Agenda Cultural: confira a programação em Jundiaí no primeiro final de semana de maio
Connect with us

Entretenimento

Agenda Cultural: confira a programação em Jundiaí no primeiro final de semana de maio

Com atrações para todos os públicos, Unidade de Gestão de Cultura apresenta uma série de atividades gratuitas

Published

on

Atualizado há

A Cia. A Dois apresenta a contação de história “O Trovador e o Rei”, na Fábrica das Infâncias. Foto: Divulgação

A programação gratuita preparada pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) para o primeiro final de semana de maio (4 e 5), traz apresentações pelo programa municipal Cidade das Crianças, na Fábrica das Infâncias Japy.

Ainda no final de semana, o público também poderá conferir as exposições em cartaz nos equipamentos municipais, como na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ou visitar os dois museus da cidade – Histórico e Cultural (Solar do Barão) ou o dos Ferroviários.

Veja os detalhes da programação em cada um dos equipamentos mantidos pela Cultura:

Fábrica das Infâncias

No sábado, a partir das 10h30, a bailarina e coreógrafa Alessandra Rondon apresenta seu projeto “A Tal Dança Criativa 2.0”. Uma aula de dança cheia de jogos, atividades lúdicas para estimular a imaginação, criatividade, coordenação, ritmo, memória e atenção, fazendo uma introdução à Dança Contemporânea para crianças.

Já no domingo, dia 5, também às 10h30, a Cia. A Dois apresenta a contação de história “O Trovador e o Rei”. Uma boa história sempre utilizando versos e canções contam a história de um trovador chamado para entreter o rei, que andava muito chateado. No entanto, depois de fazer muitos e muitos versos, o trovador descobre que o rei tinha um problema que nenhuma de suas histórias poderia resolver.

As duas atividades são gratuitas. A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot

Neste sábado, a partir das 10h, a Biblioteca recebe uma das ações do “Jundiaí Chess Open”, um festival de xadrez muito importante para cidade, com relevância social e econômica para a região e participação estimada de 300 pessoas entre familiares, jogadores e amantes do xadrez de todo o estado de São Paulo.

Biblioteca recebe neste sábado uma simultânea de xadrez do “Jundiaí Chess Open”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na oportunidade, na Biblioteca acontecerá uma simultânea com a Mestre Fide Regina Rodrigues, que vai jogar contra 20 alunos da oficina mantida pela Unidade de Cultura, realizada sempre aos sábados, gratuitamente, para crianças, jovens e adultos interessados em aprender as técnicas que envolvem uma partida de xadrez

O objetivo desse festival é reunir os maiores nomes do xadrez e tornar Jundiaí um polo no estado e uma referência nacional. Na cidade, todo ano é realizado mais de 15 torneios, oficinas e simultâneas, inclusive contando com a participação do GM Krikor Mekhitarian, ex-campeão brasileiro, que jogou uma simultânea contra 35 jogadores em 2022 na escola estadual Deolinda Copelli.

A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua dr. Cavalcanti – vila Arens.

Centro das Artes

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto no sábado e domingo, para visitação do público para conferir as suas novas instalações. No mesmo local, a Galeria Olga de Brito está em cartaz com a exposição “Olhares sobre a Serra”, uma homenagem à Serra do Japi, importante patrimônio ambiental da cidade.

“Olhares sobre a Serra” é a exposição em cartaz na Galeria Olga de Brito. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com cerca de 20 obras, a mostra coletiva foi montada a partir de peças que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, de oito diferentes artistas: Beto Cecchi, Bianca Foratori, Dimitri Kuriti, Elvio Santiago, Elvis da Silva, Gabriel Neves, Inos Corradin e Stella Pinheiro.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro e seu horário de funcionamento, aos finais de semana, é das 10h às 18h.

Museu Solar do Barão

A exposição programada pela Unidade de Cultura consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do museu sem uma exposição montada, mas, sim, pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Conhecendo a história do Solar por meio de sua arquitetura, pelas suas instalações e ambiências. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Museu dos Ferroviários

Por lá, o público pode ver detalhes da exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Visitar o Museu dos Ferroviários é conhecer uma parte da história da ferrovia no Estado de São Paulo. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.

Pinacoteca

Neste sábado (04), às 10h, será aberta a exposição “A cerâmica como arteterapia”, projeto da ceramista Marília Gonçalves, com obras da sua nova coleção “Fibra Cerâmica”, e também as peças idealizadas pelos alunos do estúdio que ela mantém em Jundiaí.

Apaixonada por Escultura, a artista conheceu a cerâmica por indicação médica, quando enfrentou uma depressão e a paixão só foi crescendo ao longo das aulas. Após três anos como aluna foi convidada a ministrar aulas e cursos o que possibilitou a ela experimentar, estudar e se aprofundar em diversas técnicas.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para a nova coleção “Fibra Cerâmica”, a artista misturou a cerâmica com fibras naturais (capim dourado, capim verde e palha de buriti), trabalho esse desenvolvido em parceria com as artesãs em cestaria Lucia Reis e Maria Alcina Ferreira Gonçalves.

Ainda na Pinacoteca, a exposição “Ondas de Memórias”, do artista Jesús Alberto Cruz Londono – Cruz Artista Colombiano – é um compêndio de obras que fundem a invenção do artista, a “Máquina Frequências 3”, com pinturas inspiradas em livros que ampliam os conceitos de frequência em nossa vida cotidiana. Há 15 anos, o artista dedica-se à pesquisa e há 10 anos vivendo de sua arte, conquistando colecionadores internacionais com suas criações inspiradas e sua poderosa capacidade de comunicação visual. Sua trajetória é um testemunho do impacto que a arte pode ter na sociedade contemporânea.

Também aberta ao público está a exposição “Memórias restauradas – retratos da presidência da Cia. Paulista”, com entrada gratuita e classificação livre. A mostra reúne 14 telas pintadas por diferentes autores com retratos dos responsáveis pela extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro, uma das empresas ferroviárias que operavam no Município e que instalou, onde hoje é o Espaço Expressa, a sua oficina de locomotivas.

Com os retratos de 13 presidentes – entre eles, do Dr. Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, possivelmente o mais conhecido do público, por dar nome ao estádio do Paulista, time de futebol fundado por ferroviários -, a exceção da mostra é a tela “Festividade comemorativa da chegada do trem a Campinas”, a única não retrato entre as obras.

Entre os autores, as obras são assinadas por artistas renomados, como Almeida Júnior – pintor de “O Violeiro”, “Caipira picando fumo” e “Moça com Livro” -, Oscar Pereira da Silva – autor de “Fundação de São Paulo” -, Lucílio de Albuquerque, Paulo do Valle Júnior, Tony Koegl, entre outros, cujos extensas produções compõem também os acervos da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), também conhecido como Museu do Ipiranga.

É possível também conhecer as obras dos artistas que compõem o acervo permanente da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, entre eles Inos Corradin, Elvio Santiago, Semíramis Mojola, entre outros.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O horário de final de semana é das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Teatro Polytheama

A programação no Teatro Polytheama está composta por três espetáculos: na sexta-feira (03), às 19h30, “O Curioso Conto da Música Brasileira”, com a Eleve Circo e Arte; sábado (04), 20h, show musical, “Metallica Symphonic Experience”; já no domingo, 15h, teatro infantil com os atores da CEART, no espetáculo “Pinóquio”.

Foto: Leandro Godoy

A sinopse completa, valores dos ingressos estão no site oficial da Cultura.

Para todos os espetáculos deste final de semana, os ingressos também podem ser adquiridos tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama quanto do Centro das Artes.

O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro.

Entretenimento

Festejos Juninos movimentam o Centro de Jundiaí com música, dança e gastronomia

A festa acontece na Praça do Coreto e segue até este sábado, dia 15

Published

on

Jucélia ouviu a música na Praça e participou da quadrilha com o pai Francisco. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os tradicionais Festejos Juninos de Jundiaí tiveram início nesta quinta-feira (13) e seguem até o sábado (15) na Praça do Coreto. Promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a festa promete agitar a cidade com uma programação cultural diversificada, que inclui apresentações de quadrilhas, shows musicais, barracas com comidas típicas e muito mais. “Iniciamos então mais uma edição dos…

Continue Reading

Acontece

Festival da Economia Criativa de Jundiaí celebra talento local

O evento da Prefeitura de Jundiaí e Fundação Escola TVTEC, acontece nos dias 14 e 15 de junho, com programação de arte, cultura, gastronomia e música.

Published

on

Evento ao ar livre, sob uma tenda, com várias pessoas circulando entre barracas de artesanato e produtos locais de Jundiaí.
O Festival da Economia Criativa terá mais de 150 expositores e entrada gratuita (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promoverão o Festival da Economia Criativa, um evento que reúne arte, cultura, gastronomia e música regional. O festival acontece nos dias 14 e 15 de junho no Complexo Argos, com entrada gratuita e programação para toda a família. Assim, no Festival da Economia Criativa você conhecerá mais de 150 expositores, com…

Continue Reading

Acontece

Jumpbarbecue celebra Dia dos Namorados com jantar especial e música ao vivo

A talentosa cantora Ananda encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão

Published

on

Foto: Divulgação

Neste Dia dos Namorados, o Jumpbarbecue promete uma noite inesquecível para os casais apaixonados com um jantar acompanhado de música ao vivo e ainda a chance de ganhar prêmios incríveis. A noite contará com a presença especial da talentosa cantora Ananda, que encantará o público com um show acústico ao piano, voz e violão, criando um ambiente intimista e romântico.…

Continue Reading

Acontece

Começa a montagem da Festa Julina de Jundiaí 2024

Você já pode comprar os ingressos para os shows na arena da Festa Julina. Saiba mais.

Published

on

Espaço de montagem de palco da Festa Julina de Jundiai, no Parque da Uva
A Festa Julina de Jundiaí 2024 acontecerá entre os dias 19 e 28 de julho (Foto: Divulgação/Festa Julina de Jundiaí)

A montagem da estrutura da Festa Julina de Jundiaí já começou e a expectativa é grande para o evento que acontece de 19 a 28 de julho. De acordo com a programação, o parque abre às sextas-feiras às 17h, sábados e domingos ao meio-dia. Para as crianças, haverá um espaço dedicado e gratuito com diversos brinquedos infláveis. Além disso, um…

Continue Reading

Acontece

Festa Junina Vegana em Jundiaí neste domingo

Desfrute de comidas típicas veganas, atividades para todas as idades e uma roda de conversa sobre empatia neste evento sustentável e divertido.

Published

on

Imagem mostrando alimentos típicos da Festa Junina Vegana: esfiha de carne vegetal e cocada em pedaços, ambos em uma mesa rústica.
Foto: Divulgação

Prepare-se para uma experiência única na Festa Junina Vegana, organizada pelo renomado Festival Come O Quê. Este evento especial, que acontecerá no dia 9 de junho, das 10h às 17h, no Clube São João, em Jundiaí, promete unir a tradição das festas juninas com a proposta vegana e sustentável. Delícias veganas para todos os gostos: A Festa Junina é um…

Continue Reading