Chuvas deixam ao menos 32 mortos e 60 desaparecidos no Rio Grande do Sul
Connect with us

Brasil

Chuvas deixam ao menos 32 mortos e 60 desaparecidos no Rio Grande do Sul

Estado sofre uma das maiores tragédias climáticas de sua história; governador decretou estado de calamidade pública por 180 dias

Published

on

Atualizado há

Temporal histórico causou estragos em cerca de um a cada três municípios gaúchos. Foto: Reprodução/g1

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores tragédias climáticas de sua história, com temporais que já impactaram cerca de um terço dos municípios do estado. As fortes chuvas, que começaram no início desta semana, resultaram em pelo menos 32 mortes confirmadas e 74 pessoas desaparecidas até agora, além de milhares de desabrigados, centenas de ilhados e inúmeros danos materiais.

O governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública por 180 dias, enquanto a região tenta se recuperar e responder à crise. Esta sequência de eventos extremos ocorre apenas meses após as inundações de setembro de 2023, que deixaram 50 vítimas.

Destruição em escala ampliada

A Defesa Civil reporta que 235 dos 497 municípios gaúchos sofreram danos. Entre as áreas mais afetadas está o Vale do Taquari, onde o rio Taquari registrou o maior nível de sua história, alcançando 31,8 metros. Em contrapartida, o rio Guaíba, em Porto Alegre, está próximo de bater a marca histórica de 1941.

Um dos episódios mais críticos foi o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, que provocou uma onda de dois metros de altura, forçando evacuações emergenciais nas áreas rurais impactadas.

Apoio federal

Durante uma visita ao estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu recursos para auxiliar na recuperação, embora detalhes específicos sobre as ações a serem implementadas ainda não tenham sido divulgados.

Quais as explicações para os temporais?

Os temporais dos últimos dias são atribuídos a uma rara combinação de uma frente fria com umidade vinda da Amazônia e uma onda de calor no Sudeste, que criou um bloqueio atmosférico, intensificando as chuvas.

A previsão até domingo (5) é de ventos fortes com rajadas acima dos 60 km/h. De acordo com o Inmet, haverá raios, granizo e chuvas que podem superar os 100 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. O tempo deve ficar firme no começo da próxima semana. Com o fim das chuvas, as temperaturas devem sofrer forte alta no Rio Grande do Sul.

Brasil

Netflix deixa de funcionar em 60 modelos de TVs antigas no próximo mês

Segundo a empresa, a decisão visa oferecer uma melhor experiência aos usuários em dispositivos mais modernos

Published

on

Pessoa acessando Netflix na TV
Serão apenas em TVs antigas, incluindo modelos da Sony de 2014 e Apple TVs. Foto: Canva

A partir de 24 de julho, a Netflix deixará de funcionar em mais de 60 modelos de smart TVs antigas, incluindo modelos da Sony de 2014 e Apple TVs de segunda e terceira geração. Segundo a empresa, a decisão visa oferecer uma melhor experiência aos usuários em dispositivos mais modernos, com maior capacidade de processamento e recursos avançados. Em 2019,…

Continue Reading

Brasil

Marcha da Maconha em São Paulo protesta contra prisões e violência policial

Movimento critica a PEC 45, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga

Published

on

Manifestantes na Marcha da Maconha, segurando cartaz pedindo a legalização desta droga
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No último domingo (16), manifestantes foram às ruas de São Paulo para a Marcha da Maconha, protestando contra a PEC 45, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga. Além disso, também apareceram alguns cartazes contra o PL 1904/24, que equipara o aborto a homicídio após 22 semanas de gestação. Marcha da Maconha protesta contra violência…

Continue Reading

Brasil

Mulher passa em 1º lugar no curso da PM entre mais de mil soldados

Formatura aconteceu nesta sexta-feira (14) e contou com autoridades como o governador e o secretário da segurança

Published

on

Policial feminina sendo cumprimentada por oficial durante cerimônia, destacando que Mulher passa em 1º lugar no curso da PM.
Soldado Letícia de Brito é congratulada por autoridades após ser a primeira colocada entre mais de mil formandos no curso da PM. Foto: Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP

Em uma profissão historicamente dominada por homens, a soldado PM Letícia de Brito conquistou uma vitória significativa: passar em 1º lugar no curso da PM, superando mais de 1,1 mil soldados formados nesta sexta-feira (14). A cerimônia de formatura, que aconteceu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, zona norte de São Paulo, contou com a presença de autoridades como…

Continue Reading

Brasil

Mitos sobre comunicação em apps de relacionamentos e bate-papos por vídeo: o que é verdade e o que é falso?

Published

on

Foto: Freepik

Não se pode negar que hoje o namoro online se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Eles ajudam a expandir o círculo social, procurar pessoas interessantes e pessoas com ideias semelhantes, fazer amizades e até encontrar o verdadeiro amor. Tudo isso é incrível! Mas, ao mesmo tempo, existem muitos mitos sobre o…

Continue Reading

Brasil

Nova lei em SP regulamenta venda de cães e gatos e proíbe exposição em vitrines

O projeto ainda define maio como o “Mês da Saúde Animal” no calendário do estado de São Paulo. Saiba mais.

Published

on

Três filhotes de cachorro brancos atrás de grades
A proposta é de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Canva)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (12), um projeto de lei que regulamenta a venda de cães e gatos em todo o estado. Assim, a proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue para sanção do próprio. Medidas para garantir o bem-estar animal A proposta estabelece diversas medidas para garantir o…

Continue Reading