Jundiaiense destaque em Olimpíada de Astronomia estuda mais de 15 horas por dia
Conecte-se conosco

Educação

Jundiaiense destaque em Olimpíada de Astronomia estuda mais de 15 horas por dia

Giovanna também participou de outras competições nacionais conquistando 15 medalhas de ouro, prata e bronze

Publicado

em

Atualizado há

Com bronze em Astronomia, jundiaiense pretende ser engenheira mecânica
Jundiaiense destaque em Olimpíada de Astronomia estuda mais de 15 horas por dia (Foto: Arquivo Pessoal)

No dia 10 de agosto, a jundiaiense Giovanna Girotto, de 16 anos, representou o Brasil na Olimpíada de Astronomia e Astrofísica (IOAA) em Keszthely, na Hungria, ficando com medalha de bronze. E para alcançar este resultado, ela contou ao Tribuna de Jundiaí que estudou cerca de 15 horas por dia. 

Giovanna competiu com 254 estudantes de 47 países. “Quando fui chamada para receber o prêmio, senti uma felicidade enorme, um sentimento de que todo meu esforço valeu a pena”, afirma. 

Ela também revelou que não esperava ganhar a medalha, mas que sonhava com ela. “Achava que não chegaria até lá”, conta a jovem que dedicou suas tardes e fins de semana para estudar astronomia e astrofísica.

Rotina e dedicação

Giovanna começou a participar de olimpíadas de física e matemática estadual e nacional em 2016. Hoje, ela acumula um total de 15 medalhas de ouro, prata e bronze. 

A jovem, que estuda no Colégio ETAPA, em Valinhos (SP), explica que tem provas todos os dias e isso acaba exigindo uma organização de estudo durante o ano todo. 

Então, ela frequentava a escola de manhã, no período da tarde se dedicava à astronomia e de noite estudava para as provas do colégio. “No fim, eu estudava todos os dias, o dia inteiro”.

A estudante conta que antes da competição, ela participou de três treinamentos em Vinhedo (SP), com duração de uma semana, ministrados por astrônomos brasileiros. O terceiro, já com a equipe formada, contou com aulas e simulados, além da ajuda de ex-olímpicos. 

Além dos treinamentos, Giovanna recebia uma lista de exercícios semanais e também estudava através de livros de graduação e provas anteriores, inclusive provas de olimpíadas russas, britânicas, americanas e tailandesas.

Giovanna também explica que olimpíadas internacionais costumam exigir um nível maior de dificuldade. “Com certeza a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica foi a mais difícil dentre as que eu participei”, salienta. 

Quando questionada que carreira pretende seguir, a estudante diz que quer ser engenheira mecânica e seguir na área de astronomia.

Educação

SENAI-SP oferece pós-graduação em Usinagens Especiais, em Jundiaí

O curso capacita especialistas com tecnologias disponíveis no mercado, para manufatura de peças, através de programas integrados de CAD/CAM.

Publicado

em

Por

Os interessados devem ter concluído o ensino superior. O curso de pós-graduação em Usinagens Especiais tem duração de 18 meses (Foto: Divulgação)

O SENAI-SP está ofertando o curso de pós-graduação em Usinagens Especiais, na cidade de Jundiaí. A formação visa suprir o mercado de trabalho, tanto na área da indústria como na área acadêmica, formando especialistas com uma visão atualizada das tecnologias disponíveis no mercado, para manufatura de peças. Por meio de programas integrados de CAD/CAM, que são softwares para projeto e…

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos na área de TI

A escola terá cursos sobre Cibersegurança, Python, Google Cloud, AWS Cloud, Microsoft Power Plataform, Programação Oracle e Power BI. Confira.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
As vagas são limitadas. Veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai Jundiaí)

O Senai Jundiaí está com inscrições abertas para cursos gratuitos e presenciais na área de Tecnologia da Informação. A escola terá cursos sobre Cibersegurança, Python, Google Cloud, AWS Cloud, Microsoft Power Plataform, Programação Oracle e Power BI. Confira: Cibersegurança na nuvem O curso de Aperfeiçoamento Profissional de Cibersegurança na Nuvem foca na aplicação de procedimentos e configurações de segurança. A…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação

Senac Jundiaí anuncia 1.800 bolsas de estudos e 40 novos cursos para 2024

Até o fim do ano, o Senac Jundiaí oferecerá mais de 1.800 bolsas de estudo 100% gratuitas; somente neste primeiro trimestre, são mais de 500. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Senac Jundiaí
O Senac Jundiaí fica na Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista (Foto: Divulgação/Senac Jundiaí)

Até o fim do ano, o Senac Jundiaí ofertará mais de 1.800 bolsas de estudo 100% gratuitas. Apenas neste primeiro trimestre, serão mais de 500 vagas. As vagas levam em conta todos os cursos do Senac Jundiaí. Entre eles, 40 capacitações inéditas nas áreas de design, artes e arquitetura, comunicação, eventos, fotografia, gestão e negócios, moda, saúde e bem-estar e…

Continuar lendo

Educação

Cursinho da Faculdade de Medicina de Jundiaí está com inscrições abertas

O Cursinho Pré-Vestibular gratuito está com inscrições abertas para estudantes de baixa renda interessados em ingressar no ensino superior.

Publicado

em

Por

Cursinho da Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Faculdade de Medicina de Jundiaí

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) abriu as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito. Os interessados têm até 26 de fevereiro de 2024 para se inscrever através do formulário disponível nas redes sociais @projeto_sirius ou @medicinajundiai. A FMJ oferece 40 vagas. O Projeto Sirius é um cursinho popular que oferece uma oportunidade completamente gratuita para quem não têm recursos…

Continuar lendo
Publicidade