Mais três órgãos são captados no São Vicente em Jundiaí
Conecte-se conosco

Geral

Mais três órgãos são captados no São Vicente em Jundiaí

Em 2020, 31 órgãos foram captados pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do HSV.

Publicado

em

Atualizado há

Médicos realizando captação de órgãos para doação no Hospital São Vicente, em Jundiaí
Foto: Hospital São Vicente

Na madrugada desta terça-feira, dia 29, ocorreu mais uma captação de órgãos no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Desta vez, a família da paciente Cleusa Pereira dos Santos (50) autorizou a doação de rim, fígado e córneas, que irão salvar outras vidas. Cleusa teve um AVC, culminando em morte encefálica.

Esta foi a oitava captação de órgãos de 2020, totalizando 31 órgãos captados, realizada por meio da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do HSV. Dessa forma, órgãos da paciente seguiram para o Hospital das Clínicas da Unicamp e atenderão pacientes que aguardam as cirurgias de transplante. Atualmente, mais de 46 mil pessoas aguardam na fila do Ministério da Saúde.

A filha, Ana Carolina P. M. Santo (26) relata que a mãe nunca conversou sobre o interesse em ser doadora. “O que impactou na minha decisão e de meu pai é que ela era uma pessoa muito boa e faria o mesmo se fosse eu no lugar dela. Por isso acredito que tomamos a decisão correta”, afirma.

“É uma grande tristeza para nossa família, mas ao mesmo tempo o sentimento de salvar outras vidas é bom e, se pudéssemos, gostaríamos até de conhecer as pessoas que irão receber os órgãos”, diz Ataíde Junior Medeiros Santos, 51 anos, marido da paciente.

Precisão e tempo

Cada um dos órgãos doados tem um tempo de isquemia, que é o período em que pode permanecer fora de um corpo e ser transplantado em outro. No caso, o rim é de 48 horas, fígado de 6 horas e as córneas de 7 dias.

De acordo com a enfermeira responsável pela CIHT, Thais Fernanda da Rocha, o processo atualmente é um pouco mais moroso. Seguir as diretrizes de captação em meio à pandemia da Covid-19 exige maior agilidade da equipe.

“Além dos exames realizados pelos órgãos capacitados para descartar doenças infectocontagiosas, há também de se fazer uma triagem do potencial doador que visa ter certeza de que o paciente não tem suspeita ou infecção confirmada para a covid-19”, explica. “Temos grande admiração por essas famílias que aceitam a doação, têm conhecimento da importância e nos ajudam a salvar vidas”, finaliza.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade