(Foto: JokoHarismoyo/Canva)
(Foto: JokoHarismoyo/Canva)

Também conhecido como erva-cidreira, o capim-limão é utilizado como repelente de moscas e mosquitos e também para fazer chá. Além disso, possui aroma semelhante ao limão quando manuseado, e trás muitos benefícios para saúde, confira:

  • Melhora a digestão;
  • Ajuda com dores musculares;
  • Auxilia com cólicas menstruais;
  • Melhora dores de cabeça e de barriga;
  • Ajuda a regular o colesterol;
  • Alivia sintomas de gripe.
(Foto: Alex Souto Maior/Canva)

A boa notícia, é que assim como algumas outras plantas, o capim-limão é uma erva de fácil cultivo. sendo assim, preparamos um passo a passo para facilitar ainda mais o seu entendimento e te ensinar como planta-lo aí mesmo no quintal ou jardim da sua casa.

Cultivo do capim-limão

Clima

O capim limão adora climas quentes e úmidos. É muito importante para sua saúde que seja cultivado sob sol pleno, ou seja, pelo menos 4 horas de sol direto.

Solo

Essa erva não é muito exigente quanto aos nutrientes do solo, mas como qualquer outra planta, se desenvolve melhor em solo rico em matéria orgânica e bem drenável.

Escolha do vaso

De preferência para vasos mais fundos, eles irão ajudar a manter a umidade no substrato por mais tempo. A boca do vaso não deve ser muito estreita, o capim precisa de espaço para se desenvolver e gerar brotos laterais.

(Foto: constantinopris/Canva)

Plantio do capim-limão

Comece fazendo a montagem correta: primeiro uma camada de pedras para facilitar o escoamento da água, depois a camada do substrato, e por fim, uma camada de serragem para que sirva de proteção.

Para plantio em solo é necessário deixar um espaçamento mínimo de 40 cm entre as mudas.

[tdj-leia-tambem]

Colheita

Antes de mais nada, utilize luvas, pois as folhas finas do capim são cortantes. Com o auxilio de uma ferramenta corte as folhas o mais rente possível do solo. É importante é colhendo de fora para dentro, para que as novas folhas tenham tempo para se desenvolver antes da colheita.

Cuidados

(Foto: Lightwriter1949/Canva)

Fique atento ao ataque de pulgões, é muito comum eles aparecerem e causarem desequilíbrio na adubação do solo. Assim, prejudicando o crescimento e desenvolvimento do capim.

Uma vez ao ano, no outono ou inverno, faça uma poda drástica para dar força à planta.

Por fim, se você tem gato ou cachorro em casa fique atento, pois os bichinhos adoram. Mas não se preocupe, o capim não é tóxico para animais.