Para quem aprecia apresentações musicais, esse final de semana em Jundiaí tem excelentes oportunidades. Entre eles o encerramento do 34º Encontro de Corais, Nelson Ayres e Ricardo Herz, na programação dos Concertos Astra Finamax e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí.
Já para a garotada tem contação de histórias tanto na Biblioteca Nelson Foot, quanto na Fábrica das Infâncias Japy. O público jovem e adulto pode participar da aula-espetáculo “Parlamento”, para acompanhar de forma teatral os grandes discursos dos líderes mundiais, que se tornaram históricos.
A população ainda pode acompanhar a seletiva do Miss Pérola Negra, no Clube 28 de Setembro, neste sábado (21), a partir das 19h30, com entrada gratuita. As 30 candidatas disputam as 20 vagas da grande final, que acontece no dia 25, quarta-feira, no Teatro Polytheama. Na seletiva, a Unidade de Gestão de Cultura programou apresentações culturais, com o Coral Afro Griô e DJ Joker. O Clube 28 de Setembro fica na rua Petronilha Antunes, 363 – Centro.
Confira a programação nos equipamentos culturais de Jundiaí
Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)
Até o dia 22, o público poderá conferir no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) a exposição fotográfica “Diversidade em Contraluz” resultado do trabalho do fotógrafo Maurici Chinaque. A mostra reúne uma série de obras que exploram a técnica de contraluz, utilizando o jogo de luz e sombra para retratar a diversidade humana.
Com fotografias em preto e branco, a mostra apresenta um olhar sensível e poético sobre a riqueza e multiplicidade de corpos. São imagens que buscam destacar as nuances e particularidades que fazem de cada indivíduo único e especial.
Ao mesmo tempo, a técnica de contraluz cria um clima de mistério e profundidade, convidando o espectador se aproximar e explorar cada detalhe das fotografias. A exposição é uma oportunidade única de apreciar a beleza da diversidade humana e refletir sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.360 – Centro. No local há área de estacionamento gratuito.
Fábrica das Infâncias Japy
A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias. Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – com entrada gratuita, a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 02 a 12 anos.
Neste sábado (21), a Cia. Inspirarte traz uma contação de história sobre as Lendas Folclóricas, no espetáculo “Pela estrada afora”. A história trata de dois viajantes que passam a vida andando e conhecendo diversos lugares pelo Brasil e, a cada parada, eles abrem a mala e contam uma história.
No domingo (22), o ator Paulo Federal apresenta o espetáculo ‘Histórias de Palhaço”. Um espetáculo delicado que usa a narrativa para apresentar essa figura temida e adorada pelas crianças, o palhaço. Sutilmente atrás de um pequeno espelho vai se desenhando o palhaço Adão, que chega para contar suas belas histórias cheias de graça.
A Fábrica Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.
No sábado (21), a partir das 10h, aula de xadrez para iniciantes, totalmente gratuito, o interessado não precisa se inscrever antecipadamente, basta chegar no horário da aula.
- 11h – Contação de História, com os atores da Cia. Giro no Biombo no espetáculo “Um Caldeirão e Histórias”. A peça conta a aventura de duas bruxas, Elizabeth e Agnes, muito boas e atrapalhadas, que nomeio de um treinamento de bruxaria, encontram fotos de família, que trazem diversas histórias guardadas por gerações.
- 15h – Aula-Espetáculo “Parlamento”: Baseada no poder da oratória através de discursos históricos”, reunindo o professor Hidon Vital de Melo, o ator Zé Renato Forner, com direção de Marcos César Duarte.
A Biblioteca fica no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da Biblioteca aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9h às 21h.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.
O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h.
Museu Ferroviário
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí. Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
O Museu Ferroviário fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Duas exposições estão acontecendo na Pinacoteca: Pop Dog Free, de Eduardo Höfling Milani e Vestida de Noiva, de João Borin. O visitante também poderá conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.
A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados.
Teatro Polytheama
A partir das 20h, neste sábado acontece a apresentação de Nelson Ayres e Reinaldo Herz, dentro da programação da 25ª Temporada dos Concertos Astra Finamax.
Já no domingo (22), o Teatro recebe às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), e Cia. Jovem de Dança de Jundiaí apresentam “Pedro e o Lobo”, Op.67. Como em todas as suas Temporadas, a OSMJ traz no mês de outubro um programa especial para crianças no Teatro Polyhteama. Desta vez será apresentado o conto sinfônico “Pedro e o Lobo”, de Seguei Prokofiev, a obra mais importante do mundo sinfônico para crianças.
A partir das 16h e estendendo-se até 21h, apresentam-se os últimos corais inscritos neste ano na 34ª edição do Encontro de Corais de Jundiaí, marcando assim o encerramento do encontro. A entrada é franca para o Concerto e Encontro de Corais, com distribuição dos ingressos a partir das 10h30 do sábado (21), tanto na bilheteria do teatro, quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.