Carnaval: confira a agenda cultural em Jundiaí
Conecte-se conosco

Entretenimento

Carnaval: confira a agenda cultural em Jundiaí

Além dos blocos na rua, nos equipamentos culturais também haverá programação de Carnaval, com entrada gratuita

Publicado

em

Atualizado há

Na Fábrica Japy a Banda do Joe anima o bailinho do sábado (10). Foto: Prefeitura de Jundiaí

A programação de Carnaval elaborada pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) alcança essa semana o seu ponto alto. Na Cidade das Crianças e Terra da Uva, sete blocos vão ganhar os mais diversos pontos da cidade levando música e diversão não só para os participantes, mas para a população que for assistir a passagem dos foliões.

Além dos blocos na rua, nos equipamentos culturais também haverá programação de Carnaval, com entrada gratuita e com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

Além disso, há ações na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com oficina de Carnaval, concurso de fantasias para crianças e uma matinê ao som das antigas marchinhas, na Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, a programação traz contação de história, bailinho de Carnaval e Blokids.

Já para os que gostam de acompanhar a passagem dos blocos carnavalescos da cidade, a programação completa dos desfiles pode ser conferida aqui.

Confira a programação pela (UGC) para os seus equipamentos culturais neste final de semana:

Biblioteca Nelson Foot

Dia 10 – sábado – das 10h às 11h30– Oficina de confete sustentável e confecção de instrumentos musicais com material reciclável com o arte educador Trezzy Art, com a proposta de combinar diversão carnavalesca com práticas ecologicamente corretas, bem como servir de ensaio para o bloco da Biblioteca, “Só vai quem lê”, já que na segunda-feira de Carnaval poderá se divertir na matinê da BNF.

Ademais, na sequência – das 11h30 às 12h30 – os integrantes da Cia. CENA 4 – apresentam Histórias de Carnaval

Dia 12 – segunda-feira – das 13h às 14h – Concurso de Fantasias de Carnaval para crianças e matinê do bloco “Só vai quem lê“. Para participar a inscrição deverá ser feita até dia 10, sábado, pelo formulário Google.

Poderão participar do Concurso de Fantasias da Biblioteca Professor Nelson Foot crianças com faixa etária de 04 a 10 anos, divididas em duas categorias: de 4 a 6 anos; de 7 a 10 anos.

Haverá premiação (Kit brincar, contendo: 1 livro, 1 máscara, mini caixa de giz de cera e 1 bolha de sabão) para os classificados em 1°, 2° e 3° lugares das duas categorias. Além disso, haverá uma premiação especial para o 1º colocado na seleção da melhor fantasia sustentável e melhor fantasia de personagem da literatura infantil brasileira. Todos os participantes serão reconhecidos com um prêmio de participação.

Item obrigatório – pintura facial ou máscara

Também na segunda-feira (12) – das 14h30 às 16h – Matinê do Bloco Só vai quem lê – Crianças acompanhadas de seus responsáveis poderão esbanjar animação ao som das marchinhas de carnaval, na tenda que será especialmente montada para a ação. A Biblioteca não fornecerá confete e serpentina ao público e a animação ficará a cargo da Blokids, da Cena 4 Produções com um repertório recheado de marchinhas tradicionais de Carnaval e músicas do universo infantil, a proposta da ação é ninguém ficar parado.

A Biblioteca estará aberta sábado, segunda e terça-feira, das 10h às 17h e está localizada dentro do Complexo Argos, rua dr. Cavalcanti, 396 -Vila Arens.

Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro

O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro segue aberto para visitação do público para conferir as suas novas instalações e a Mostra Coletiva da Galeria de Exposições Olga de Brito, o mais novo espaço expositivo da cidade, e que conta com as obras de mais de quarenta artista locais e nas mais diversas técnicas, como quadros, esculturas e instalações artísticas diversas.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O horário de funcionamento no Carnaval será: sábado e domingo das 10h às 18h. Na segunda fechado para manutenção e na terça-feira, das 10h às 21h.

O Centro das Artes está localizado na rua Barão de Jundiaí, 1.093 – Centro

Fábrica das Infâncias Japy

Na Fábrica das Infâncias Japy, espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, o Carnaval vai ser de total animação e descontração.

No sábado – dia 10 – 10h30 – Contação de História – com os integrantes da Cia. Caça Vento e Artes – com Fábulas do Disquinho.

Às 11h15, muita música e alegria com a apresentação do Cantinho do Joe – Música para crianças, com o animado bailinho de Carnaval.

No domingo, dia 11 e na terça-feira, dia 13, sempre às 10h30, chegando em ritmo de folia, o “Blokids” – bloquinho de Carnaval Infantil, vem cheio de animação para cantar e dançar com os pequenos foliões, nesta festa tão brasileira, o Carnaval.

A Fábrica das Infâncias está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. O horário de funcionamento no Carnaval será sábado, domingo e terça-feira, das 9h às 13h e na segunda-feira, fechado para manutenção.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Depois do sucesso de público e de crítica com as exposições sobre o Holocausto e de Presépios, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão reabre com uma proposta inovadora e disruptiva. A exposição programada pela Cultura consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento durante o Carnaval será: sábado, das 10h às 13h30. Já no domingo e terça-feira, das 10h às 17h e fechado na segunda pra manutenção.

Museu dos Ferroviários

No local, o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”. Dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Através de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição narra a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, além da importância de seus trabalhadores.

O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento é das 10h às 17h.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

O visitante poderá conferir a exposição “Dois Mundos entre nós”, uma mostra coletiva das artistas: Sílvia Rocha, Cris Suiter e Regina Satori. “O mundo que acolhe e o que pede socorro”. Esta é a síntese da exposição, representada em 30 obras inéditas das artistas realizadas com técnicas mistas: óleo sobre tela, acrílica, aquarela e nanquim.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 106 – Centro. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, exceto na segunda-feira que o prédio estará fechado para manutenção.

Acontece

Jumpark prepara almoço especial com música ao vivo para celebrar o Dia das Mulheres

Mayara Manga abre a festa às 12h30, com um repertório cheio de brasilidades

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Instagram

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Jumpark prepara um almoço especial no dia 9 de março, regado à música ao vivo com sorteios incríveis. A festa começa às 12h30, com a apresentação de Mayara Manga e um repertório de brasilidades, seguida pelo show de Tequila, às 15h, com som de pop e rock. O menu para o dia,…

Continuar lendo

Acontece

Guilherme & Benuto se apresentam em Jundiaí em março

No mesmo dia, também se apresentam o grupo Samba da Ladeira e a DJ Valeska Brandão.

Publicado

em

Por

Guilherme & Benuto
Foto: Divulgação

No dia 15 de março, Jundiaí será palco de apresentação da dupla sertaneja, Guilherme & Benuto. Os artistas trarão seus sucessos, como "Pulei na Piscina”, “Sigilo”, “Vagabundo chora” e “Haja Colírio” para o Clube Jundiaiense. No mesmo dia, também se apresentam o grupo Samba da Ladeira e a DJ Valeska Brandão. Os portões abrem às 20h. Associados e o público…

Continuar lendo

Acontece

Festival que celebra a cultura japonesa, o Jundiaí Matsuri chega a sua 2ª edição

Cidade se prepara para o evento, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de março, no Parque da Uva

Publicado

em

Foto: Divulgação

Nos dias 22, 23 e 24 de março, o Parque da Uva recebe a 2ª edição do Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa. Com organização da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) e promoção da Tasa Eventos, o festival promete uma imersão na rica herança japonesa. Com uma variada programação de shows musicais, danças…

Continuar lendo

Acontece

Exposições, show de humor e programação infantil abrem o mês de março em Jundiaí

Confira a programação em cada equipamento cultural da cidade para sábado (02) e domingo (03).

Publicado

em

Por

(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Cultura de Jundiaí programou uma série de ações para o decorrer do mês de março. As ações para as crianças têm entrada gratuita, com apresentações na Biblioteca Nelson Foot e na Fábrica das Infâncias Japy. Além disso, o Teatro Polytheama receberá o espetáculo "Risada Solidária", com a presença de diversos comediantes. Confira a programação em cada equipamento cultural de…

Continuar lendo

Entretenimento

Jumpbarbecue apresenta show da banda Maskavo com direito a almoço especial

Nesta edição do Jumpreggae, os clientes poderão aproveitar um almoço enquanto acompanham a passagem de som da banda

Publicado

em

Por

No dia 2 de março, sábado, a cena reggae de Jundiaí será palco de um evento imperdível no Jumpbarbecue com o show da banda Maskavo e abertura especial da banda AM37. Mas esta edição do Jumpreggae terá um toque especial. Antes do show, será possível aproveitar um delicioso almoço especial e acompanhar a passagem de som com a banda Maskavo…

Continuar lendo
Publicidade