Festival de música clássica inaugura espaço cultural na Serra do Japi
Conecte-se conosco

Acontece

Festival de música clássica inaugura espaço cultural na Serra do Japi

1º Festival Concertos na Serra reunirá, no coração da Serra do Japi, natureza, história, preservação ambiental, música e artes cênicas, com oito apresentações neste mês de março. Confira a programação

Publicado

em

Festival Concertos na Serra. (Foto: Divulgação/João Caldas)
Programação inicia nesta quinta (11) com a Capela Ultramarina - Fábio Vianna Peres. (Foto: Divulgação/João Caldas)

A Igreja Santa Clara, construção de 1917 e tombada pelo Patrimônio Histórico, será cenário para uma série de recitais de música clássica do 1º Festival Concertos na Serra, que unirá no coração da Serra do Japi, natureza, história, preservação ambiental, música e artes cênicas.

Serão oito apresentações musicais pensadas especialmente para o recém-criado Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente. Toda transmissão será online e gratuita via Youtube pelo link abaixo. O Festival acontecerá em duas semanas, de 11 a 14 e março e de 18 a 21 de março, de quinta a sábado, 20h e domingo, 17h. 

 Link para assistir o 1º Festival Concertos na Serra: https://www.youtube.com/channel/UCbTCV8eERVkqleDjtYjdgQQ.

O Festival Concertos na Serra é uma iniciativa de pessoas que dedicam suas vidas intensamente às artes e convidam o público a mergulhar, a partir de suas casas, nesse ambiente cheio de história, sons e natureza em que vai se transformar a Igreja de Santa Clara nessas duas semanas. A programação foi escolhida cuidadosamente pela maestrina Claudia Feres. 

Festival Concertos na Serra. (Foto: Divulgação/João Caldas)

Gabriel Marin e Neymar Dias se apresentam neste sábado (13). (Foto: Divulgação/João Caldas)

Iniciativa do Concertos na Serra

A ideia de criar no local um espaço cultural, por iniciativa dos atores e diretores teatrais Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, vem ao encontro da trajetória de 50 anos da Escola de Música de Jundiaí, representada pela maestrina Claudia Feres, curadora e diretora artística do festival, que assina ainda a direção geral e a concepção. A direção cênica do festival é de Carla Candiotto e a gestão do projeto é do músico e cantor Fábio Vianna Peres, que integra a programação. Completam a equipe de criativos Marco Lima na direção de arte e Wagner Freire na iluminação.

“Os gestores do Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, me convidaram para idealizar projetos musicais para o espaço. Comecei a elaborar alguns quando surgiu o Proac Expresso LAB, permitindo que realizássemos o 1º Festival Concertos na Serra em parceria com EMJ”, conta Cláudia.

Para dar corpo ao projeto musical, a curadora e diretora artística incluiu na ficha técnica direção cênica, iluminação e direção de arte, respectivamente, Carla Candiotto, Wagner Freire e Marco Lima. “Acredito que estes profissionais irão trazer um olhar para a cena de música de concerto muito diferente do que estamos acostumados. Geralmente temos esses profissionais em óperas, mas não em concertos camerísticos”, comenta Claudia.

Espaço Japi

O centro cultural é um conjunto arquitetônico formado pela igreja e pelas instalações da antiga escola EMEB prof. José Flávio Martins Bonilha, ambas de propriedade da associação dos amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassú e Paiol Velho, na Serra do Japi, em Jundiaí. O Espaço Japi agrega ao bairro Santa Clara um dimensão cultural e artística que busca valorizar sua importância histórica e ambiental para a região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

Rodrigo Matheus adianta que está nos planos apresentar sessões de cinema na parede externa da igreja, ao redor de um jardim de primaveras, além de atividades como cursos, oficinas de fotografia ecológica e de edição de vídeo para redes sociais e palestras, entre outros eventos, inspiradas na questão da preservação do meio ambiente e em temas importantes para a comunidade.

“Queremos programar um festival de teatro infantil, temporadas de espetáculos de nossas companhias (a Candiotto Produções e a Circo Mínimo) e de outros grupos. Em cinema, pensamos em realizar ciclos de ciclos de cinema mudo, com Chaplin, Buster Keaton e O Gordo e o Magro. Além de uma série de humoristas britânicos, como Monty Python.”

As primeiras peças a serem apresentadas no local serão Simbad, o Navegante e Momo, o Senhor do Tempo, respectivamente, com os grupos de Rodrigo e Carla. Já confirmado na programação está também o festival de peças do grupo de teatro de Jundiaí, o Catarsis.

Programação 

Quinta-feira, 11/03, 20h

Capela Ultramarina – Fábio Vianna Peres, “Cantar Camões”

Participação do ator Roney Facchini na leitura de sonetos e outros poemas de Camões entre uma e outra canção interpretada por Fábio.

Sexta-feira, 12/03, 20h

Duo Bico de Pena

Renato Camargo – flauta e Angelique Camargo – violoncelo

Sábado, 13/03, 20h

Grabriel Marin e Neymar Dias – viola e viola caipira

Domingo, 14/03, 17h

Heloisa Meireles, violoncelo

Quinta-feira, 18/03, 20h

Trio Madera – cordas

Mayra Pezzutti – violino, Renato Bandel – viola e Denise Ferrari – violoncelo

Sexta-feira, 19/03, 20h

Duo Lanfranchi – Santoro

Livia Lanfranchi – flauta e Alessandro Santoro – Cravo

Sábado, 20/03, 20h

Duo Della – Campbell

Pedro Dellarole – violino e Jennifer Campbell – harpa

Domingo, 21/03, 17h

João Paulo Amaral – viola caipira

Festival Concertos na Serra. (Foto: Divulgação/João Caldas)

Programação inicia nesta quinta (11) com a Capela Ultramarina – Fábio Vianna Peres. (Foto: Divulgação/João Caldas)

Acontece

Jão tem carro perseguido após show em Jundiaí

O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (25) por cerca de 30min, nas redes sociais o cantor contou sobre o acontece e pediu “Não façam isso”

Publicado

em

Cantor Jão
(Foto: Reprodução/ Instagram @jao)

Depois de fazer um show em Jundiaí, no último domingo (24), o cantor Jão passou por algumas situações desagradáveis enquanto voltava para casa, já na madrugada desta segunda-feira (25). O cantor e a sua equipe foram perseguidos por cerca de 30 minutos. Em suas redes sociais, o artista fez um apelo: "Não façam isso". Em seu instagram o cantor gravou…

Continuar lendo

Acontece

Festival de Música de Jundiaí terá parcerias de sucesso; confira

A Fundação Padre Anchieta de São Paulo, gestora da TV Cultura e das rádios Cultura FM e Cultura Brasil, participará das ações.

Publicado

em

O 1º Festival de Música de Jundiaí acontece de 27 a 31 de julho, no Complexo Fepasa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Fundação Padre Anchieta de São Paulo, gestora da TV Cultura e das rádios Cultura FM e Cultura Brasil, confirmou a parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC), para a divulgação do trabalho dos selecionados e principalmente dos vencedores do 1º Festival de Música de Jundiaí, que acontece de 27 a 31 de julho, no Complexo Fepasa. De acordo com Alexandre Tondella,…

Continuar lendo

Acontece

30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar acontece em maio

O evento, que é considerado um dos maiores rodeios do Brasil, terá a organização da MP Promoções Artísticas

Publicado

em

Segundo a organização, é esperado um grande público durante os seis dias de festa (Foto: divulgação)

A 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Cajamar está confirmada para acontecer entre os dias 20 e 29 de maio, no Centro de Eventos Boiodromo, após dois anos, por conta da pandemia do coronavírus, que assolou o mercado artístico. Além de uma grade de shows repleta de variedade de gêneros, o evento ainda terá montaria em touros, cavalos e…

Continuar lendo

Acontece

Supercombo toca no Sesc Jundiaí neste sábado (26): ‘Sempre um prazer tocar pros jundiaienses’

Ao Tribuna de Jundiaí, a vocalista da banda afirma que os integrantes estão ‘muito animados com o retorno’ à Jundiaí.

Publicado

em

Por

Integrantes da banda Supercombo
Grupo capixaba de indie rock apresenta músicas do álbum ‘Adeus Aurora’ no Sesc Jundiaí (Foto: Divulgação)

Neste sábado (26), às 19h, a banda Supercombo, grupo capixaba de rock alternativo volta para Jundiaí para apresentar faixas do álbum autoral "Adeus Aurora". Essa não é a primeira vez da banda na cidade, mas para os integrantes, é sempre uma alegria encontrar o público da cidade. "Por mais que Jundiaí seja perto de SP, a cidade tem um público…

Continuar lendo

Acontece

Henrique e Juliano se apresentam em Jundiaí; ingressos estarão à venda a partir de quinta (3)

O evento será coberto, e terá à disposição do público quatro tipos de ingressos

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A dupla sertaneja Henrique e Juliano chega à Jundiaí no dia 2 de abril, no Espaço de Eventos da avenida Frederico Ozanam, próximo ao Assaí Atacadista. O evento irá ocorrer respeitando todos os protocolos de higiene e segurança determinados pelos órgãos de saúde local. Os ingressos para o show começam a ser vendidos na próxima quinta-feira (3), no site https://tycket.com.br/

Continuar lendo
Publicidade