Adriana Calcanhotto traz turnê de 'Errante' para Jundiaí
Connect with us

Acontece

Adriana Calcanhotto traz turnê de ‘Errante’ para Jundiaí

Depois de uma estreia de sucesso 2023, em Coimbra, Portugal, Adriana Calcanhotto se apresentará em Jundiaí, no Teatro Polytheama, no dia 18 de outubro

Published

on

Atualizado há

Adriana Calcanhotto se apresenta no Teatro Polytheama em Outubro
Foto: Divulgação

Depois de uma estreia de sucesso em maio de 2023, em Coimbra, Portugal, e de esgotar ingressos em outras sete cidades lusitanas, como Lisboa, Estarreja, Ponta Delgada, Porto, Ourém, Vila Real, Setúbal e Faro, Adriana Calcanhotto traz a turnê de seu novo álbum, Errante, ao Brasil. A cantora se apresentará em Jundiaí, no Teatro Polytheama, no dia 18 de outubro. Além das faixas do novo trabalho, como Prova dos 9, Pra lhe dizer e Larga tudo, o repertório inclui também grandes sucessos de sua discografia, como os clássicos Vambora e Maresia.

O álbum Errante é marcado pela busca pela alegria, mesmo diante de canções que carregam traços de melancolia. O disco reflete o desejo de expansão de Adriana Calcanhotto, um contraponto ao período de isolamento vivido durante a pandemia entre 2020 e 2021. Diferente de seu trabalho anterior, (2020), que sublinhava a solidão do momento, Errante propõe uma saída para o mundo exterior, como já sugere o título.

O espírito expansivo de Errante se revela não apenas nas canções, quase todas compostas a partir de 2020, mas também no processo de gravação. As sessões ocorreram no estúdio da gravadora Rocinante, localizado em Araras, na serra fluminense, em meio à Mata Atlântica. O ambiente isolado foi palco para a celebração de encontros musicais há tempos aguardados.

Errante é um verdadeiro “disco de banda”, com a participação de Adriana (violão e voz), Alberto Continentino (baixo, piano e lira), Davi Moraes (guitarra e violão), Domenico Lancellotti (bateria e percussão), e o reforço dos sopros de Diogo Gomes, Jorge Continentino e Marlon Sette. Convivendo e criando juntos, os músicos construíram uma sonoridade coesa e rica em diálogos musicais.

Um autorretrato musical

Em Errante, Adriana Calcanhotto desenha um autorretrato através de versos fluidos, que fogem de definições rígidas. A identidade da artista se espalha em versos como: “Tenho o corpo italiano/ O nascimento no Brasil/ A alma lusitana/ A mátria africana”. A ideia de desenraizamento é confirmada na sequência: “E em tudo o que faço sou não mais do que impostora”.

Adriana Calcanhotto assume a direção do espetáculo, que conta com uma banda composta por Pedro de Sá (guitarra), Domenico Netto Lancellotti (bateria), Guto Wirtti (baixo acústico), Jorge Continentino (saxofone, flauta e teclados), Diogo Gomes (trompete e flugelhorn) e Marlon Caldeira Sette (trombone). Pedro de Sá já havia acompanhado Calcanhotto na turnê Gal: Coisas Sagradas Permanecem, em homenagem a Gal Costa, cujos shows tiveram grande sucesso de crítica e ingressos esgotados. Agora, com Errante, a cantora apresenta pela primeira vez no palco as 11 canções inéditas e autorais deste novo projeto.

Sobre Adriana Calcanhotto

Adriana Calcanhotto é uma compositora brasileira que explora a diversidade da música nacional, transitando por gêneros como bossa nova, MPB e funk. Suas letras são conhecidas por abordar tanto temas leves quanto reflexões profundas sobre a vida, combinando arte contemporânea, eventos sociais e filosofia.

Além de sua carreira musical, Adriana também se destaca como escritora e acadêmica. Com obras literárias como uma autobiografia e uma antologia de haicais brasileiros, ela foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra, onde também lecionou sobre poesia e composição de canções.

Sua discografia inclui trabalhos variados, como álbuns infantis sob o pseudônimo Adriana Partimpim, e a trilogia marítima, que começou com Marítimo (1998) e se encerrou com Margem (2019). Esses álbuns exploram o mar como metáfora para temas como amor e tragédia.

Adriana Calcanhotto também aborda questões sociais e políticas em seus trabalhos, como no concerto-tese A Mulher do Pau-Brasil (2018), que reflete sobre a identidade brasileira e a violência histórica. Durante a pandemia, ela lançou (2020), gravado em casa durante o isolamento. Seu mais recente álbum, Errante, é uma expansão desse período de reclusão, trazendo novas dimensões à canção brasileira e à sua expressão artística.

Acontece

Oficinas gratuitas de meio ambiente e sustentabilidade começam neste sábado (12) no Sesc Jundiaí

Todas as oficinas têm duração de 120 minutos, são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no local, 30 minutos antes do início de cada atividade.

Published

on

Mulher no meio de plantação, na oficina do Sesc Jundiaí
Foto: Divulgação/ Sesc Jundiaí

O Sesc Jundiaí está promovendo uma série de oficinas gratuitas de meio ambiente e sustentabilidade, proporcionando ao público a oportunidade de aprender sobre práticas ecológicas e sustentáveis. As oficinas serão realizadas nos dias 12, 15 e 20 de outubro, abordando temas como o reaproveitamento de materiais, cultivo de plantas e métodos agroecológicos, com o apoio da escola de permacultura ArboreSer.…

Continue Reading

Acontece

Espetáculo ‘Starlight’ traz magia natalina à Sala Glória Rocha, em Jundiaí

Além do impacto visual, o “Starlight – Concertos de Natal” traz à tona a simbologia da época, celebrando o nascimento de Jesus e os sentimentos de renovação.

Published

on

Pôster espetáculo Starlight
Foto: Divulgação

O espírito natalino promete envolver Jundiaí no dia 3 de dezembro com a apresentação do espetáculo "Starlight – Concertos de Natal", que acontecerá às 21h na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro. O "Starlight Concerts" é um projeto que visa transformar a maneira como o público vivencia a música clássica. Com uma atmosfera cuidadosamente planejada, o…

Continue Reading

Acontece

Sesc Jundiaí apresenta espetáculo de circo em comemoração ao Dia das Crianças

Ingressos estão com o valor único de R$ 10 e crianças até 12 anos não pagam.

Published

on

Espetáculo ‘Cabaré Sabatino Bros é 10!’, no Sesc Jundiaí.
Espetáculo celebra a vida, a arte e a superação (Foto: Divulgação/ Sesc Jundiaí)

Neste sábado de Dia das Crianças, 12 de outubro, o Sesc Jundiaí apresenta o espetáculo ‘Cabaré Sabatino Bros é 10!’, uma celebração do circo contemporâneo com a assinatura da Cia Irmãos Sabatino. A apresentação terá vários números aéreos, acrobacias, palhaçaria e muita música. O espetáculo ocorre no ginásio do Sesc Jundiaí, às 17h, e os ingressos estão à venda pelo…

Continue Reading

Acontece

Jundiaí celebra Dia das Crianças com programação especial em outubro 

Oficinas, espetáculos, exposições e contações de histórias fazem parte das atividades promovidas pela UGC.

Published

on

Dia das Crianças na Fábrica
Fábrica das Infâncias Japy recebe várias atrações neste final de semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta semana, a cidade de Jundiaí terá uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças com espetáculos, oficinas e muita diversão. As atividades estão sendo promovidas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).  Nesta quinta-feira (10), às 9h30, a Fábrica das Infâncias Japy (Rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens) recebe a oficina ‘Esculturas de Balões’, com a Ballomania; na…

Continue Reading

Acontece

Sesc Jundiaí traz programação completa com muita diversão e aprendizado para os pequenos

Shows, espetáculos, oficinas, atividades interativas, feiras de troca de troca de brinquedos e de livros fazem parte da ‘Mostra de artes para as infâncias’.

Published

on

Sesc Jundiaí recebe apresentação de Hélio Ziskind.
Hélio Ziskind irá trazer clássicos que atravessaram gerações (Foto: Divulgação/ Hélio Ziskind)

O Sesc Jundiaí está com uma programação especial para o público infantil entre os dias 8 a 13 de outubro. Serão várias atrações artísticas com shows, espetáculos, oficinas, atividades interativas, feiras de troca de troca de brinquedos e livros. Todas as crianças estão convidadas a participar, junto de seus pais e responsáveis, nesta verdadeira jornada de descobertas com a 'Mostra…

Continue Reading
Advertisement