Secretários de Saúde pedem o adiamento das provas do Enem 2020
Conecte-se conosco

Educação

Secretários de Saúde pedem o adiamento das provas do Enem 2020

Exame Nacional do Ensino Médio está marcado para começar neste domingo (17).

Publicado

em

Aplicativo do Inep para o Enem 2020.
Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) aprovou a posição conjunta que defende o adiamento do Enem, que está marcado para começar neste domingo (17). De acordo com o pedido, dirigido ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a solicitação é de adiar as provas em razão às condições atuais da pandemia no Brasil.

“Apesar dos jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis”, diz a carta assinada pelo presidente do Conass, Carlos Lula (secretário do Maranhão).

No entanto, nesta terça-feira (12), a Justiça Federal de São Paulo negou o pedido para adiar o Enem 2020. Assim, as datas de realização da prova continuarão marcadas para o dia 17 e 24 de janeiro (com as versões impressas).

Segundo a decisão, no caso de uma cidade ter casos elevados de contaminação, o que justificaria medidas severas de restrição de circulação, as autoridades locais devem impedir a realização da prova. Dessa forma, no caso disso acontecer, o Inep deverá reaplicar o exame.

“Não é adequado realizar um exame nacional destas proporções num contexto de alta transmissão da doença [Covid-19] e em realidades tão assimétricas no país. Todos os estados possuem regiões de alta transmissão”, disse Nésio Fernandes de Medeiros Junior, secretário estadual de Saúde do Espírito Santo. “Cada estado possui protocolos específicos para realização de atividades escolares, o Inep [organizador da prova] deveria ter condições de adaptar-se a essas normas. Não sendo possível, o único caminho é adiar o exame. Estamos na véspera de iniciar a vacinação no país”, complementou.

A Defensoria Pública da União já recorreu da determinação.

Participação no Enem

As provas do Enem levarão 5,78 milhões de participantes em circulação pelo Brasil. No total, o exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país.

De acordo com o Inep, o balanço com as cidades que terão o Enem será divulgado apenas após a aplicação da prova. O estado de São Paulo é o que tem o maior número de inscritos (910.482). Em seguida, Minas Gerais (577.227) e Bahia (446.978).

Originalmente, a prova aconteceria em novembro do ano passado, mas por causa da pandemia, precisou mudar de data.

Nesta terça-feira, a média móvel de casos de Covid-19 no Brasil voltou a bater recorde. Além disso, há cinco dias, nenhum estado do país apresenta queda nas mortes pela doença.

Especialistas

De acordo com Márcio Sommer Bittencourt, da Clínica Epidemiológica do Hospital Universitário da USP, o risco de transmissão com “pessoas em silêncio, usando máscara, com distanciamento e janelas abertas poderia ser considerado moderado” nas condições anunciadas pelo Inep.

Segundo ele, a decisão é muito complicada. “Mas acho que estamos fazendo o exame no pior momento da pandemia no Brasil. Está pior do que na data em que foi adiado [maio do ano passado]”.

Enquanto isso, para o infectologista,

Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, “o risco de transmissão nesse cenário é mínimo, porque a possibilidade de disseminação de gotículas é praticamente zero. Não há comunicação oral nem contato físico durante a permanência nas salas”.

Além disso, Suleiman ressalta que a atenção especial é para a entrada e saída das provas, evitando aglomerações. “O ponto central é que, se o processo seguir rigorosamente protocolo de segurança, estaremos executando a flexibilização de maneira correta.”
Com informações do G1.

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo

Educação

Fatecs abrem inscrições para Vestibular do segundo semestre

Interessados em disputar uma das 14.406 vagas em cursos superiores gratuitos em todo o Estado têm até 7 de junho para se inscrever

Publicado

em

Por

Inscrições para o Vestibular das Fatecs devem ser feitas entre 16 de abril e 7 de junho, pela internet. Foto: Roberto Sungi

A inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do segundo semestre começa nesta terça-feira (16) e pode ser feita até 15h de 7 de junho, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. As unidades oferecem cursos de Ensino Superior Tecnológico gratuitos. A prova será aplicada em 30 de junho e o valor da taxa é de R$ 90. O…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área automotiva em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=2

Continuar lendo

Educação

Professores da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí terão capacitação gratuita em STEAM

STEAM é uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os alunos aprendem na prática a solucionar problemas reais.

Publicado

em

Por

As inscrições vão até o dia 30 de abril (Foto: Divulgação/Fundação Siemens)

Professores de ensino fundamental, ensino médio e técnico, da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí, podem se inscrever para o Programa STEAM. O programa é do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com a Fundação Siemens Brasil, e apoio e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O programa gratuito visa capacitar os profissionais…

Continuar lendo
Publicidade