Cia. Jovem de Dança de Jundiaí realiza intercâmbio na Dinamarca
Connect with us

Geral

Cia. Jovem de Dança de Jundiaí realiza intercâmbio na Dinamarca

Os escolhidos para representar Jundiaí, através da parceria com o Koma Ballet, foram Gean Marcos, Isabela Ivanov e João Lucas Alves, que passaram uma temporada na cidade de Odense.

Published

on

Atualizado há

Bailarinos da Cia. Jovem de Dança
Foto: Divulgação/Mijael Peredo

A parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí e o grupo Koma Ballet proporciona mais uma oportunidade única para os bailarinos da Cia. Jovem de Dança. Graças a essa colaboração, três bailarinos da companhia participaram de um intercâmbio de um mês na Dinamarca. Os escolhidos para representar Jundiaí foram Gean Marcos, Isabela Ivanov e João Lucas Alves, que passaram uma temporada na cidade de Odense.

Cia. Jovem de Dança: o corpo artístico municipal de dança

A Cia. Jovem de Dança é o corpo artístico municipal de dança vinculado à UGC da Prefeitura de Jundiaí. Desde sua retomada, em 2018, a companhia tem cumprido com excelência suas principais funções: formar novos talentos, incentivar a apreciação da dança e promover intercâmbios de saberes entre diferentes culturas.

A colaboração com o Koma Ballet já havia rendido frutos em 2023, quando o bailarino Gean Marcos participou de um intercâmbio e, em julho deste ano, três bailarinos da companhia dinamarquesa visitaram Jundiaí. Entre eles estava Caroline Rodrigues, ex-integrante da Cia. Jovem de Dança e uma das fundadoras e gerentes artísticas do Koma Ballet.

Durante o mês de intercâmbio, os bailarinos estiveram acompanhados do diretor artístico Alex Soares, e participaram das apresentações do clássico “Quebra Nozes” nos dias 20 e 21 de dezembro no Odense Koncerthus. Cada um dos bailarinos teve a oportunidade de interpretar diversos papéis, contribuindo para o sucesso das apresentações.

O espetáculo, assinado por Alex Soares, foi um marco na temporada, com a casa cheia e uma resposta calorosa da plateia, o que gerou grande emoção entre os participantes.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

O impacto do intercâmbio na formação dos bailarinos

Isabela Ivanov, uma das bailarinas que participou da viagem, compartilhou sua experiência. Para ela, esta foi a primeira viagem internacional a trabalho com a companhia, e a vivência tem sido ao mesmo tempo incrível e desafiadora.

“Tem sido um prazer se dedicar a essa rotina de ensaios, dança e muito trabalho, apesar dos desafios como o idioma e o frio, que são bem diferentes do Brasil. Fazer parte da Cia. Jovem de Dança me trouxe grandes oportunidades, como trabalhar com grandes nomes como Alex Soares e Andrea Thomioka, e agora me trouxe até aqui.”

João Lucas Alves também comentou sobre as lições aprendidas no intercâmbio. Para ele, a valorização da arte na Europa é visível, com teatros mais cheios e uma maior oferta de oportunidades para os bailarinos.

“Sou muito grato à Cia. Jovem de Dança por me proporcionar a chance de trabalhar com Alex, um dos maiores nomes da dança no Brasil. Agora, com minha primeira viagem internacional, estou aprendendo ainda mais, tanto em relação ao meu trabalho quanto à minha visão de mundo.”

Gean Marcos, que interpretou o papel de príncipe em “Quebra Nozes”, traçou um paralelo entre essa e a primeira experiência de intercâmbio que teve no ano passado. “O convite chegou de forma inesperada, mas fiquei muito feliz. Sinto que esse reconhecimento é resultado do meu trabalho e esforço. Minha técnica evoluiu muito no último ano, e além disso, minha mentalidade e experiência também mudaram. Agora, busco novas oportunidades, como audições e apresentações”, explicou Gean.

A importância da parceria com o Koma Ballet

Alex Soares, diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, reforçou a importância dessa parceria internacional. “Este intercâmbio solidifica o trabalho da companhia, que sempre teve o objetivo de preparar os bailarinos para palcos internacionais. Ver o amadurecimento desses jovens artistas é uma grande conquista. A parceria com o Koma Ballet não só trouxe novos aprendizados para os bailarinos, mas também contribuiu para a construção de uma ponte cultural entre o Brasil e a Dinamarca”, destacou Alex.

Ele também expressou gratidão ao gestor de Cultura, Marcelo Peroni, e ao diretor Wagner Nacarato, que se empenharam para viabilizar essa parceria, destacando o impacto positivo que ela tem para o futuro da Cia. Jovem de Dança e para o Koma Ballet.

O sucesso da temporada de apresentações, com casa cheia e uma recepção calorosa do público, demonstra o crescimento contínuo da colaboração entre as duas companhias. A parceria promete continuar a se expandir, com novas montagens do clássico “Quebra Nozes” e oportunidades para mais bailarinos de Jundiaí no futuro.

Geral

Dupla inseparável de cachorros resgatados emociona com jornada rumo ao lar dos sonhos

Os dois cachorros eram mais reservados até que os membros da equipe perceberam que um deles estava lutando para se adaptar ao ambiente caótico do abrigo.

Published

on

Cachorros
Foto: Reprodução/Animal Rescue League of Boston/The Dodo

Quando a vida fica difícil, não há nada mais reconfortante do que ter um melhor amigo ao seu lado. Basta perguntar a Karma e Gigi: dois cachorros totalmente diferentes que formaram uma irmandade improvável em uma circunstância desoladora. Era final do outono quando Karma, de 5 anos, e Gigi, uma chihuahua de 2 anos, chegaram pela primeira vez ao abrigo.…

Continue Reading

Geral

Cão policial aposentado sai para passeio e acaba salvando pessoa desaparecida

Published

on

Cão policial aposentado sai para uma caminhada e acaba salvando pessoa desaparecida
Foto: Reprodução/Julia Pope/The Dodo

Bear era um cão policial que se aposentou há quatro anos, mas nunca se esqueceu de seu treinamento. O pastor alemão de 12 anos agora passa seus dias ocupando o sofá ou a cama, mas se alguém estiver precisando de ajuda, nada o impedirá de ajudar. Foto: Reprodução/Julia Pope/The Dodo No final de novembro, Bear estava passeando com sua tutora,…

Continue Reading

Geral

Cachorro atropelado e deixado para trás ganha cadeira de rodas e recomeça vida com energia

“Ele melhorou muito com a cadeira de rodas. Você pode ver que ele tem mais energia e o desejo de andar novamente.”

Published

on

Cachorro atropelado ganha cadeira de rodas
Foto: Reprodução/Vanessa Grandez/The Dodo

Há algumas semanas, enquanto caminhava perto de sua casa, Vanessa viu um pequeno cachorro abandonado que havia sido atropelado e estava caído na beira da estrada. Embora parecesse morto a princípio, o animal ainda estava vivo. “Quando ele foi atropelado, ninguém o ajudou”, disse Vanessa ao The Dodo. Mas agora a ajuda havia chegado. Foto: Reprodução/Vanessa Grandez/The Dodo A mulher…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo