Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu terceiro concerto da temporada no dia 18
Conecte-se conosco

Entretenimento

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu terceiro concerto da temporada no dia 18

Sob regência da maestrina Cláudia Feres, OSMJ apresenta-se no sábado, às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita

Publicado

em

Atualizado há

No terceiro concerto da temporada 2024, obras de Cimarosa, Accolay e Schubert. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres, apresenta-se no sábado, dia 18, às 20h, no Teatro Polytheama. Com entrada gratuita, este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024.

No programa da noite figuram obras de Domenico Cimarosa, Jean-Batista Accolay e Franz Schubert. Segundo Cláudia, o repertório traz um clima de juventude, com obras leves, sem abrir mão da qualidade e consistência da música de concerto. “Já tivemos a delicada experiência de trazer crianças e jovens do Conservatório de Tatuí para estarem ao lado de nossos profissionais. Nesse terceiro concerto trazemos o jovem Miguel, da Escola Municipal de Música de São Paulo, sob a tutoria da reconhecida professora Márcia Fukuda. Márcia faz parte de uma das famílias mais tradicionais no ensino de cordas em São Paulo”, destacou.

Compositores

Domenico Cimarosa, compositor italiano, dedicado especialmente à ópera, foi convidado a ser compositor na Corte em São Petesburgo por 4 anos. De Cimarosa, a OSMJ apresenta a Abertura da Ópera “Il Matrimonio Segreto”, sobre a qual Verdi dizia: “Esta é a verdadeira comédia musical, ela tem tudo aquilo que uma ópera cômica deve ter”.

Outro artista pouco conhecido do público em geral é Jean-Batista Accolay, compositor, regente e professor de violino belga, do período romântico da música. A Orquestra Sinfônica de Jundiaí apresenta de Accolay o Concerto para violino em um movimento. O solista será o jovem Miguel Marques Silva, de 14 anos, aluno da violinista Márcia Miyuki Fukuda (Escola Municipal de Música de São Paulo).

Fechando o concerto, a OSMJ apresenta a Sinfonia Nº5 de Franz Schubert, compositor austríaco do final do período clássico na música. Essa sinfonia é escrita para uma orquestra reduzida, com uma flauta, dois oboés, dois fagotes, duas trompas e cordas. 

Ainda nesse mês, a Orquestra inicia uma série de apresentações de música de câmara de caráter didático em escolas da cidade, com obras de Vivaldi, Haydn, Mozart, Strauss.

Serviço:

Os ingressos gratuitos ficarão disponíveis na sexta-feira (17), a partir das 10h30, no site Sympla e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos posicionados em ambos os equipamentos culturais.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472.

Acontece

Jundiaí se une em prol do Rio Grande do Sul: Espaço Expressa reúne artistas neste domingo

O evento “Palco Livre” contará com diversas apresentações artísticas e arrecadação de donativos.

Publicado

em

No Espaço Expressa várias apresentações culturais e recebimento de doações para desabrigados do Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Artistas jundiaienses se mobilizam em ação solidária para auxiliar desabrigados no sul do país. Em um domingo marcado pela união e pela arte, Jundiaí se prepara para receber o evento "Palco Livre", que reunirá diversos artistas da cidade em prol da campanha "Cultura: Todos juntos pelo Rio Grande do Sul". A iniciativa, idealizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC)…

Continuar lendo

Entretenimento

Tributo a Queen: Bohemian Rock agita o Jumpbarbecue neste sábado (18)

O grupo feminino Ladies of Rock faz o show de abertura, a partir das 19h

Publicado

em

Foto: Eduardo Firmo

A lendária banda Queen será homenageada na noite deste sábado (18), no Jumpbarbecue, com uma apresentação imperdível da Bohemian Rock. Composto por Luizinho Caldeira (vocal), Carlos Augusto (guitarra), Pedro Martin (bateria) e Rodrigo Zim (baixo), o grupo cover promete empolgar o público com os principais clássicos dessa que é uma das maiores bandas de rock da história. O show de…

Continuar lendo

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí abre temporada 2024 com concerto na UNIP

Sob a regência de Claudio Gatto, apresentação é gratuita e integra a programação dos 29 Grupos Musicais do Guri

Publicado

em

Foto: Robs Borges

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h30, na UNIP Jundiaí. Sob a batuta do maestro Claudio Gatto, o repertório diversificado inclui composições que vão de Tchaikovsky e Brahms, passando por Martinho da Vila, entre outros artistas. A Orquestra Sinfônica do Guri de…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo
Publicidade