Concentração já começa às 14 horas, no Gabinete de Leitura Rui Barbosa
A previsão de chuva para todo o dia dessa sexta-feira (21) não vai inibir (nem um pouco) a passagem do bloco de Carnaval mais tradicional de Jundiaí pelas ruas do Centro da cidade.
“São Pedro é Refoguense”, crava a “deretora”, Gisela Vieira, uma das responsáveis pela organização do bloco. “A gente sai até com tsunami”, diz o “Manual do Refoguense”, divulgado e viralizado por meio de aplicativos de mensagem
Lojas de R$ 1,99 e de fantasias lotadas. Salões de beleza com agendas cheias. Todos os caminhos levam ao centro histórico, a partir das 16h. A concentração acontece antes, a partir das 14h, no Gabinete de Leitura Rui Barbosa.
Há 25 anos, o já falecido Erazê Martinho teve a ideia de concentrar o bloco no Gabinete, tornando a saída do Refogado do Sandi um momento histórico no Carnaval de Jundiaí.
‘’A ideia foi mesmo genial. Imagine colocar um bloco de carnaval dentro de um Gabinete de Leitura, centenário, onde o silêncio impera nos outros 364 dias do ano. É sensacional. Só mesmo um gênio, com um humor inigualável, pra pensar uma coisa assim”, ressalta Gisela.
O bloco atravessa a rua Barão de Jundiaí, cruza a rua Siqueira de Moraes e volta pela rua do Rosário. A expectativa é que neste ano o Refogado leve mais de 25 mil pessoas para o centro da cidade. O bloco não tem abadá e nem cobra qualquer tipo de ingresso para o desfile oficial.
Sempre emociona
Todo ano o bloco Refogado do Sandi, patrimônio imaterial e cultural da cidade desde 2016, abre oficialmente a festa de Momo em Jundiaí com entrega da chave da cidade para a Corte Oficial do Carnaval. A concentração acontece a partir das 14 horas e o bloco sai pontualmente às 16 horas da Praça Rui Barbosa.
A porta-estandarte oficial do Refogado do Sandi, Rita Rodrigues, lembra que há 26 anos o bloco contava com cerca de 80 integrantes. ‘’A primeira vez que saímos da Câmara foi um grande mico. Inclusive, algumas lojas fecharam suas portas por conta de nossa passagem. Éramos vistos como baderneiros. Hoje a história é bem outra. A cidade se prepara para o desfile do Refogado. E, com certeza, a importância do Gabinete influenciou no potencial que é hoje o nosso bloco. É sempre uma grande emoção participar de tudo isso’’.
Carnaval das Marchinhas
Logo após o desfile, os refoguenses se encontram no Clube Grêmio C.P. de Jundiaí, a partir das 20 horas. O ‘’Carnaval das Marchinhas do Refogado’’ terá animação da banda Fábrica do Som, com ingressos a R$ 20. O Grêmio fica na Rua Rangel Pestana, 334, centro de Jundiaí.
Alas
Algumas das alas já confirmadas no Refogado são do Instituto Braille, Rede Valentes, Mamaço, OAB, Tênis Clube e Bateria Azul e Branco.
Na próxima segunda-feira, 28 de abril, Jundiaí (SP) será palco de uma experiência tocante e inspiradora. A cidade foi escolhida para sediar o encontro do projeto 'Retratos de Esperança', idealizado pelo fotógrafo Bismarck Araujo. O evento ocorre às 19h30, na Rua Prudente de Moraes, 843, no Centro, com entrada gratuita e duração prevista de uma hora. Foto: Bismarck Araujo 📝…
A Associação Teia Down de Jundiaí realiza nesta sexta-feira (25), às 19h, um Flashback Beneficente no Pátio Cica, com entrada gratuita e muita animação. A iniciativa visa arrecadar recursos para os projetos da entidade, que apoia pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Durante o evento, o público será incentivado a colaborar por meio de doações via QR Code,…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade