Secretaria do Estado debate o novo Modal Ferroviário com a Região Metropolitana de Jundiaí
Conecte-se conosco

Geral

Secretaria do Estado debate o novo Modal Ferroviário com a Região Metropolitana de Jundiaí

Apresentação mostrou os planos para as ferrovias do estado de São Paulo.

Publicado

em

Atualizado há

reuniao_ferrovias_situacao-no-papel
Apresentação mostrou os planos para as ferrovias do estado de São Paulo. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jundiaí.

Um planejamento para o transporte de cargas e passageiros em São Paulo está em curso e foi discutido na manhã desta terça-feira (29) na Prefeitura de Jundiaí. 

Trata-se da retomada do Modal Ferroviário, que faz parte do Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo (PEF-SP), que ainda está em desenvolvimento na Secretaria de Logística e Transportes, bem como o projeto de lei (PL) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Esta ação dupla tem como objetivo reativar os mais de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada no Estado de São Paulo. Além disso a proposta também visa acabar com as “cicatrizes urbanas” (trilhos abandonados) que cortam nossas cidades.

Assim, por meio da SLT, o Governo de São Paulo acaba de criar o GT (grupo de trabalho) Ferrovias de SP. Sob a coordenação de Luiz Alberto Fioravante, o grupo está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado novos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.

“O marco regulatório para o modal gera segurança jurídica para as ferrovias e é um passo importante para que o projeto saia do papel. O Brasil que dá certo é aquele em que há planejamento das ações. Mais ferrovias trarão desenvolvimento, renda e emprego para todo o país”, afirma o gestor José Antonio Parimoschi.

O levantamento do GT Ferrovias mostra que a malha ativa de trilhos em São Paulo é menor do que a inoperante, com baixa capacidade ou ociosa, somando 2.390 km. Este montante corresponde a 46% de toda a malha ferroviária. 

Gestor José Antonio Parimoschi recebe o Grupo de Trabalho Ferrovias SP. Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí.

Já as ferrovias ociosas somam 2.530 km, correspondendo a 56% da malha. “Essa porcentagem de malha ferroviária ociosa é assustadora. No momento, as ferrovias não atendem aos interesses do estado de São Paulo e precisamos mudar isso”, aponta Fioravante. Segundo ele, o objetivo é que “a maior parcela dos produtos que cheguem em São Paulo sejam transportados de trem”.

Após a aprovação da Lei  Federal 14.273/2021, que permite o deslocamento pelas estradas de ferro através de shortlines (linhas de trajeto curto) com menor custo que os atuais, o setor ferroviário vive uma efervescência. A Lei também exprime que a responsabilidade de preço é do Estado e municípios, antes o controle era apenas da União. Para se adequar a esta lei federal, através da Secretaria da Casa Civil, o Governo Paulista enviou à Alesp o PL 148/22.

Fioravante e demais membros do grupo foram recebidos pelo gestor da Unidade de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi. Também estiveram presentes o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, e o gestor da Unidade de Gestão e Cultura, Marcelo Peroni, o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, e o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade