciais do projeto.

“Estamos cuidando da base, ajudando a formar adultos mais conscientes no que se refere ao planejamento financeiro familiar. Estamos plantando agora um conhecimento que terá reflexos muito importantes no futuro”, disse.

O projeto tem como objetivo enriquecer a grade curricular das crianças do ensino fundamental com conceitos importantes para a vida.

Para a gestora da Unidade de Gestão e Educação, Vasti Marques, a proposta contribuirá com as necessidades da família brasileira.

“Trabalhar com a Educação Financeira está dentro dos conteúdos da Base Nacional Curricular Comum. Nós acreditamos que disseminar o tema entre os professores, as crianças e as famílias dos estudantes faz com que tenhamos a propriedade de fazer com que as pessoas entendam a relevância das finanças da família, não apenas no contexto escolar, mas também na sociedade. A iniciativa é interessante porque vai propiciar a todos autonomia financeira para viver melhor e concretizar as necessidades familiares”, pontuou.

LEIA MAIS 

Alunos da Emeb do Fazenda Grande recebem atividades do programa ‘Educavi’

Professora de Jundiaí cria projeto que trabalha autoestima e superação em alunos carentes

Para o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o projeto é de extrema relevância pela atuação em 360 graus, ou seja, atinge todo o universo escolar (direção, coordenação pedagógica, educadores e alunos) até os pais dos estudantes envolvidos, principalmente numa época de crise financeira.

“É fundamental que, no futuro, tenhamos cidadãos mais conscientes de sua participação na construção de um bom governo e de uma boa cidade. Ao pagar o IPTU, por exemplo, que se tenha a consciência de que este imposto ajuda a financiar as despesas em áreas estratégicas para o desenvolvimento, como a educação e a saúde”, completou.

A iniciativa recebeu apoio dos pais e professores da rede municipal. Mãe da pequena Giulia Cristina, de 8 anos, Karina Aparecida Domingos Guido disse que já conversa sobre dinheiro com sua filha, mas o auxílio da escola será fundamental para que a pequena entenda a importância do planejamento financeiro.

“Às vezes, no supermercado, explicamos para ela que não dá para comprar algo porque está muito caro e ela nem sempre aceita muito bem a negativa. Acredito que isso vá mudar com a participação nesse programa”, afirmou.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Published

on

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continue Reading

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Published

on

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continue Reading

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Published

on

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continue Reading

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Published

on

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continue Reading