Baixa umidade: eventos devem garantir água grátis ao público
Connect with us

Brasil

Baixa umidade: eventos devem garantir água grátis ao público até o fim de 2024

A determinação, assinada pelo governo Lula, é válida até o fim de 2024 e tem como objetivo combater os efeitos da onda de calor e baixa umidade

Published

on

Atualizado há

Garrafas de água serão dispostas ao público por baixa umidade
Foto: Canva

Nesta terça-feira (27/8), o governo Lula publicou uma portaria que obriga grandes eventos, como festivais e shows, a fornecerem água gratuita para o público. A determinação é válida até o fim de 2024 e tem como objetivo combater os efeitos da onda de calor e baixa umidade que afeta o Brasil desde a semana passada.

A portaria, assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, será válida por 120 dias, ou seja, até o Natal. O texto também prevê uma nova avaliação das condições climáticas ao final deste período para decidir pela prorrogação ou revisão das medidas. “Ao fim do período de validade desta Portaria, haverá nova avaliação das condições climáticas, visando à prorrogação ou revisão das medidas fixadas”, informa o documento.

Essa nova regra segue o modelo adotado pelo governo federal no segundo semestre de 2023, após o trágico falecimento de uma fã da cantora Taylor Swift durante um show no Rio de Janeiro, causado pelo calor extremo no local.

Objetivos da medida contra a baixa umidade

A portaria estabelece diretrizes específicas para os organizadores dos eventos:

  • Distribuição Gratuita de Água: Fornecimento de garrafas de uso pessoal com água ou pontos de “ilhas de hidratação” para o público encher essas garrafas de forma gratuita.
  • Facilitar o Acesso à Água e Comida: Criação de pontos de venda de alimentos e bebidas, bem como distribuição gratuita de água em áreas estratégicas do evento.
  • Estrutura para Emergências: Garantia de espaços e estruturas adequadas para o rápido resgate de participantes em caso de problemas de saúde ou outras emergências.

O texto da portaria ainda permite aos organizadores restringirem o tipo de garrafas que o público pode levar, com o intuito de assegurar a segurança do evento. Contudo, a venda de água continuará permitida, desde que haja também uma opção gratuita disponível para o público.

Além disso, os órgãos de defesa do consumidor terão a responsabilidade de fiscalizar possíveis abusos de preços na venda de água nos eventos, visando proteger os consumidores.

Brasil

MEC prepara projeto de lei para vetar celulares em escolas

Segundo o MEC, a iniciativa visa fornecer segurança jurídica a estados e municípios que já vêm discutindo a proibição do uso de celulares no ambiente escolar.

Published

on

MEC proíbe celular
Foto: Canva

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que está em fase final de preparação para apresentar um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas no Brasil. A divulgação oficial está prevista para ocorrer em outubro, embora a data ainda não tenha sido confirmada. Segundo o MEC, essa iniciativa tem como objetivo fornecer segurança…

Continue Reading

Brasil

Jornalistas e empreendedores lançam manifesto sobre direito à informação e distribuição de verbas

Pequenos e médios veículos de comunicação independentes surgem como uma fonte fundamental de notícias, garantindo o direito à informação em todas as regiões do Brasil.

Published

on

Jornalistas e empreendedores lançam manifesto sobre direito à informação e distribuição de verbas públicas
A Alright, rede de veículos de notícias, reúne mais de 450 veículos de jornalismo local no Brasil (Foto: Reprodução)

A Alright, rede de jornalistas, comunicadores e empreendedores vinculados a veículos de notícias de todo o Brasil, iniciou um movimento para defender o direito à informação para as comunidades brasileiras. Com a apresentação "Manifesto em Defesa dos Oásis de Notícias" a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a crescente crise provocada pela existência…

Continue Reading

Brasil

Polícia de São Paulo anuncia compra de 12 mil câmeras corporais

Dispositivos serão utilizados para reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, entre outras funções inovadoras

Published

on

Câmera corporal portátil em uniforme da Polícia Militar de São Paulo.
De início, as câmeras serão acopladas em 18% dos uniformes (Foto: Marcelo Camargo/ Governo de SP)

Na quarta-feira (18), o Governo de São Paulo assinou o contrato com a empresa Motorola para a aquisição de 12 mil câmeras corporais portáteis (COPs) para a Polícia Militar.  A aquisição faz parte da ampliação do serviço e vai gerar uma economia de 45,9% para o tesouro estadual em relação ao pregão passado. A Motorola foi a empresa vencedora da…

Continue Reading

Brasil

X decide cumprir decisões de Moraes para voltar a atuar no Brasil, segundo advogados

De acordo com as fontes, Elon Musk concordou em cumprir as decisões do ministro e os perfis com ordem de bloqueio estão sendo restringidos desde ontem à noite.

Published

on

X e Elon Musk
Foto: Reprodução/X/Youtube TED

Na manhã desta quinta-feira (19), advogados à frente da defesa do X no Supremo Tribunal Federal, relataram à CNN que o corpo jurídico do empresário Elon Musk nos Estados Unidos foi convencido de que precisariam cumprir as decisões do ministro Alexandre de Moraes para que a rede social possa voltar a atuar no Brasil. Assim, de acordo com essas fontes, o empresário…

Continue Reading

Brasil

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, segundo pesquisa

Os maiores índices de apoio ao horário de verão foram registrados nas regiões onde ele era tradicionalmente adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Published

on

Horário de Verão
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Um levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que a maioria dos brasileiros é a favor do retorno do horário de verão. A pesquisa, que ouviu três mil pessoas, mostrou que 54,9% dos entrevistados apoiam a mudança nos relógios ainda este ano. Entre os entrevistados, 41,8% se declararam totalmente…

Continue Reading
Advertisement