“Jundiaí 366 anos" e "Natal de Luz” tem programação completa para o final de semana
Connect with us

Entretenimento

“Jundiaí 366 anos” e “Natal de Luz” tem programação completa para o final de semana

A Unidade de Gestão de Cultura preparou uma série de atrações gratuitas para toda a família

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para este fim de semana (9 ,10 e 11), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou, além da abertura dos seus espaços culturais, uma série de atrações gratuitas para toda a família, dentro das ações Jundiaí 366 anos, em comemoração ao aniversário da cidade, que acontece no próximo dia 14, e Natal de Luz que movimenta a área central durante todo esse mês de dezembro.

Crianças, jovens e adultos poderão acompanhar a programação que inclui exposição de presépios, o espetáculo “Clássicos em Movimento Natal 2022 “ com apresentações dos corpos artísticos municipais (Orquestra Sinfônica, Cia. de Dança, Cia. de Teatro e Coral Municipal) juntos no palco do Teatro Polytheama, que está completando 111 anos, num espetáculo inspirado no clássico “Quebra-Nozes” (de Tchaikovsky) e peças natalinas, com entrada gratuita, e apresentações musicais, ou performances teatrais, em pontos diferentes do centro da cidade.

Além dessas atrações, o público ainda pode desfrutar de bons e deliciosos momentos junto as barracas de alimentação dos permissionários cadastrados nos varejões noturnos que oferecem diversas opções gastronômicas, ou realizar boas compras nas barracas dos artesãos do programa Jundiaí Feito à Mão.

Mas tem muito mais opções para o final de semana acontecendo na cidade. Confira a programação nos equipamentos culturais:

Biblioteca Nelson Foot

Dentro da sua programação semanal para crianças e seus cuidadores, a Biblioteca Nelson Foot (BNF) vai sediar neste sábado (10), das 9h às 13h, um Campeonato de Xadrez, o primeiro torneio da Escola de Xadrez Jundiaí, projeto que vem acontecendo desde março na BNF, com o objetivo de promover e incentivar a prática do jogo de xadrez, além de favorecer todo o praticante com os inúmeros benefícios que o jogo fornece.

Crianças jogando xadrez
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Será um torneio de rápidas de cinco rodadas com 13 minutos no relógio analógico e oito minutos, mais cinco de acréscimo no relógio digital. Os participantes serão divididos em duas categorias: escolar e aberto.

Os frequentadores da BNF ainda poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente, como visitar três exposições atualmente montadas nos espaços da BNF: Trabalhos dos alunos do Ateliê Celandroni, “Urbanidade Negra” e “Recicla Aí”.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.

Espaço Expressa

Neste final de semana o local fica aberto apenas para os grupos previamente agendados para seus ensaios e reuniões. O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. No local há estacionamento gratuito.

Fábrica das Infâncias Japy

No sábado (10), a partir das 10h30, crianças de 4 a 10 anos poderão acompanhar a contação de história seguida de roda de conversa com a atriz Fáctima El Samra.

“ Uma Floresta de Histórias” traz como proposta uma apresentação com uma abertura musical e posteriormente a narração de três ou quatro contos de tradição oral e também de um conto autoral, com histórias de tradições diferentes trazendo tramas narradas entre a natureza, as árvores e o homem.

Artistas de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Já no domingo (11), a partir das 10h30, crianças de 4 a 10 anos poderão acompanhar a Cia. Giro no Biombo, com o espetáculo “Um quarto de histórias: Novas Aventuras”.

Os irmãos Duda, Théo e Belinha, personagens da história vão envolver a garotada num mistério…o que é o objeto misterioso que apareceu dentro do quarto? Como ele foi parar ali? Com muita brincadeira e música o elenco vai apresentando para a plateia novas experiências, possibilidades e questionamento de como se relacionar com o mundo.

As duas apresentações têm entrada gratuita. A Fábrica das Infâncias está localizada na Localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Museu Ferroviário

Reaberto em setembro deste ano o Museu Ferroviário está totalmente reformulado e reformado. No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A tradicional Exposição de Presépios com cerca de 500 representações do nascimento do menino Jesus, nos mais diversos tamanhos, materiais e interpretações, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores, para citar alguns exemplos, podem ser visitados nas salas do Museu.

abertura-do-natal-no-centro_presépio-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Além do andar térreo, a exposição este ano irá se estender para as novas salas expositivas do andar inferior, ao redor dos jardins.

Outra novidade será também que os jardins voltarão a receber a encenação de Presépio Vivo, no período noturno durante a semana, à tarde aos sábados e pela manhã aos domingos.

Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.

abertura-do-natal-no-centro_tunel-luz-solar-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A exposição de presépios segue até o dia 6 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

Já entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira a domingo, das 10h às 17h. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro (Calçadão).

Pinacoteca

Na Pinacoteca neste período de Natal ficará em cartaz a exposição “Papais Noéis”, com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.

Ainda na Pinacoteca, estão em exposição os trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura.

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin. Nesse período a Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h.

Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno. A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Entrada gratuita.

Polytheama

O teatro Polytheama completa neste domingo (11), 111 anos. Para comemorar a data, bem como os 366 anos de Jundiaí, no dia 14 de dezembro, acontece neste domingo às 18 horas o espetáculo, que integra também as atrações do Circuito Natal Luz 2022 “Clássicos em Movimento Natal 2022”, inspirados nas músicas, luzes, formas, cores, cenas e movimentos do clássico “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, com as participações de todos os corpos artísticos municipais – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), Cia. Jovem de Dança, Cia. de Teatro de Jundiaí, Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e Coral Municipal de Jundiaí (adulto).

Entrada gratuita (distribuição pela plataforma Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 10h30 do dia 10 de dezembro. Cada interessado pode retirar até dois ingressos).

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

Até o dia 20 de dezembro, o público poderá conferir a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre

Para marcar o encerramento da segunda fase do projeto de “Oficinas Descentralizadas” da Pracinha da Cultura do Vista Alegre, promovidas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), acontece na segunda-feira (12), às 19h, naquele equipamento, a segunda edição da Mostra de Artes, reunindo os participantes no segundo semestre de 2022.

pracinha-cultura-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na quadra poliesportiva da Pracinha estão programadas as apresentações dos alunos das oficinas de Jazz (infantojuvenil e adulto), Ballet (infantil e infantojuvenil), Teatro em Inglês, Teatro, Ritmos não pare de dançar, Hip Hop, Tik Tok, Violão, Forró, Capoeira, Muay thai (infantojuvenil e adulto), Jiu-jítsu (infantojuvenil e adulto) e Ginástica Corporal.

jazz-jundiai
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A segunda Mostra de Artes, tem entrada gratuita e o público também vai conferir os trabalhos realizados pelas participantes da Oficina de Artesanato e das artes que foram criadas durante a realização da Oficina de Grafite.

Haverá ainda, a participação da equipe da Biblioteca da Pracinha com contação de história e mediação de leitura. Já confirmada também, a participação dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), residentes na região do Vista Alegre.

A Pracinha da Cultura do Vista Alegre está localizada na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 110 – Bairro Vista Alegre.

Acontece

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz última apresentação da temporada

A apresentação acontecerá no Teatro Polytheama no dia 14 de dezembro às 20h.

Published

on

Orquestra de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) volta ao palco do Teatro Polytheama para seu último concerto da Temporada Oficial 2024 no dia 14 de dezembro às 20h. A apresentação contará com L. Van Beethoven (1770 – 1827) – Abertura Coriolanus, Op. 62, F. A. Hoffmeister (1754-1812) – Concerto em Ré Maior para…

Continue Reading

Acontece

Fim de semana no Sesc Jundiaí tem feirinha, show em homenagem a Chico Buarque e espetáculos infantis 

Confira a programação e não perca.

Published

on

Programação de final de semana no Sesc Jundiaí
O Sesc Jundiaí fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico (Foto: Divulgação/Sesc Jundiaí)

Neste fim de semana (7 e 8 de dezembro), o Sesc Jundiaí traz atrações variadas com opções para todas as idades. Tanto no sábado quanto no domingo, das 11h às 17h30, acontece a última edição do ano do projeto Vem pra Feira, evento que celebra a economia criativa local, a sustentabilidade, o cooperativismo e a inclusão. Nessa edição, o público…

Continue Reading

Acontece

Autor André Kondo lança ‘O Silêncio de Kazuki’ em evento beneficente em Jundiaí

O lançamento do livro O Silêncio de Kazuki acontece na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, neste sábado (7), a partir das 14h.

Published

on

André Kondo segurando seu livro, O Silêncio de Kazuki
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Neste sábado (7), a Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, em Jundiaí, será palco de um evento literário com o autor André Kondo. O destaque da tarde será o lançamento do livro O Silêncio de Kazuki. O evento começa às 14h, com um workshop gratuito de criação literária ministrado pelo próprio autor. Durante a atividade, Kondo compartilhará suas técnicas e…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content