Connect with us

Entretenimento

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu terceiro concerto da temporada no dia 18

Sob regência da maestrina Cláudia Feres, OSMJ apresenta-se no sábado, às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita

Published

on

Atualizado há

Grupo de pessoas com instrumentos musicais em cima de palco da Orquestra Sinfônica de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres, apresenta-se no sábado, dia 18, às 20h, no Teatro Polytheama. Com entrada gratuita, este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024.

No programa da noite figuram obras de Domenico Cimarosa, Jean-Batista Accolay e Franz Schubert. Segundo Cláudia, o repertório traz um clima de juventude, com obras leves, sem abrir mão da qualidade e consistência da música de concerto. “Já tivemos a delicada experiência de trazer crianças e jovens do Conservatório de Tatuí para estarem ao lado de nossos profissionais. Nesse terceiro concerto trazemos o jovem Miguel, da Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a tutoria da reconhecida professora Márcia Fukuda. Márcia faz parte de uma das famílias mais tradicionais no ensino de cordas em São Paulo”, destacou.

Compositores

Domenico Cimarosa, compositor italiano, dedicado especialmente à ópera, foi convidado a ser compositor na Corte em São Petesburgo por 4 anos. De Cimarosa, a OSMJ apresenta a Abertura da Ópera “Il Matrimonio Segreto”, sobre a qual Verdi dizia: “Esta é a verdadeira comédia musical, ela tem tudo aquilo que uma ópera cômica deve ter”.

Outro artista pouco conhecido do público em geral é Jean-Batista Accolay, compositor, regente e professor de violino belga, do período romântico da música. A Orquestra Sinfônica de Jundiaí apresenta de Accolay o Concerto para violino em um movimento. O solista será o jovem Miguel Marques Silva, de 14 anos, aluno da violinista Márcia Miyuki Fukuda (Escola Municipal de Música de São Paulo).

Fechando o concerto, a OSMJ apresenta a Sinfonia Nº5 de Franz Schubert, compositor austríaco do final do período clássico na música. Essa sinfonia é escrita para uma orquestra reduzida, com uma flauta, dois oboés, dois fagotes, duas trompas e cordas. 

Ainda nesse mês, a Orquestra inicia uma série de apresentações de música de câmara de caráter didático em escolas da cidade, com obras de Vivaldi, Haydn, Mozart, Strauss.

Serviço:

Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis na sexta-feira (17), a partir das 10h30, no site Sympla e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos posicionados em ambos os equipamentos culturais.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472.

Séries e Filmes

Lui & Bui: série 3D criada por jundiaiense quer resgatar o brincar longe das telas

Animação criada por Rodrigo Buzzetto promove atividades lúdicas, amizade e respeito à natureza entre as crianças.

Published

on

O jundiaiense Rodrigo Buzzetto está à frente de um projeto inovador e cheio de propósito: a série de animação infantil em 3D 'Lui & Bui'. Desenvolvida com base em experiências pessoais e um olhar atento à infância contemporânea, a produção busca resgatar o valor das brincadeiras ao ar livre e da convivência familiar sem o uso excessivo de telas. Nascido…

Continue Reading

Acontece

‘Retratos de Esperança’ chega a Jundiaí com exposição fotográfica e encontro transformador

Projeto que transforma vidas no sertão da Bahia chega a Terra da Uva com exposição gratuita e bate-papo com o idealizador Bismarck Araujo. Confira!

Published

on

Na próxima segunda-feira, 28 de abril, Jundiaí (SP) será palco de uma experiência tocante e inspiradora. A cidade foi escolhida para sediar o encontro do projeto 'Retratos de Esperança', idealizado pelo fotógrafo Bismarck Araujo. O evento ocorre às 19h30, na Rua Prudente de Moraes, 843, no Centro, com entrada gratuita e duração prevista de uma hora. Foto: Bismarck Araujo 📝…

Continue Reading
Pular para o conteúdo