Professora e aluno criam cursinho gratuito para estudantes em Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Educação

Professora e aluno criam cursinho gratuito para estudantes em Várzea Paulista

Projeto conta com 35 voluntários que ministram oficinas para os jovens

Publicado

em

Atualizado há

Cursinho para Todos já ajudou mais de 50 alunos (Foto: Facebook/ Cursinho para Todos)

A professora e psicopedagoga, Cibele Melo, junto com o ex-aluno gremista, Matheus Sene, hoje estudante de enfermagem, desenvolveram em 2017 na Escola Estadual Professor Nathanael Silva, em Várzea Paulista (SP), o ‘Cursinho para Todos’, projeto que prepara alunos da rede pública para vestibulares.

Cibele contou ao Tribuna de Jundiaí, que o projeto foi inspirado na iniciativa de um professor voluntário de sociologia, Edilson Timóteo, que promoveu um cursinho livre – não existe chamada ou inscrição – aos alunos da rede pública na Escola Georgina Helena Fortarel, em Campo Limpo Paulista (SP), por meio do programa ‘Escola da Família’.

Ela que ministrou uma aula a pedido do professor disse que saiu “encantada” e decidida a fazer algo igual ou parecido em Várzea Paulista. “Eu amei a ideia! E, assim, poderia ajudar várias pessoas que não tem condições de pagar um cursinho”, afirma a professora.

Projeto ganha vida

No começo de 2017, Cibele decidiu compartilhar a novidade com o aluno que fazia parte do grêmio da Escola Estadual Mitiharu Tanaka, Matheus. “Liguei pra ele expliquei o projeto. No mesmo dia, ele conversou com o responsável pelo programa Escola da Família (que visa desenvolver trabalhos voluntários) da Escola Nathanael e marcou uma reunião para negociar uma sala”, recorda.

“O objetivo do projeto é quebrar os padrões de desigualdade com a educação e ajudar o estudante do ensino médio chegar ao ensino superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, detalha Matheus.

Assim, surgiu o ‘Cursinho Popular Livre’, que funcionaria igual ao projeto que serviu de inspiração para Cibele, sem inscrição e sem chamada. Mas, ao longo das aulas foi possível notar a falta de comprometimento de alguns alunos e o sistema teve que ser alterado, passando a ser o ‘Cursinho para Todos’, que tem um processo seletivo.

Atualmente, o projeto conta com 35 voluntários que fazem oficinas que servem de apoio para o aluno, como, por exemplo, de escrita, ciências, química, sociologia, entre outras. Além disso, os alunos fazem visitas em laboratórios, museus e institutos de São Paulo.

As aulas são ministradas aos sábados na ONG (Organização Não Governamental) Reviva, localizada na Rua Potiguara, 242, Vila Tupi, Várzea Paulista, e na UNIFACCAMP (Centro Universitário de Campo Limpo Paulista), que fica na Rua Guatemala, 167, Jardim América.

Realização

Para a Professora Cibele, o projeto veio para reduzir a desigualdade social em que vivemos. “Queremos que os nossos alunos de escolas públicas tenham as mesmas oportunidades de estudantes das escolas particulares e, assim, reduzir a desigualdade”.

No primeiro ano de projeto, 50 alunos participaram do ‘Cursinho para Todos’, no segundo ano, o número aumentou para 80, e, neste ano, 100 alunos estão escritos no projeto, todos da rede pública.

“Minha satisfação é ver o resultado do meu trabalho, ver que um aluno que estava desacreditado conseguiu entrar em universidade”, revela a professora.

Matheus, que participou do projeto no primeiro ano e que hoje é um dos responsáveis, diz que está satisfeito com o crescimento do projeto. “Tenho um sentimento de gratidão por eles lutarem pelo próprio futuro e vencendo a desigualdade com a educação”, finaliza.

Mais informações sobre inscrições, oficinas e voluntários, acesse: https://cursinhoparatodos.tk.

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo

Educação

Fatecs abrem inscrições para Vestibular do segundo semestre

Interessados em disputar uma das 14.406 vagas em cursos superiores gratuitos em todo o Estado têm até 7 de junho para se inscrever

Publicado

em

Por

Inscrições para o Vestibular das Fatecs devem ser feitas entre 16 de abril e 7 de junho, pela internet. Foto: Roberto Sungi

A inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do segundo semestre começa nesta terça-feira (16) e pode ser feita até 15h de 7 de junho, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. As unidades oferecem cursos de Ensino Superior Tecnológico gratuitos. A prova será aplicada em 30 de junho e o valor da taxa é de R$ 90. O…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área automotiva em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=2

Continuar lendo

Educação

Professores da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí terão capacitação gratuita em STEAM

STEAM é uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os alunos aprendem na prática a solucionar problemas reais.

Publicado

em

Por

As inscrições vão até o dia 30 de abril (Foto: Divulgação/Fundação Siemens)

Professores de ensino fundamental, ensino médio e técnico, da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí, podem se inscrever para o Programa STEAM. O programa é do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com a Fundação Siemens Brasil, e apoio e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O programa gratuito visa capacitar os profissionais…

Continuar lendo
Publicidade