Qualidade de vida: arborização é um dos destaques do Parque da Represa
Conecte-se conosco

Parque da Represa

Qualidade de vida: arborização é um dos destaques do Parque da Represa

Muitas árvores, um córrego e muito ar puro fazem parte do cenário do bairro. Famílias inteiras aproveitam para se exercitar

Publicado

em

Atualizado há

Meio ambiente é um dos destaques da região, que conta com a represa de abastecimento e ar puro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Além da represa de abastecimento de água, o Parque da Represa chama a atenção pela arborização. O bairro conta com muitas árvores, principalmente na avenida Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho, onde também existe um córrego.

De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), regiões deste tipo têm inúmeras vantagens em relação à qualidade de vida dos moradores. Interfere, inclusive, no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) – segundo a pesquisa, bairros com presença de vegetação estão mais propensos a ter um índice maior.

A professora Regina Horta, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, explica que ter uma árvore grande em frente de casa contribui para que ela seja menos empoeirada, já que a vegetação ajuda na qualidade do ambiente e do ar. “E essas árvores diminuem o impacto da poluição atmosférica e o impacto da poluição sonora na vida das pessoas que habitam esses lugares, também. É algo desejável numa vizinhança agradável, que ela seja bem arborizada”, destacou, em entrevista ao site da Faculdade de Medicina (ligada à universidade).

Além da estética, a vegetação atrai aves, purifica o ar, propicia sombra, contribui para o balanço hídrico do solo e diminui o impacto das chuvas, assim como da poluição sonora. Um estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, mostra que os prédios com cobertura vegetal poderiam reduzir em até 30% a poluição de uma cidade.

Prática do slackline é uma das atividades realizadas no bairro: treino para o corpo e a mente (Foto: Divulgação)

Lazer

As áreas verdes no Parque da Represa são convidativas para a prática de exercícios físicos. Nos períodos da manhã e final de tarde é possível ver famílias inteiras fazendo caminhada. As crianças também aproveitam para andar de bicicleta.

Praça com equipamentos para exercícios e muito verde reforçam a qualidade de vida (Foto: Tribuna de Jundiaí)

“Aqui é um lugar bem tranquilo, temos tudo muito próximo ou mesmo que precise ir ao Centro, por exemplo, está pertinho. E essa natureza aqui convida a gente para fazer uma atividade, né? Não perco por nada”, disse a aposentada Maria Aparecida da Silva, de 62 anos.

Numa praça em frente ao Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), as árvores servem para que praticantes do slackline possam trabalhar o corpo e a mente de maneira bem prazerosa.

O esporte é executado com uma fita elástica esticada entre dois pontos. O objetivo é atravessar a fita de um lado ao outro, exercitando o equilíbrio e a concentração.

Avenida é cortada por córrego e árvores: local com qualidade de vida (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Ar puro

Outro fator que está ligado à arborização é a qualidade do ar. Já é comprovado por estudos que as áreas verdes urbanas ajudam a melhorar a qualidade atmosférica. Isso porque a limpeza do ar acontece devido aos processos de respiração das plantas e fotossíntese, que retiram gases prejudiciais e impurezas do ar e liberam oxigênio limpo.

Além disso, os espaços ricos em vegetação propiciam bioindicadores naturais da qualidade do ar. Dados da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram que a qualidade do ar em Jundiaí é boa, principalmente pela arborização presente nos bairros e também pela preservação da Serra do Japi. Para saber mais sobre isso, clique neste link.

Comodidade e tranquilidade fazem do bairro um lugar procurado por famílias (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Parque da Represa

10 atrações para curtir no Parque da Cidade

Área de lazer que é um dos cartões postais de Jundiaí fica próximo ao Parque da Represa e reúne muitas atividades

Publicado

em

Por

Próximo do Parque da Represa, o espaço de lazer foi inaugurado em abril de 2004: referência em Jundiaí (Foto: PMJ)

A série de reportagens que o Tribuna de Jundiaí fez no Bairro a Bairro sobre o Parque da Represa, em Jundiaí, já retratou as curiosidades e também a comodidade e tranquilidade em morar ali. Já destacamos, também, que um dos espaços de lazer mais visitados da cidade fica muito próximo do bairro: o Parque da Cidade. Até por isso, nós…

Continuar lendo

Parque da Represa

Parque da Represa é sinônimo de tranquilidade e comodidade num só lugar

Região contempla vários serviços aliados à natureza e também à qualidade de vida

Publicado

em

Por

Além da natureza exuberante, bairro também contempla diversos serviços e segurança (Foto: Divulgação)

Ter de tudo um pouco à disposição bem próximo do bairro em que mora é uma das coisas mais práticas que alguém pode querer quando se escolhe o lugar para viver. Pois no Parque da Represa, em Jundiaí, é exatamente assim que acontece. A região é considerada extremamente funcional justamente porque contempla vários serviços aliados à natureza e qualidade de…

Continuar lendo

Parque da Represa

Conheça algumas curiosidades do Parque da Represa, em Jundiaí

Bairro fica na região Norte e se destaca pela qualidade de vida e proximidade com ótimas opções de lazer

Publicado

em

Por

Região fica próxima ao centro, mas preserva a qualidade de vida: tranquilidade e comodidade num só lugar (Foto: Divulgação)

O bairro Parque da Represa é um dos mais bem conceituados de Jundiaí. Além da qualidade de vida, da proximidade com a região central e os ótimos acessos para rodovias, ele reserva algumas curiosidades: Grendacc É onde fica a sede do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), conceituada instituição que cuida de crianças diagnosticadas com câncer. Foi criado…

Continuar lendo