
Um estudo recente da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou um teor alcoólico preocupante em diversas marcas de pão de forma vendidas no Brasil. A pesquisa, que analisou dez marcas populares, constatou que seis delas apresentariam teor alcoólico acima de 0,5%, caracterizando-as como produtos alcóolicos se houvesse essa classificação.
Em três das marcas analisadas, o teor alcoólico foi tão alto que o consumo de duas fatias poderia levar o motorista a reprovar no bafômetro, caracterizando infração gravíssima ou até mesmo crime de trânsito. Além do risco para motoristas, o consumo de pão de forma com alto teor alcoólico pode ser prejudicial à saúde de crianças e gestantes, que muitas vezes o consomem sem saber, devido à falta de informação na embalagem.
A pesquisa analisou o teor alcóolico de dez marcas de pão de forma vendidas em supermercados pelo Brasil: Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.
| Marcas | Quantidade de álcool medida |
| Bauducco | 1,17 |
| Visconti | 3,37 |
| Panco | 0,51 |
| Plus Vita | 0,16 |
| Seven Boys | 0,50 |
| Wickbold 5 zeros | 0,89 |
| Wickbold Leve | 0,52 |
| Wickbold SG | 0,66 |
| Wickbold | 0,35 |
| Pulmann | 0,05 |
No Brasil, a legislação exige que bebidas com teor de etanol acima de 0,5% sejam classificadas como alcóolicas. Ou seja, um volume menor do que o encontrado nos pães.
Processo de produção de pão de forma e teor alcoólico
O álcool no pão de forma é um subproduto natural da fermentação, processo responsável pelo crescimento da massa. No entanto, a maior parte do álcool evapora durante o cozimento. Para aumentar a durabilidade do produto e evitar mofo, algumas empresas utilizam um antimofo diluído em álcool.
A Proteste alerta que a quantidade de álcool utilizada por algumas empresas parece ser excessiva, não evaporando completamente durante o processo de produção e resultando em um teor final acima do permitido.
O estudo da Proteste critica a falta de informações claras nas embalagens sobre o teor alcoólico do pão de forma. Os consumidores não têm acesso a essa informação crucial para tomar decisões conscientes sobre o consumo do produto, especialmente grupos como crianças e gestantes.
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O que dizem as marcas
Bauducco e Visconti
A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.
Panco
A Panco é uma empresa com mais de 70 anos de presença no mercado brasileiro e que sempre teve sua atuação pautada pela conduta ética e compromisso com a qualidade de seus produtos, bem como com a saúde e segurança de todos os seus públicos.
A companhia atesta a adoção de práticas totalmente alinhadas aos mais rigorosos padrões de mercado e o cumprimento de todas as normas e legislações específicas vigentes para a produção de alimentos. Para assegurar esses padrões, a companhia possui rígidos controles de qualidade (internos e envolvendo fornecedores externos), além de estabelecer mecanismos criteriosos de homologação de seus fornecedores de matérias-primas.
A respeito do estudo da Proteste, a Panco informa que não foi notificada em nenhum momento pela responsável pelo levantamento, desconhecendo, portanto, sua metodologia. Além disso, esclarece que não utiliza etanol na fabricação do pão, mas que ele pode resultar do processo de fermentação, sendo que os resíduos não intencionais são aceitos pelas normas e legislações vigentes.
A empresa reitera o seu compromisso com a qualidade de seus produtos e está empenhada em realizar análises complementares para entender os pontos levantados e avaliar a necessidade de eventuais adaptações em seus processos.
A Panco também esclarece que seus produtos chegam, nas grandes lojas, até no máximo 48 horas depois de produzidos, garantindo a maciez, frescor e sabor que os consumidores merecem.
Wickbold
O Grupo Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, reforça que todas as receitas de produtos, assim como todas as áreas da empresa, seguem protocolos de segurança e qualidade, com o mais alto teor de controle, bem como cumpre toda a legislação vigente, dentro dos parâmetros impostos pelas normas estabelecidas. Como a fabricante não foi notificada sobre o referido estudo e a metodologia utilizada, não é possível qualquer manifestação sobre ele. Contudo, após ter acesso ao mesmo e a metodologia empregada, poderá prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, confirmando o legado de ética, transparência e respeito às pessoas que mantém há 86 anos.