No dia 21 de dezembro, às 20h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), apresentará um concerto de Natal na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, aberto ao público.
O concerto de Natal contará com uma Pastoral – de origem folclórica da Itália, quando na Novena, os camponeses tocavam instrumentos musicais e iam até as cidades, reconstituindo a adoração do menino Jesus pelos pastores.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
Confira a programação do concerto de Natal
Para este concerto, a OSMJ apresenta seu corpo de cordas em um programa que inclui obras de R. Vaughan-Williams, J. S. Bach, P. Warlock e J. Leavitt, além de performances de solistas como Gerson Abreu, Marcos Scheffel, G. Torelli, Robinho Carmo e Paulo Lucas. O espetáculo contará também com a participação especial do cravista convidado Alessandro Santoro.
O ‘Concerto Grosso’ de Vaughan-Williams foi composto para orquestra de cordas, dividida em três seções. Na apresentação, a OSMJ executará duas dessas seções. Já o ‘Concerto para Oboé’ e ‘Violino de Bach’, presente no programa, é baseado em uma reconstrução da versão original escrita pelo compositor para dois cravos. Reaproveitar composições próprias ou de outros autores com instrumentações diferentes era uma prática comum no período.
“Para mim, o período que antecede o Natal é sempre um momento muito especial, traz lembranças de muito carinho, muita delicadeza e muita música. Tenho um prazer imenso em poder levar um pouco desse sentimento para o público”, comenta a regente Claudia Feres.